mapa do site
Grupo de Trabalho Psicologia e Povos Indígenas

Antecedentes

2008 - Constituição do GT Psicologia e Povos Indígenas
Desde março de 2008, as reuniões do GT são realizadas na sede do CRP SP, ordinariamente em periodicidade mensal. As convocatórias e as atas das reuniões são divulgadas no grupo eletrônico.

2006 - Grupo eletrônico Psicologia-Indígenas
Uma rede em construção permanente que reúne, além de psicólogos, profissionais de outras áreas, pesquisadores, alunos de graduação e indígenas, identificados com as lutas dos povos indígenas brasileiros e de toda a América Latina.

Iniciado em outubro de 2006, é um espaço de livre diálogo, para troca de experiências e conhecimentos, visando qualificar discussões e práticas, especialmente no campo da saúde mental indígena. Atualmente conta com mais de 140 participantes e pode ser acessado pelo endereço eletrônico psicologia-indigenas@yahoogrupos.com.br

2005 - Levantamento de psicólogos no estado de São Paulo
Durante 2005 e parte de 2006, buscamos identificar psicólogos que trabalhassem com indígenas no Estado, a partir de consultas a universidades, organizações governamentais e não-governamentais, além de chamada permanente no site do CRP-SP. Apesar do empenho, poucos contatos se efetivaram. No entanto, esse levantamento inicial levou à constituição de um grupo eletrônico, que prossegue agregando e articulando pessoas em torno do tema.

2004 - Seminário Subjetividade e Povos Indígenas
Realizado em Luziânia, DF, de 5 a 7 de novembro de 2004.
Promovido pelo Conselho Federal de Psicologia em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), teve como objetivo principal aproximar a Psicologia da questão indígena, cumprindo um dos encaminhamentos do IV Congresso Nacional de Psicologia - IV CNP, que deliberou que os Conselhos de Psicologia deveriam "inserir a Psicologia nas questões relativas aos povos indígenas brasileiros".

Participaram do seminário cerca de 50 nativos, representando 37 aldeias de 11 Estados brasileiros, pertencentes a 23 etnias: Xukuru, Xukuru de Ororubá, Kawbiwa, Karajá Xmbioá, Karajá, Gavião, Arara, Aikanã, Sabanê, Apurinã, Macuxi, Bororo, Terena, Xerente, Canela, Kingang, Guajajara, Guarani/Kaiowá, Wapichana, Tucano, Mayoruna, Maxakali e Karitiana. Além das lideranças indígenas, participaram dez missionários do CIMI e 15 psicólogos representando os diversos regionais, entre eles Lumena Celi Teixeira, do CRP SP.

Várias ações foram empreendidas no sentido de favorecer a interlocução entre psicólogos que atuam nesse campo e destes com outros profissionais e representantes indígenas, culminando com a criação do GT em março de 2008.