Projeto História e Memória da Psicologia em SP - CRP SP

Cronologia

Vida de João Carvalhaes

1917 - João Carvalhaes nasceu no dia 15 de agosto, em Santa Rita do Passa Quatro, interior do Estado de São Paulo.

1934 - Foi aprovado no curso fundamental da Escola Normal de sua cidade natal e, no ano seguinte, recebeu o diploma de habilitação para o magistério.

1940 - Iniciou sua formação no curso de Bacharelado em Ciências Políticas pela Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo.

1942/1946 - Trabalhou na Light & Power, onde ocupou os cargos de Escriturário e Encarregado de Grupo executando, a título experimental, trabalhos relativos à Seleção de Pessoal com a aplicação de testes.

1944- Teve início sua publicação voltada para a Psicologia com o artigo Resultado do Método Introspectivo, no Jornal da Cidade de Taquaritinga.

1945 a 1975- Período em que publicou artigos voltados à área de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal e artigos sobre a psicologia do esporte.

1946 - Foi encontrado, neste ano, duplo registro como jornalista profissional, em documentos distintos, sob os números 868 e 2597.

1947/1970 - Trabalhou na CMTC. De 1947 a 1957 ocupou dois cargos: Assistente Técnico da Divisão de Psicologia e Formação Profissional e Chefe da Divisão de Higiene e Segurança do Trabalho do Departamento Médico. Seu último cargo nesta instituição foi Psicotécnico Supervisor nas áreas de ensino, seleção e formação profissional.

1951 - João Carvalhaes freqüentou o curso de aperfeiçoamento do Centro de Estudos Franco da Rocha sobre o Psicodiagnóstico de Mira y Lopes, entre 4 de abril a 12 de maio.

1951/1952 - Foi sócio efetivo e segundo-secretário da Sociedade de Psicologia de São Paulo.

1952 - Participou dos cursos oferecidos pela Sociedade de Psicologia de São Paulo sobre o Psicodiagnóstico Miocinético do Prof. Mira y López, proferido por Hernani Borges Carneiro, de 22 de setembro a 10 de outubro.

1952 - No mês de maio, renunciou ao cargo de secretário que ocupava na Sociedade de Psicologia de São Paulo.

1952 a 1957- Publicou artigos sobre Box, no periódico "Equipe", sob o pseudônimo de João do Ringue.

1953 - Participou de um curso sobre Modernas Teorias da Personalidade, proferido por Carolina Martuscelli Bori, de 21 de outubro a 13 de novembro.

1954/1959 - Trabalhou na Federação Paulista de Futebol, realizando atividades relacionadas à seleção psicotécnica de candidatos à Escola de Árbitros e preparação psicológica dos mesmos.

1955 - O jornal Folha da Noite publicou o artigo Por meio da psicotécnica João Carvalhaes seleciona candidatos no curso de jurados e o periódico Equipe (1957) publicou a série de artigos Psicologia no Ringue, inaugurando a fase voltada à Psicologia aplicada ao Esporte.

1955 - João Carvalhaes recebeu uma carta do Ministério da Educação e Cultura; dizia a carta que a CILEME (Campanha de Inquéritos e Levantamento do Ensino Médio e Elementar) queria organizar um arquivo de testes, solicitando a João Carvalhaes o envio de cada um dos testes que usava na CMTC.

1955 - Quanto ao teste de sua autoria, o JC, sua legitimidade foi comprovada por uma carta existente em seu acervo, datada de 13/6/1955, dizendo que o referido material estava em processo de análise pela CILEME (Campanha de Inquéritos e Levantamento do Ensino Médio e Elementar). 1957/1961 - Contribuiu com a Federação Paulista de Pugilismo, realizando a seleção de candidatos ao Curso de Jurados e Juízes, através de processos científicos e com base na psicologia aplicada.

1957/1970 - Mudou de cargo na CMTC, passando a trabalhar como Psicotécnico Supervisor nas áreas de ensino, seleção e formação profissional.

1958 - Foi convocado pela Confederação Brasileira de Futebol para participar, como psicólogo da equipe, no Campeonato Mundial de Futebol, na Suécia.

1958 - Entre os dias 7 e 20 de abril, ausentou-se da CMTC entre para realizar exames nos jogadores da Delegação Brasileira, convocados para o Campeonato Mundial de Futebol.

1958 - Entregou os resultados dos exames realizados com os jogadores, redigidos em papel timbrado da CBF para Carlos Nascimento, Supervisor do Selecionado Brasileiro.

1958 - Entregou o relatório sobre as atividades desenvolvidas com os jogadores (psicotécnica) para o então chefe da Delegação Brasileira de Futebol, Paulo Machado de Carvalho, em 30 de junho.

1958 - A vitória da seleção brasileira teve um duplo resultado para a atividade de psicólogo no esporte naquela ocasião: por um lado, foi atribuída à atividade psicológica um valor expressivo e a psicologia foi reconhecida. Exemplos disso foram artigos como Carvalhaes deve ser responsável (Esporte News, 29/06/58), Carvalhaes, um dos motivos da vitória dos brasileiros (Sports Ilustrated apud Folha da Manhã, 10/07/58), Diário Secreto de Paulo Machado de Carvalho: finanças, organização e psicologia dos campeões (Última Hora, 15/10/58), João Carvalhaes virou assunto do dia para os jogadores (Esporte News, 20/04/58), Não há jururus na seleção...Carvalhaes peça útil na máquina da seleção (Gazeta Esportiva, 05/06/58), Psicotécnica nos Esportes (O Estado de São Paulo, 09/10/58). Em contrapartida, um mal estar instalou-se devido à participação de um psicólogo junto à equipe de futebol. Pensava-se que os resultados dos testes dos jogadores denunciasse os atletas que "tremeriam" num momento de decisão e que, portanto, o psicólogo pudesse interferir na escalação do time.

1959/1962 - Foi consultor, nos aspectos psicotécnicos da atividade de três Grupos de Trabalho, nomeados pela Plenária da Divisão, do Instituto Brasileiro de Segurança.

1959 - Despediu-se do São Paulo Futebol Clube, com uma carta publicada pela Revista Tricolor. No São Paulo Futebol Clube, prestou serviços sobre os estados tensionais como fator predisponente às distensões musculares, além de ter trabalhado também na aplicação e interpretação de testes de personalidade e inteligência; organização e orientação de cursos que visem à preparação psicológica dos atletas; orientação e instalação do laboratório de futuras experimentações e pesquisas, com recursos para medir visão estereocópica (binocular), reação psicomotora a estímulos visuais e a estímulos auditivos; cálculo de velocidade relativa; cálculo de espaços em largura e sensação quinestésica.

1962 -Solicitou a amigos, colegas de trabalho e representantes de entidades documentos que comprovassem sua atuação profissional como psicólogo, para que pudesse ser enquadrado na lei no 4119 de 27/08/62 e reconhecido como tal.

1969 - Foi contratado como psicólogo pelo São Paulo Futebol Clube.

1970- Tem publicado um teste de sua autoria: Teste da Destreza Digital.

1974- Seu livro Um psicólogo no futebol: relatos e pesquisas foi publicado pela Editora Espore Educação.

1974 - Obteve o registro de número 29 junto ao Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. (confirmar o ano)

1976 - Faleceu João Carvalhaes.

1979 - Foi homenageado postumamente pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo em um evento na comemoração do I Centenário da Psicologia como Ciência, no qual foi-lhe atribuída uma medalha por sua contribuição ao desenvolvimento da Psicologia.