PSI Site do Conselho Regional de Psicologia 6ª Região - São Paulo

Eventos CRP SP

Vídeos - NED

Diálogos Interdisciplinares na Gestão Integral de Riscos e Desastres
Data: 18/10/2017
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP
O CRP SP realiza esses diálogos em comemoração à Semana Nacional de Redução de Desastres e visando construir subsídios para o desenho de um Plano para Gestão Integral de Risco de Desastres (GIRD) para o CRP/SP, que inclua ações prospectivas, corretivas e reativas.

Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Emergências Humanitárias
Data: 31/10/2016
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP
Em contribuição à mobilização da Semana Nacional de Redução de Desastres no Brasil (segunda semana de outubro) e o Dia Internacional de Redução de Desastres (13 de outubro), o CRP SP realizou esse evento sobre as diretrizes do Comitê Permanente Inter-Agências da ONU para Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Emergências Humanitárias - SMAPS, apresentando a versão em português das "Diretrizes do IAS-C sobre SMAPS em Emergências Humanitárias". O evento contou com a presença de diversos atores envolvidos com a temática das emergências e desastres, como pesquisadores, profissionais que atuam na área, pessoas afetadas pelos impactos dos desastres.

Garantias legais para o atendimento psicológico nas situações de emergências e desastres
Data: 04/07/2016
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP
Vídeo da transmissão da reunião aberta do Núcleo sobre Psicologia em Emergências e Desastres do CRP SP, que teve como objetivo discutir e refletir sobre a garantia de direitos para o atendimento psicológico nas situações de emergências e desastres, a partir das deliberações aprovadas na Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2014) e do artigo V, da Lei 12983, que define as ações de atendimento médico hospitalar e psicológico aos atingidos por desastre, no caso de transferência de recursos federais para execução de ações de prevenção, resposta e recuperação aos municípios.

Prestação de Contas
Data: 05/09/2016
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP
Vídeo da transmissão da reunião aberta do Núcleo sobre Psicologia em Emergências e Desastres do CRP SP, que teve como objetivo realizar a prestação de contas das ações do NED na gestão 2013-2016

PSICOLOGIA NA GESTÃO INTEGRAL DE RISCOS E DESASTRES
Data: 09/03/2016
Local: Auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC
O CRP SP, pelo Núcleo sobre Emergências e Desastres, e o CFP, pela Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres do Conselho Federal de Psicologia, com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizou a Oficina Regional sobre Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres, com o objetivo de promover um debate amplo sobre a participação da Psicologia em situações de emergências e desastres, proporcionando o aprimoramento ético e técnico para a atuação de profissionais da categoria e a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades afetadas. Por meio do tema central que engloba o protagonismo e a organização social, foi promovido o intercâmbio de conhecimentos, propostas e experiências entre profissionais de Proteção e Defesa Civil, Saúde, Assistência Social e outras políticas públicas, pesquisadores(as), gestores(as), comunidades afetadas e outros atores interessados na perspectiva da gestão integral de riscos e desastres e de políticas integradas e eficientes para eliminar ou minimizar os impactos dos desastres.

2º Seminário Estadual de Psicologia em Situações de Emergências e Desastres:
contribuições para as políticas públicas na redução de riscos e desastres

Data: 15/10/2015

Reunião Aberta do Núcleo de Emergências e Desastres:
"Panorama Nacional sobre Psicologia em Emergências e Desastres e suas Perspectivas"

Evento transmitido ao vivo via CRP WEB TV.
Data: 09/06/2015
Essa reunião aberta contou com a presença da Prof. Dra. Maria Helena Pereira Franco, professora titular da PUC SP, que apontou as necessidades e perspectivas com relação à psicologia nas emergências e desastres no panorama nacional

Falta de água, impactos na subjetividade humana e as responsabilidades das Políticas Públicas
Vídeo do evento ocorrido em 27 de março de 2015, na Câmara Municipal de São Paulo
Data: 27/03/2015

Reunião Aberta do Núcleo de Emergências e Desastres: "Falta de água como calamidade pública: o que a Psicologia tem a ver com isso?"
Evento transmitido ao vivo via CRP WEB TV.
Data: 10/03/2015
A Psicologia, considerando o seu compromisso social pela garantia dos direitos, não pode se omitir diante do atual cenário da crise de abastecimento de água no Estado de São Paulo e também em outros estados. Por isso, o CRP 06 - SP busca diversos atores para refletir sobre as razões e os impactos sociais, econômicos e psicológicos que atingem e atingirão as pessoas afetadas pela chamada "crise hídrica".
Com este propósito o Núcleo de Emergências e Desastres (NED) do CRP/SP realizou essa Reunião com o objetivo de debater, refletir e posicionar-se por meio do compromisso político e da ética profissional sobre o papel da Psicologia no contexto da falta de água e da crise no sistema de abastecimento.


Reunião Aberta: Refletindo Sobre Emergências e Desastres
Evento transmitido ao vivo via CRP WEB TV.
Data: 13/10/2014
O objetivo foi discutir e refletir coletivamente sobre as emergências e os desastres, situações nas quais a psicologia tem sido cada vez mais requisitada a atuar. Por meio do compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre a temática, espera-se proporcionar o aprofundamento da compreensão desses conceitos e definições pelos participantes bem como de práticas e abordagens adotadas por profissionais e outros atores sociais nas ações de prevenção, preparação, resposta e/ou reconstrução.

Conferência Livre de Proteção e Defesa Civil: contribuições da psicologia como ciência e profissão
Evento registrado na Sede do CRP SP.
Data: 29/03/2014
A psicologia tem história de atuação e produção de conhecimentos no campo atualmente abrangido pela política de proteção e defesa civil. Como campo de saberes e práticas, tem sido cada vez mais presente tanto nos momentos de atendimentos a pessoas atingidas em emergências e dos desastres como também, cada vez mais, em atividades de prevenção, preparação ou assistência na reconstrução e reorganização dessas pessoas e comunidades sob risco ou prejudicadas pelos desastres, como enchentes, secas, incêndios, desabamentos, epidemias, acidentes químicos e acidentes aéreos e conflitos sociais, entre outras situações. No Brasil, estamos contribuindo para a construção da proteção e da defesa civil como uma política pública de garantia de direitos das pessoas e das comunidades, que envolve as estruturas de defesa civil e também outras áreas das políticas públicas e do sistema de garantia de direitos.
Desta forma, esta "Conferência Livre de Proteção e Defesa Civil: contribuições da psicologia como ciência e profissão" foi uma iniciativa do CRP-SP para mobilizar para a temática psicólogas(os), outros profissionais, estudantes, gestores, agentes da defesa civil e, sobretudo, pessoas afetadas ou sob risco de desastres para continuarem debatendo o tema e apresentarem propostas para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que se realizou de 27 a 30 de maio de 2014, em Brasília.


I Seminário Estadual "Psicologia em emergências e desastres: atualidades e perspectivas"
Parte 1 | Parte 2
Evento transmitido ao vivo via CRP Web TV.
Data: 10/10/2011