PSI Site do Conselho Regional de Psicologia 6ª Região - São Paulo

Eventos CRP SP

Ações

Lançamento do Caderno Temático n° 21 - Psicologia em Emergências e Desastres

O evento teve como objetivo apresentar o caderno temático sobre Psicologia em Emergências e Desastres a psicólogas e psicólogos, estudantes de psicologia, comunidade acadêmica, órgãos de Proteção e Defesa Civil, Saúde, Assistência Social e outras políticas públicas, bem como a pessoas e comunidades afetadas ou sob risco de desastres, compartilhando com a categoria e a sociedade o trabalho realizado pelo CRP SP com relação ao tema e apontando a necessidade da participação dos atores presentes na construção de comunidades mais seguras.
Data: 06/08/2016
Local: Subsede de Ribeirão Preto

I Simpósio Internacional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, em Brasília

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) participou, nos dias 23 e 24 de novembro, do I Simpósio Internacional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, em Brasília.
Confira.

IV Congresso Brasileiro de Psicologia

Participação do NED com a mesa:
Psicologia em Situações de Emergências e Desastres e a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil

20 de novembro de 2014

Simpósio Ciência e Profissão
Debate realizado pelo CRP SP durante o IV Congresso Brasileiro de Psicologia, na cidade de São Paulo, e que reuniu mais de 50 participantes entre profissionais e estudantes de psicologia de diversos estados e especialistas do Brasil e de Cuba. As apresentações foram elaboradas por componentes do Núcleo sobre Emergências e Desastres - NED Joari Aparecido Soares de Carvalho, Ana Cecilia Andrade de Moraes Weintraub, Cecília Araújo Melo, Elaine Alves e Reginaldo Branco da Silva.

Resumo da discussão
Tem sido cada vez mais requisitada e/ou oferecida a atuação de profissionais de psicologia em situações de emergências e desastres. Isso tem exigido mais e melhores pesquisas, profissionalização e orientações específicas para a atuação nessas situações. A academia e profissionais de psicologia de diversas áreas tem desenvolvido propostas e críticas ao Estado e às demais instituições responsáveis por organizar as políticas públicas responsáveis por atender essa demanda de serviços públicos, até então quase invisíveis ou relegadas a uma imagem quase conformada sobre tragédias que se repetem sem solução. A nova Política Nacional de Proteção e Defesa Civil protagoniza atualmente esse debate, na perspectiva da gestão integrada de riscos e resposta a desastres, estendendo-se para providências quanto a prevenção, preparação, respostas, reconstrução, avaliação permanente para a mitigação de desastres e participação social nas decisões.