2º Seminário Estadual de Psicologia em Situações de Emergências e Desastres:
contribuições para as políticas públicas na redução de riscos e desastres
 
 

Baixe esse vídeo:
(clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Salvar destino como...")
Parte 01Parte 02



Data: 15/10/2015
Local: Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Selecione o vídeo através do botão playlist, conforme imagem abaixo:



Se preferir, acesse os vídeos diretamente no Youtube:

Parte 01

Parte 02

Em comemoração à Semana Nacional de Redução de Desastres no Brasil, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6 ª Região, por meio do Núcleo sobre Emergências e Desastres, apresenta o 2º Seminário Estadual sobre Psicologia em Situações de Emergências e Desastres, cujo tema é "Contribuições para as políticas públicas na redução de riscos e desastres".

O objetivo deste encontro é propiciar um debate amplo sobre as políticas públicas voltadas para a redução dos riscos e desastres e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que são eventual ou continuamente afetadas por esses eventos adversos grandes ou pequenos, que requerem respostas emergenciais para não se tornarem desastres.

O evento pretende congregar diversos atores envolvidos com a temática das emergências e desastres, como pesquisadores, profissionais que atuam na área, pessoas afetadas pelos impactos dos desastres, muitas vezes potencializados pela falta de gestão dos riscos ou de políticas públicas eficientes para eliminar ou minimizar seus impactos. Espera-se contribuir com psicologia enquanto ciência e profissão, em intercâmbio com outros conhecimentos científicos ou populares, para sensibilização dos gestores, fortalecimento de pesquisas acadêmicas relacionadas a esta área e especialmente a mobilização social das comunidades para uma cultura da prevenção de riscos.

Este seminário é voltado para psicólogos, estudantes, pesquisadores, gestores e profissionais de defesa civil, saúde, assistência social e de outras áreas correlatas, movimentos sociais e outras pessoas interessadas na prevenção de riscos, na preparação para seu enfrentamento, na assistência nas respostas e na reconstrução dos projetos de vida das pessoas e das comunidades afetas.

José Agnaldo Gomes - Conselheiro Secretário do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Simone Ferreira da Silva Domingues - Possui doutorado e mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular, coordenadora do curso de Psicologia e membro do Programa de mestrado em Políticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul. Experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento e Avaliação Psicológica.

Elaine Cristina da Cruz - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - Coordenadoria de Atendimento Permanente e Emergência - CAPE.

Mesa Redonda "As contribuições da Psicologia para as políticas públicas na gestão dos riscos e desastres".

Palestrantes:

Tema: Sociologia dos Desastres e Ajuda Humanitária.

Mariana Siena - Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Foi pesquisadora, por 10 anos, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres/NEPED, vinculado ao Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. É integrante do Grupo de Pesquisa "Sociedade e Recursos Hídricos". Professora de Sociologia e Filosofia no Instituto Atlântico de Ensino. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia dos Desastres, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Social, Abrigos Temporários, Cidadania.

Tema: Gestão de Riscos e Desastres na área da Saúde.

Gabriela Marques Di Giulio - É professora doutora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Tem doutorado em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-2010), mestrado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Unicamp (2006), especialização em Jornalismo Científico pela Unicamp (2004) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-2001). Áreas de interesse: Ambiente e Sociedade, Ciência e Comunicação, Riscos e Incertezas, Comunicação, percepção e governança do Risco.

Tema: O protagonismo dos afetados na gestão dos riscos e a preparação para o enfrentamento dos Desastres

Maria dos Anjos Pires - Liderança comunitária da região Sul da cidade de São Paulo. Fundadora do Grupo de Amigos Fé e Luz.

Debatedora:

Janaina Furtado - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e mestrado em Psicologia Social pela mesma Universidade (2007). É coordenadora de projetos em redução de riscos de desastre pelo CEPED UFSC desde 2008.

Coordenador:

Joari Aparecido Soares de Carvalho - Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Plenária - Relato das oficinas, socialização, sugestões e debate final.