Diálogos Interdisciplinares
na Gestão Integral de Riscos e Desastres
 
 





Data: 18/10/2017
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP

O CRP SP realiza esses diálogos em comemoração à Semana Nacional de Redução de Desastres e visando construir subsídios para o desenho de um Plano para Gestão Integral de Risco de Desastres (GIRD) para o CRP/SP, que inclua ações prospectivas, corretivas e reativas.

Abertura, Apresentação da coordenação e do público presente.

Reginaldo Branco da Silva - Conselheiro de Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Representante da Diretoria do Conselheiro de Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Major PM Marcos de Paula Barreto - Subdiretor de Defesa Civil, representante da Casa Militar do Estado de São Paulo.

Cristóvão de Oliveira - Desenvolvo um trabalho em apoio às vítimas de enchente na região da Zona Leste de SP em conjunto com a CNBB, Fórum de Mudanças Climáticas e Monades - Movimento Nacional em Defesa dos Afetados por Medidas Climáticas.

Introdução aos Diálogos

Conceitualização geral de riscos e desastres - Exposição sobre conceito de ameaças, vulnerabilidades e capacidades.

Cecilia de Araújo Melo - Psicóloga/Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou por mais de dez anos na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e atualmente está lotada na Secretaria de Segurança Urbana, atuando junto ao efetivo da Guarda Civil Metropolitana. Colaboradora do Núcleo de Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06, desde 2011.

Abordagem Integral na Redução do Risco de Desastres - Exposição sobre Gestão Prospectiva, Corretiva e Reativa (Gestão de Risco: prevenção, mitigação e preparação & Gestão de Desastres: Resposta, Recuperação)

Leticia Nolasco Vicente - Possui Graduação em Psicologia pela PUC/SP (2004) e Pós Graduação em Ciências do Consumo pela ESPM (2009). Realizou Aprimoramento Prático Clínico e Institucional no Instituto Sedes Sapientiae (2013) e também Aprimoramento Clínico e Institucional em Situações de Crise pela PUC/SP (2009). Atualmente trabalha como psicóloga clínica e também é Coordenadora da Associação Médicos Sem Fronteiras Brasil onde está desde 2009 e já atuou como psicóloga em projetos em Alagoas, Amazonas, regiões serrana e noroeste do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Donetsk/Ucrânia e recentemente no Equador. De 2012 a 2013 atuou junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como Facilitadora de oficinas com equipes da Defesa Civil em diferentes estados do Brasil sobre Gestão do Risco de Desastres.

Coordenadora:
Sandra Luzia Assis da Silva - Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia Social pela PUC/SP. Atualmente coordena o Núcleo de Emergências e Desastres do CRP/SP, o Núcleo Grande ABC da Abrapso e é membro da Comissão Gestora do Grande ABC do CRP/SP.

Diálogo 1 - O papel das políticas públicas na gestão integral de riscos e desastres

Joari Aparecido Soares de Carvalho - Psicólogo (CRP 06/88775) e mestre em psicologia social. Atua no Núcleo de Vigilância Socioassistencial, na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Suzano.

Major PM Marcos de Paula Barreto - Subdiretor de Defesa Civil, representante da Casa Militar do Estado de São Paulo.

Coordenadora: Sandra Luzia Assis da Silva.

Diálogo 2 - O papel do movimento social na gestão integral de riscos e desastres

Cristovão de Oliveira - Desenvolvo um trabalho em apoio às vítimas de enchente na região da Zona Leste de SP em conjunto com a CNBB, Fórum de Mudanças Climáticas e Monades - Movimento Nacional em Defesa dos Afetados por Medidas Climáticas.

Antônio Norberto Martins - Doutorado em Educação pela USP. Atua como diretor na EMEI Chácara Sonho Azul e junto à comunidade na Zona Sul, faz parte do Fórum em defesa da vida no Jardim Ângela e do Fundão & Água.

Coordenador: Reginaldo Branco da Silva Diálogo 3 - A Psicologia como ator na gestão integral de riscos e desastres

Carlos Eduardo do Carmo Oliveira - Psicólogo, Psicanalista, Pós graduado em Psicossomática pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, possui Capacitação em Psicologia de emergências e desastres pela Universidade de Havana em Cuba, atualmente está como membro do Núcleo de emergências e desastres do CRP-SP.

Olavo Sant Anna Filho - Psicólogo, psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) e pela Escola Paulista de Psicodrama (EPP). Pós-graduado em Administração de Emergências e Desastres pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, pela Universidade de Wisconsin e pela Organização Partners of America. Pós-graduado em Gestão de Saúde, Desastres e Desenvolvimento, pela Universidade da Costa Rica. Coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (1997 a 2001). Atualmente se dedica à capacitação de profissionais da área da saúde, para gerir emergências realizando intervenções com vítimas de traumas. Membro da Rede Latino-Americana de Psicologia em Emergências e Desastres, autor de livro, capítulos e artigos sobre psicologia e psicodrama nas emergências e nos desastres.

As contribuições dos diálogos interdisciplinares na gestão integral de riscos e desastres

Coordenadores: Sandra Luzia Assis da Silva e Reginaldo Branco da Silva - NED CRP SP