Apresentação

A Mostra de Práticas de Psicologia na Pandemia tem intenção de promover encontro entre as psicólogas e psicólogos para troca de conhecimentos e experiências nos diferentes contextos de atuação.

Neste momento histórico de calamidade pública mundial, todas/os estão construindo alternativas para a garantia de cuidados e direitos à toda a população.

Diante disso, o CRP SP adotou um conjunto de medidas de contingência para o acompanhamento das demandas da categoria e da sociedade para o enfrentamento deste contexto na realidade brasileira.

A Mostra de Práticas de Psicologia na Pandemia também pretende produzir memória social sobre a atuação profissional nesta situação de calamidade pública.

Para aquecer a discussão, perguntamos: Como você tem atuado profissionalmente nos últimos meses, em tempos de pandemia? Quais foram as principais dificuldades e desafios para o acolhimento, promoção de saúde mental e garantia de direitos neste período?

Receberemos relatos de experiência e/ou de pesquisa sobre a atuação:
"Prestação de serviços essenciais presencial" e
"Prestação de serviços on-line".


As modalidades de participação serão por vídeo-relato ou comunicação oral.

Para mais informações, consulte o regulamento.

Regulamento

O Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região realiza a Mostra de Práticas de Psicologia na Pandemia, que será regida pelo regulamento a seguir:

Das Inscrições, Documentos e Sistemática:
As inscrições estarão abertas até 05/08/2020 - Inscrições prorrogadas até o dia 9/08/2020 às 22h

- As inscrições deverão seguir as especificações estabelecidas neste regulamento;
- As inscrições deverão ser realizadas pela internet no site do evento;
- As inscrições implicam na plena aceitação do regulamento, não cabendo à/ao candidata/o recurso posterior;
- Deverão ser inscritos apenas trabalhos de autoria própria, sendo desclassificado automaticamente qualquer trabalho que seja de autoria de terceiros.

Modalidades:


Vídeos

- O vídeo deverá ter duração de até 3 minutos, não havendo necessidade de ser em alta definição, cujo tema é o cotidiano da prática da/o profissional no contexto do isolamento social; relato das demandas diárias e perfil de público atendido. O intuito da exposição do vídeo é mostrar de que maneira o profissional tem construído a Psicologia no dia a dia, mesmo com as dificuldades atuais. Nesta modalidade, não serão julgados somente o conteúdo, mas também a forma e o conjunto da obra. Os vídeos poderão ser elaborados com o tipo de câmera que o candidato desejar (celular, filmadora, entre outros).
- a/o autora/autor principal é responsável por todo conteúdo gravado, inclusive de depoimentos e relatos de terceiros entrevistados por ela/e, autora/autor que façam parte do seu material.
- Para envio do vídeo, será necessário fazer upload no formulário ou no WeTransfer, gerar um link e enviar o link no formulário de inscrição.

Orientações para upload de vídeos pelo WeTransfer:
- Abrir o site: wetransfer.com
- Clicar/tocar em "Enviar ficheiros"
- Clicar/tocar em "Adicionar ficheiros"
- Procurar o vídeo nos arquivos do seu celular e selecionar
- Clicar/tocar em "Seguinte", na parte inferior do site
- Selecionar a opção 'Obtém um link" e clicar/tocar em "Transferir"
- Aguardar o carregamento do vídeo e, após concluído, clicar em "copiar link" na parte inferior do site.
- Após "copiar" o link, colar no formulário de inscrição, no campo adequado.

As inscrições implicam na plena aceitação do regulamento, tal como da divulgação destes materiais em todos e quaisquer canais de comunicação do CRP SP, não cabendo à/ao candidata/o recurso posterior.


Comunicação oral: relatos de experiências com duração de 15 minutos para exposição.

- A/o autora/r principal deverá submeter um resumo de trabalho, contendo o objetivo, metodologia e considerações, no próprio formulário de inscrição.
- Para submissão de trabalho é necessário que apenas uma/um das/os autoras/es se inscreva.
- Cada sessão de comunicação oral terá duas horas de duração e reunirá 4 trabalhos definidos pela Comissão Científica. Cada trabalho terá 15 minutos para apresentação e a sessão deverá garantir 30 minutos para debate com o público.
- No certificado constará o(s) nome(s) da(s) inscritas/os no formulário.
- O título do trabalho no momento da apresentação deverá ser idêntico ao título do resumo submetido para avaliação.
- Se aprovada/o, a/as/o/os inscrita/as/o/os deverão participar da roda de conversa, via Zoom, para apresentar seu trabalho e debater com as/os demais participantes, ouvintes e mediadoras/es.

Dados para inscrição de comunicação oral:

Nome da/o autora/r:
Nome da/o coautora/r (se houver):
Instituição de origem:
Título da Comunicação Oral:
Eixo:
Prestação de serviços essenciais presencial Prestação de serviços on-line Resumo do Trabalho contendo as seguintes informações (até 600 caracteres):
Apresentação da Prática, Objetivos Esperados, Método utilizado, Público Atendido, Local e Considerações.

Inscrição de trabalhos: de 20 de julho de 2020 a 05 de agosto de 2020 às 18h.
Inscrições prorrogadas até o dia 9/08/2020 às 22h

Inscrições gratuitas!

A Mostra de Práticas de Psicologia na Pandemia terá duas modalidades de participação: participante ouvinte e proponente de trabalho.

As/os proponentes de trabalho poderão apresentar trabalhos nas modalidades: vídeo-relato ou comunicação oral em evento on-line.

Para modalidade de vídeo-relato, a/o proponente deverá enviar o material com duração de até 3 minutos. Na modalidade de comunicação oral, cada proponente terá 15 minutos para apresentar seu trabalho, no dia 29 de agosto, em horário a definir.

Por conta da necessidade de isolamento social, as apresentações orais serão realizadas à distância, em uma roda virtual. Mais detalhes serão informados as/aos aprovadas/os.

O resumo das propostas de comunicação oral e os vídeos-relato podem ser encaminhadas até 05 de agosto de 2020, somente através do formulário deste site.

1 - Os trabalhos serão organizados pelos seguintes eixos temáticos, devendo envolver temáticas transversais da Psicologia no contexto da pandemia:

Eixo 1: Prestação de serviços essenciais presencial
Eixo 2: Prestação de serviços on-line

2 - Especificações das apresentações:

1. Serão aceitos relatos de experiências de intervenção prática, presencial ou on-line, desenvolvidas por profissionais de Psicologia, e também ensaios teóricos, desde que relacionados aos eixos temáticos apresentados.
2. Para submissão de trabalho é necessário que apenas uma/um das/os autoras/es se inscreva.
3. A inscrição para submissão do resumo deverá ser feita pela/o autora/r que apresentará o trabalho.
4. Depois da submissão, o resumo não poderá ser alterado, visto que será encaminhado para avaliação das normas e posteriormente à Comissão Científica.
5. Somente será permitida a apresentação de trabalhos pela/o autor/a.
6. Haverá emissão de certificado.
7. Os resumos da comunicação oral, tal como os vídeos-relato, poderão ser publicados em todo e qualquer canal de comunicação do CRP SP.
8. Textos e vídeos que não atendam às regras especificadas acima serão automaticamente desconsiderados.
9. A divulgação dos trabalhos aprovados será feita pelo site do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo no dia 17 de agosto de 2020, com orientações para apresentação. O resumo da apresentação deverá conter no máximo, 600 caracteres com espaço, a ser submetido pelo formulário de inscrição, no campo "resumo".
10. Os horários e salas virtuais para apresentação da comunicação oral serão designados pela comissão organizadora do evento.

3 - Avaliação dos trabalhos:

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento. O parecer realizado pelas/os pareceristas observará os seguintes aspectos:
- Relevância e pertinência do trabalho para a prática profissional de psicólogas/os e para pesquisa sobre a Psicologia no contexto da pandemia;
- Destaque na consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e coerência na argumentação;
- Interlocução com a produção da área e em observância ao Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o;

4 - Dos direitos de uso de imagem, texto e som

Ao se inscrever na Mostra de Práticas de Psicologia na Pandemia, a/o proponente aceita que o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo utilize sua imagem, texto e som, enquanto participante do evento, nas peças de divulgação, orientação e demais fins, para todo e qualquer canal de comunicação, porém sem fins lucrativos.

Programação

20/07 a 09/08 - Envio de trabalhos (comunicação oral e vídeos)

17/08 - Divulgação dos aceites

17/08 a 24/08 - Inscrições para ouvintes

28/08 - Divulgação da playlist com os vídeos aceitos

29/08 - Rodas on-line de comunicação oral e encerramento

Envio de trabalhos

Para enviar trabalhos de comunicação oral ou de vídeo é necessário se inscrever como participante. Preencha os dados abaixo para realizar seu cadastro ou clique no botão para entrar caso já tenha feito.

Número do CRP:
 

Nome:
 

CPF:
   

E-mail:
   

Cidade do estado de São Paulo:
 

Fone/Celular:
 

Instituição de origem:

Senha (máximo de 6 caracteres):
 
Confirmar senha:
   

 Li e aceitei os termos do regulamento que está disponível neste site.

Dúvidas Frequentes

1) Somente psicólogas/os registradas/os e com atuação no estado de São Paulo podem participar?
Serão aceitas somente inscrições de profissionais com atuação no estado de São Paulo.

2)Estudante pode participar?
Estudantes poderão participar como ouvintes nas rodas de conversa que serão realizadas no dia 29/8/2020.

3)Professoras/es de Psicologia poderão participar?
Professoras/es poderão inscrever seu trabalho desde que relacionado aos eixos temáticos apresentados e que possua inscrição ativa no CRP SP.

4) Posso inscrever coautores?
O trabalho por ser realizado por mais de uma pessoa, porém apenas uma/um autora/autor poderá se inscrever para apresentar o trabalho.

Contato

E-mail: eventos03@crpsp.org.br