..:: Apresentação

Sistema Prisional

Em 2005 formou-se no CRP/SP o Grupo de Trabalho sobre Psicologia e Sistema Prisional, inicialmente com o objetivo de implementar ações relativas à Parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), por meio do mapeamento dos(as) psicólogos(as) atuantes no Sistema Prisional; construção de proposta de formação permanente e de diretrizes para atuação dos(as) psicólogos(as) do Sistema Prisional brasileiro.

As ações deste grupo cresceram, com ampla participação da categoria. Mudou seu nome para Grupo de Trabalho Sistema Prisional, mantendo o compromisso inicial, com foco na Ética, no compromisso social da Psicologia, construção de Políticas Públicas e promoção dos Direitos Humanos no contexto do Sistema Prisional.

No final de 2011 e início de 2012 foi implantada uma nova forma de gestão no CRP/SP, tendo como modelo “Projetos Integradores”. Deste modo, as ações do GT Sistema Prisional foram incorporadas ao Projeto Integrador Interfaces com a Justiça, que aborda temas relacionados à garantia de direitos em vários contextos: sistema prisional, adolescentes em conflito com a lei, escuta de crianças e adolescentes envolvidos em situação de violência, atuação de psicólogos(as) no Judiciário entre outros.

O mesmo ocorreu com as diretrizes do VII Congresso Nacional de Psicologia (gestão 2010-2013) relacionadas às questões que envolvem violação de direitos, segurança pública e psicologia jurídica.