Página inicial mapa do site
 

RELATÓRIO DE GESTÃO



GRUPO DE TRABALHO DE PSICOTERAPIA
GESTÃO 2007/2010

O GT Psicoterapia surgiu da necessidade de organizar o Ano Temático da Psicoterapia e teve como atividade principal a organização dos eventos do referido ano.

Foi constituído no dia 08 de agosto de 2008 na plenária ordinária de número 1386 (anexo I) a princípio com os seguintes Membros:

Luiz Tadeu Pessutto – Conselheiro/coordenador
Carla Biancha Angelucci – Conselheira
Luiz Fernando de Oliveira Saraiva – Colaborador
Carmem Silvia Rotondano Taverna – Conselheira
Maria Isabel Nascimento Marques – Conselheira

Após ter sido constituído o GT de psicoterapia, a gestora da subsede de Santos, Zuleika Olivam, passa a integrar o mesmo, contribuindo com sua experiência nas discussões sobre psicoterapia.

O CRP/06 teve representação no GT Nacional Coordenado pelo Conselho Federal; nosso representante foi o Conselheiro Luiz Tadeu Pessutto, que participou das reuniões telefônicas, para discussão e organização do Ano Temático.

A primeira atividade foi organizar nas Subsedes de Santos, São José do Rio Preto e ABC juntamente com a ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia uma discussão sobre Psicoterapia, que seria subsidiada por uma vídeo-conferência feita pelo Conselho Federal de Psicologia, que foi cancelada. Como as atividades nas subsedes já estavam agendadas, foi decidido que manteríamos a discussão a partir dos eixos já propostos para o Ano da Psicoterapia: I. A constituição das psicoterapias como campo interdisciplinar; II. Parâmetros técnicos e éticos mínimos para a formação na graduação e na formação especializada e para o exercício da psicoterapia pelos psicólogos; III. Relações com os demais grupos profissionais: a) estratégias políticas de construção de parcerias e enfrentamento dos conflitos; b) relação do Sistema Conselhos com ABRAP e outras entidades.

Dessas discussões, resultou um relatório que foi encaminhado para o Conselho Federal, sendo a contribuição do CRP/06. (anexo II)

Em novembro de 2008 o GT de Psicoterapia organizou um relatório sobre o histórico do CRP 06, relativo à Psicoterapia (textos e produções realizados em gestões anteriores).

No Congresso Latino Americano de Psicoterapia realizado em novembro de 2008, participamos de uma Mesa Redonda composta por Luiz Tadeu Pessutto, Luiz Hans e Carla Biancha. O tema da Mesa: ”O Conselho de Psicologia de São Paulo e a construção de referências para o Exercício da Psicoterapia”. O Conselheiro Luiz Tadeu Pessutto apresentou as discussões acumuladas sobre a Psicoterapia no CRP/06, texto elaborado pela conselheira Carmem Taverna; o psicólogo Luiz Alberto Hans abordou a história da Psicoterapia no Conselho Regional de São Paulo, e Carla Biancha foi mediadora desta mesa.( anexo III)

Ao reunirmos o material sobre psicoterapia dentro do Sistema Conselhos, recuperamos material produzido por Luiz Alberto Hans, colaborador desde gestões passadas. Os documentos são apresentados no anexo IV.

No Ano de 2009 o GT de Psicoterapia passou a funcionar de forma ampliada tendo, além, da participação do grupo inicial, um representante de cada Subsede, um representante da ABEP (Irani Tomiato) e um representante da ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapia (Emília Afrange).

Durante o Ano Temático da Psicoterapia, o grupo se reuniu para discussão e organização das atividades que resultavam nas seguintes ações:

- Todas as Subsedes e Sede realizaram eventos preparatórios sobre Psicoterapia. (anexo V)

Para subsidiar estas discussões, foram elaborados pelo CRP 06 documentos sobre a Psicoterapia no Campo da Saúde (anexo VI); as contribuições da COF – Comissão de Orientação e Fiscalização (anexo VII); apresentação em slides do ano da psicoterapia (anexo VIII). Utilizamos também o vídeo sobre Psicoterapia (anexo IX) e textos geradores produzidos pelo Conselho Federal de Psicologia. (anexo X)

Os eventos ocorreram da seguinte maneira:

- Atividades nas oito subsedes e na sede, a fim de que cada um dos três eixos fosse discutido. Sempre que possível, contamos com a participação de representantes da ABRAP e da ABEP.

- Em cada uma dessas nove atividades, foi produzido relatório com as considerações e propostas construídas pelo grupo.

- Dois representantes de cada eixo foram eleitos nessas atividades e participaram do evento regional, ocorrido em São Paulo. Nessa ocasião, os representantes reuniram-se de acordo com o eixo de que haviam participado. Os relatórios produzidos na etapa anterior foram lidos e discutidos, de forma a construir-se um relatório ampliado, contemplando todas as discussões anteriores, sem supressão de nenhuma das contribuições. Esse registro foi finalizado em uma reunião que participaram os membros do GT de Psicoterapia do CRP São Paulo, juntamente com os representantes eleitos no evento regional. (anexo XI) Seguem alguns dados:

Foram realizados nove eventos regionais, totalizando 391 participantes, assim distribuídos nas subsedes: ABC: 30; Assis: 50; Baixada Santista e Vale do Ribeira: 25; Bauru: 29; Campinas: 69; Ribeirão Preto: 21; São José do Rio Preto: 43; Vale do Paraíba: 34. Na sede participaram 90 pessoas.

Sobre as dificuldades encontradas para organização e execução dos eventos, o grupo levantou algumas hipóteses: (1) a falta de envolvimento da categoria que não se faz presente em momentos importantes como este, por se tratar de uma profissão marcadamente de profissionais liberais. (2) falha a estratégia de sensibilização aos psicólogos, que não vem atingindo os objetivos propostos pelo CRP-06. (3) receio da categoria em expor práticas não reconhecidas. Diante desse contexto, propomos a criação de estratégias para se testar tais hipóteses.

Em outubro de 2009, foi realizado em Brasília, o evento nacional sobre o Ano da Psicoterapia. O CRP06 participou com uma delegação de 6 psicólogos. Consta do anexo XII, a sistematização do evento nacional.

A avaliação do Ano da Psicoterapia foi realizada no CRP/06 em reunião plenária 1466, do dia 07 de novembro de 2009 (anexo XIII ) . O coordenador do GT, conselheiro Luiz Tadeu coloca duas questões para avaliação da plenária: continuidade ao Ano da Psicoterapia em 2010, com debate junto a outras categorias profissionais ou focado na categoria, devido ao baixo número de psicólogos presentes no evento nacional a, proposta para que todos os CRPs tenham Grupo de Trabalho de Psicoterapia a fim de promover discussão do tema junto à categoria permanentemente. A plenária posicionou-se contrária à continuidade do Ano Temático da Psicoterapia. Quanto à organização do Ano Temático a avaliação, a plenária encaminha para que sejam incorporadas discussões de forma clara nos eventos preparatórios para a sétima edição do Congresso Nacional da Psicologia, considerando que a organização de todo o processo foi muito dificultosa, pouco colaborativa e os textos não auxiliaram o quanto se esperava. A discussão ficou empobrecida posto que os eventos não propiciaram construção de novas propostas no coletivo. O foco não foi o debate. Na etapa nacional a questão se repetiu. Luiz Tadeu esclarece que o GT regional teve como função cumprir a tarefa determinada nacionalmente para o Ano da Psicoterapia e não a de promover discussão sobre o tema. Alguns questionamentos feitos pelo plenário referem-se a aspectos que não foram tratados no Ano da Psicoterapia, mas que merecem debate: psicoterapia como Residência Multiprofissional; ampliação do acesso à Psicoterapia pela maioria da população brasileira; discussão sobre a psicoterapia enquanto uma das técnicas das clinicas da Psicologia. Portanto, considerou-se que a APAF deveria efetuar uma correção de rumo do Ano da Psicoterapia, ou seja, elaboradas teses correlatas ao tema discute-se com os delegados do CNP e, após, de posse das deliberações do Congresso Nacional da Psicologia, se retoma a questão em consonância com o deliberado. Foi ainda assinalado pelo plenário que o Ano da Psicoterapia não respondeu em relação às práticas que não reconhecemos no campo da Psicologia e que não cumpriu com o objetivo de caracterizar o campo da Psicoterapia e estabelecer relação com os campos que praticam Psicoterapia. Foi ressaltada a necessidade de aproximação da clínica privada nas discussões do CRP-06 por que há desarticulação em relação ao que já foi consolidado no campo da saúde e um indicativo de que a Psicoterapia tenha de fazer parte do campo da saúde para englobar debates a todos que não participam dessas discussões no âmbito da saúde e assim possibilita rever procedimentos alusivos a prontuário e direitos de usuários.

Uma sugestão dada pela plenária e acatada pelo GT foi a elaboração de teses sobre a psicoterapia, para o VII CNP, o que ocorreu nos Eventos Preparatórios realizados em São José do Rio Preto e Santos.

As teses explicitam a necessidade de definição e regulamentação de parâmetros para o exercício da prática da psicoterapia e a avaliação de práticas psicoterápicas ainda não reconhecidas. Para isso, apresentam como diretrizes: a organização e manutenção de grupos de trabalho permanentes, garantindo a discussão com a categoria e a criação de uma Comissão Nacional composta por representante de CRPs e profissionais de referência no campo da psicoterapia.

Finalizando os trabalhos do Ano da Psicoterapia no CRP/06, o GT propõe como encaminhamento:

1- Que a psicoterapia continue a ser discutida no CRP 06 no âmbito das questões da saúde, portanto que possa integrar essa comissão, como um temática a ser discutida permanentemente.

2- Que seja criada uma pagina do Ano da Psicoterapia no site do CRP 06 constado o material produzido pelo CFP , mais a produção acumulada existente neste conselho.

E encerra suas atividades.