Identidades Trans e Políticas Públicas de Saúde:
Contribuições da Psicologia - Parte 1

 
 





Data: 14/03/2013

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Mesa de abertura

Coordenação:
Luiz Fernando de Oliveira Saraiva
– Psicólogo, Mestre em Psicologia Escolar e Doutorando em Psicologia Social pelo IPUSP. Conselheiro-Secretário do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06, gestão 2010-2013.

Humberto Verona – Psicólogo; Especialista em Saúde Pública pela USP; Título de Especialista em Psicologia Organizacional pelo CFP; Psicólogo do SUS; Secretaria Municipal de Betim – MG; Consultor da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, Conselheiro Presidente do Conselho Federal de Psicologia.

Keila Simpson - Coordenadora Geral da Associação de Travestis de Salvador, Vice Presidente Trans da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, travestis e Transexuais – ABGLT, Ex Presidente da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA, Presidenta do Conselho Nacional de Combate a Discriminação CNCD / Conselho Nacional LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Suplente pela vaga das Trans no Conselho Nacional de Segurança Pública CONASP. Integrante titular do Comitê Técnico da Saúde LGBT do Ministério da Saúde.

Adriana Sales - possui graduação em letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Mestrado em Educação pela UFMT. Atualmente é professora na Secretaria de Estado de Educação, lotada na Superintendência de Formação dos Profissionais de Educação. Ativista social do movimento trans brasileiro desde 1998, militante para as causas das travestis e transexuais no contexto escolar. Atua em todo país em formações para profissionais de educação com discussões que inserem as travestis, as diversidades sexuais e de gênero nos contextos escolares, sendo inclusa nestes parâmetros por ser de identidade Travesti.

Leonardo Tenório – Presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HOMENS TRANS (ABHT).

Chopelly Glaudystton Pereira dos Santos - Técnica de enfermagem, presidente da AMOTRANS-PE, conselheira nacional de combate a discriminação, conselheira estadual de saúde, secretaria de mobilização e articulação da antra.

Fernanda Lou Sans Magano - Secretária Executiva do FENPB – Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira. Diretora Tesoureira do Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo. Diretora Presidente da FENAPSI-CUT, Federação Nacional dos Psicólogos. Psicóloga no NOC Núcleo de Observação Criminológica da Coordenadoria de Saúde da Secretária de Administração Penitenciária. Membro do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo indicada pelo Conselho Regional de Psicologia. Membro do Conselho Nacional de Saúde segmento Trabalhadores.

Mesa 1: Políticas Públicas, Saúde Mental e o "Processo Transexualizador"

Coordenação: Ana Ferri de Barros – Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06.

Sandra Sposito - Possui graduação em Psicologia pela UNESP de Bauru (1996), mestrado em Educação Para Ciências pela UNESP de Bauru (2007) e atualmente cursa o doutorado em Psicologia na UNESP de Assis. É docente da Fundação Educacional de Penápolis atuando no curso de Psicologia, nas áreas de Psicologia Social, Processos Grupais, Sexualidade, Orientação Profissional e Psicologia do Trabalho. Tem experiência com capacitação de Professores em questões relacionadas à Psicologia da Educação e Sexualidade.

Jaqueline Gomes de Jesus – Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília – UnB; Professora do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN.

Tatiana Lionço - Possui graduação (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pesquisa questões relacionadas aos direitos humanos e sexuais. Atuou em consultorias para o governo federal e na Anis - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero em pesquisas relativas a direitos sexuais e direitos humanos e sua relação com as políticas públicas, sobretudo nos setores saúde e educação. Participou do processo de construção da norma técnica Processo Transexualizador no SUS. Atualmente é professora dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia no UniCEUB.