Ficha dos depoentes

  1. Helena Moreira e Silva Carmo

Formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em 1954, fez o curso de especialização em Psicologia Clínica da USP. Em 1970 defendeu sua dissertação de Mestrado e em 1989 a tese de Doutorado. Trabalhou na Clínica de Orientação Infantil da Seção de Higiene Mental Escolar, dirigida por Durval Marcondes, de 1954 a 1964. Psicóloga da Clínica Psicológica do Grupo Escolar Visconde de Itaúnas na década de 1960. Participou da criação do curso de graduação em Psicologia da USP e da criação do Instituto de Psicologia da USP, do qual foi docente do Departamento de Psicologia Clínica de 1970 até 1994, quando se aposentou.

  1. Rosa Maria Stefanini Macedo

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento em 1956, começou a trabalhar no Instituto de Psicologia da PUC no ano seguinte e posteriormente na Clínica Psicológica. Participou do curso de especialização em Psicologia Clínica, defendendo dissertação de Mestradi em 1959. Participou da criação da Clínica Psicológica, do início curso de graduação  em  Psicologia  e  da  formação da

PUC. Docente do curso de graduação em Psicologia desde 1962. Defendeu sua tese de Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP em 1973. Atualmente é professora titular e coordenadora do Núcleo de Família e Comunidade do programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

  1. Odette Godoy Pinheiro

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento em 1957, cursou o curso de especialização em Psicologia Clínica da PUC, trabalhou em Clínica Psicológica da Prefeitura, iniciou como docente da PUC em 1966, passando a trabalhar na Clínica Psicológica da PUC.  Foi diretora da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic (PUC-SP) de 1970 a 1976 e de 1981 a 1985. Neste ano assume a direção da Faculdade de Psicologia, cargo no qual permanece até 1993. Participou das discussões sobre a reformulação da faculdade e do currículo. Participou da implantação de Centro Comunitário de Saúde Mental (PUC em Osasco, 1978). Foi presidente do Sindicato dos Psicólogos e atualmente é membro do Grupo de Trabalho de Memória da Psicologia do CRP-SP.

  1. Maria Laurinda Ribeiro de Souza

Graduada em Psicologia pela Faculdade Sedes Sapientiae, participou como aluna das discussões sobre reformulação e currículo. Participação do Centro Comunitário de Parelheiros (1973). Supervisora da rede pública (convênio Sedes / governo Luiza Erundina). É psicóloga e psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professora do curso Psicanálise, do mesmo Departamento.

  1. Florianita Coelho Braga Campos

Formada em Psicologia pela UnB em 1977, é sanitarista pela Unicamp (1984), possui Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Tem experiência na área de Saúde Coletiva e práticas alternativas à hospitalização, tendo ocupado cargos de coordenação em Saúde Mental em São Paulo, Campinas e Santos. Atualmente é professora de Psicologia da Unifesp-Baixada Santista, coordenadora da Câmara Técnica de Extensão da Unifesp-BS e do Laboratório do Conhecimento Compartilhado em Saúde Mental. 

  1. Adélia Benetti de Paula Capistrano

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), participou desde estudante da luta antimanicomial, estagiou em Trieste, na Itália, nas estruturas do Departamento de Saúde Mental e está realizando Mestrado na Universidade Nova de Lisboa. Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial - Caps Adulto Arco-Íris (Guarulhos). 

  1. Ana Iria de Oliveira Negrão

Graduação em Psicologia e especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2006).  Atualmente é coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Diadema.

  1. Ernane Ferreira Maciel

Graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (1983). Atualmente é psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema. Trabalha na Escola de Saúde de Diadema com educação permanente em saúde com gestores e trabalhadores de saúde e é coordenador pedagógico do Estado de São Paulo dos Tutores do Curso de Qualificação de Gestores do SUS pelo EAD-ENSP/Fiocruz.

  1. William Cristoffer de Souza

Graduação em Psicologia Universidade Metodista de São Paulo (2006) e Mestrado em Psicologia da Saúde (2006) pela mesma instituição. Atualmente é psicólogo e atua no SUAS – Sistema Único da Assistência Social, executando o PAIF – Programa de Atenção Integral à Família. Atua no programa de Consultório de Rua.

  1. Cláudia Leone

Graduação em Psicologia. Atualmente é psicóloga clínica de Unidade Básica de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Diadema.

  1. Heloisa Elaine dos Santos

Graduação em Psicologia pela UNICSUL (2002), especialização em Psicologia Hospitalar pela Universidade de São Paulo, USP (2004) e Residência médica em Saúde da Família pela Faculdade Santa Marcelina, ASM/FASM (2007). Atualmente é psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Diadema.

  1. Ozenira Aparecida da Silva

Graduação em Psicologia e especialização em Psicologia Hospitalar (2005). Atualmente é psicóloga clínica de Unidade Básica de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Diadema.

  1. Heverton Orestes Agnelli

Estudante de graduação de Psicologia. Atualmente é agente de Ação Social do programa Consultório de Rua da Secretaria da Saúde da Prefeitura Municipal de Diadema.