Percursos da Psicologia Clínica em São Paulo

Alguns marcos históricos:

1938 - Criação da Clínica de Orientação Infantil na Seção de Higiene Mental do Escolar, dirigida pelo médico e psicanalista Durval Marcondes. A Clínica oferece psicodiagnóstico, orientação de pais e psicoterapia.

1941 - Criação da Seção de Psicologia Infantil da Cruzada Pró-Infância, dirigida pela psicóloga Betti Katzenstein.

1945 - Fundação da Sociedade de Psicologia de São Paulo, com o objetivo de incentivar a cooperação, o intercâmbio e a pesquisa dos que trabalhassem com Psicologia ou áreas afins.

1946 - Criação de um curso de especialização em Psicologia na Cadeira de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.

1947 - Criação de um curso de aperfeiçoamento em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae, dirigido por Madre Cristina (Célia Sodré Dória).

1948 - Fundação da clínica psicológica anexa à FFCL Sedes Sapientiae, na Rua Caio Prado.

1953 - Realização do Primeiro Congresso Brasileiro de Psicologia, em Curitiba. Este congresso é um marco importante na organização dos psicólogos e tem como resultado a criação de uma entidade nacional, a Associação Brasileira de Psicologia.

1953 - Publicação do livro Psicologia Moderna, coordenado por Otto Klineberg.

1953 - Início do curso de Especialização em Psicologia Clínica da Cadeira de Psicologia da FFCL da USP, organizado por Durval Marcondes e com a participação de vários psicanalistas.

1953 - Início do curso de Especialização em Psicologia Clínica nas Faculdade Sedes Sapientiae.

1954 - Ampliação dos serviços da Seção de Higiene Mental do Escolar: criação da Clínica de Orientação no Grupo Escolar Visconde de Itaúna e de consultórios psicológicos em escolas dos bairros de Jabaquara, Brooklin, Butantã e Belém.

1954 - Realizado em São Paulo o I Congresso Latino-Americano de Saúde Mental, com acaloradas discussões sobre a legitimidade da Psicologia Clínica (incluindo a Psicanálise) exercida por não-médicos.

1954 - Associação Brasileira de Psicologia encaminha uma proposta de regulamentação da profissão e de formação superior ao ministro da Educação.

1955 - Criação da Seção de Higiene Mental na Clínica Pediátrica do Hospital das Clínicas, dirigida por Dulce Marcondes Machado.

1957 - Início da graduação em Psicologia na USP, sendo o diploma de bacharel em Psicologia reconhecido legalmente no Estado de São Paulo.

1958 - Início do curso de Especialização em Psicologia Clínica na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras São Bento da PUC-SP, dirigida por Enzo Azzi.

1959 - Criação da Clínica Psicológica do Instituto de Psicologia da PUC-SP, dirigida por Ana Maria Poppovic, na Rua Cardoso de Almeida n. 1.021.

1962 - Aprovação no Congresso Nacional do projeto de regulamentação da profissão de psicólogo, transformado na Lei n. 4.119 de 27 de agosto de 1962.

1962 - Início dos primeiros cursos de graduação em Psicologia nas Faculdades Sedes Sapientiae, São Bento e USP. É instalada a Clínica de Psicologia da USP na Rua Jaguaribe, com equipe chefiada por Durval Marcondes, e inaugurada a nova Clínica Psicológica do Sedes Sapientiae.

1973 - Implantação dos Centros Comunitários de Saúde Mental (prevenção primária, secundária e terciária).

1975 - Criação do Instituto Sedes Sapientiae, um dos importantes núcleos de formação em Psicologia Clínica complementares à graduação.

1983 - No governo de Franco Montoro no Estado de São Paulo são criados ambulatórios de saúde mental, emergências psiquiátricas em hospitais gerais, formadas equipes mínimas de saúde mental nas unidades básicas de saúde, e implementadas modificações nos hospitais psiquiátricos públicos.

1986 - Inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira (conhecido como CAPS-Itapeva), em São Paulo.

1987 - É realizado o Encontro dos Trabalhadores de Saúde Mental e divulgado o “Manifesto de Bauru”, considerado por muitos como um marco histórico da Luta Antimanicomial.

1988 - A nova Constituição define que “A saúde é direito de todos e dever do Estado”. Começa a implantação do SUS, cujos princípios básicos são a universalização do acesso, a integralidade da atenção e a equidade.

1989 - Intervenção na Casa de Saúde Anchieta, pela Secretaria Municipal de Saúde de Santos, e implantação de uma rede de atenção em saúde mental substitutiva.

1989 - Criação de Centros de Convivência, Hospital-dia, emergências psiquiátrica e leitos psiquiátricos em hospital-geral pela Prefeitura de São Paulo.

1990 - Na década de 1990, os CAPS, assim como os Núcleos de Atenção Psicossocial (NASF), tornaram-se a principal estratégia do processo de Reforma Psiquiátrica.

2001 - Aprovação da Reforma Psiquiátrica, que propõe a reformulação do modelo de atendimento e a substituição gradual dos hospitais psiquiátricos.

2008 - Implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), ampliando a atuação dos psicólogos clínicos na rede de atendimento básico à população.