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A análise e a crítica da Psicologia Escolar/Educacional permanecem na pauta das atividades do CRP/SP há 30 anos, desde que enfrenta a discussão sobre o modelo (médico) de atuação do psicólogo escolar/educacional, defende o psicólogo como profissional da educação e luta pela democratização da sociedade e da escola. Buscamos, desde então, refletir sobre o compromisso científico, histórico e social dessa área.

É nesta perspectiva que a Comissão de Psicologia e Educação constituída na atual gestão do CRP SP (2007-2010) iniciou seus trabalhos. Originou-se do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação constituído na gestão anterior (2004-2007), que se organizou basicamente para a realização das duas Mostras Estaduais de Práticas de Psicologia em Educação e Encontro de Psicólogos da Área da Educação. As Mostras revelaram-se, especialmente, produtivas quanto às discussões de áreas ainda pouco exploradas na formação dos psicólogos, e mesmo nas discussões sobre práticas profissionais já constituídas, indicando a necessidade de aprofundamento da categoria para a construção de novas referências. Estas áreas indicam novos e necessários contratos da Psicologia com as demandas sociais atuais, especialmente na atuação de psicólogos em Fóruns e Conselhos de Educação e de defesa da criança e do adolescente, além das práticas em psicologia da educação em contextos de saúde, cultura e assistência social.