PSI Site do Conselho Regional de Psicologia 6ª Região - São Paulo

Luta Antimanicomial


O que esperamos da Psicologia em situações de emergências e desastres: práticas, trabalho em rede e participação social

Data: 08/11/2017
Horário: 14h30 ás 18h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

O evento tem como objetivo fomentar a discussão do papel da Psicologia no contexto de emergências e desastres considerando práticas profissionais, o trabalho em rede e a participação social. Para isso, será realizado aberto ao público geral com divulgação aos serviços de atendimento da rede pública, universidades e movimentos sociais.
A Psicologia já atua nessa temática de diversas formas e há tempos, é importante que se qualifique este trabalho e que este seja feito de forma crítica e contextualizada para que, de forma alguma, contribuamos para mais sofrimento dentro de situações tão delicadas. É importante também fomentar o trabalho em prevenção neste campo contribuindo para cidades mais seguras e conscientes de seu território.
Em breve pesquisa realizada pelos colaboradores com trabalhadores da região, especialmente do SUAS, percebemos que grande parte não entende seu papel nestas situações, não está preparado ou se sente desamparado e solitário. Estas questões e a vontade de colaborar com proposta de elaboração do Plano de Contingências do CRP-SP nos motivou a organizar este evento.

Convidados:
Cecília Araújo Melo - Graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia da Saúde/UMESP. Atuou por mais de dez anos na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e atualmente está lotada na Secretaria Municipal de Segurança Urbana/SP, atuando junto ao efetivo da Guarda Civil Metropolitana. Colaboradora do Núcleo de Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia SP.

Gisele de Freitas Silva Alves - Graduada em Pedagogia/UNISANTOS e Assistente de Direção Escolar com atuação na Secretaria de Educação de Santos durante 8 anos nos projetos de Aceleração Escolar, Elaboração das Avaliações Diagnósticas e na Seção de Educação Infantil com capacitação de professores. Atua na Seção de Programas Preventivos da Defesa Civil de Santos.

Olavo Sant'Anna Filho - Graduado em Psicologia/UNG Psicoterapeuta e Psicodramatista/ABPS e EPP. Pós-graduado em administração de Emergências e Desastres pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, pela Universidade de Wisconsin e pela Organização Partners of America. Pós-graduado em Gestão de Saúde, Desastres e Desenvolvimento, pela Universidade da Costa Rica e pela Organização Pan-Americana da Saúde. Coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (1997 a 2001).

Ubiratã de Souza Dias - Integrante da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB. Especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo/UFRJ.

Victor Arroyo da Silva do Valle - Graduado em Geologia/UNESP e atua como Geólogo na Defesa Civil de Santos desde maio de 2017.

Coordenação:
Annie Louise Saboya Prado - Psicóloga membro do Núcleo de Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia SP

 

Programação:
14h30 às 15hs - café de boas vindas
15hs às 15h30 - abertura
15h30 -17hs - participação dos convidados
17hs - 18hs - perguntas do público e debate

Evento gratuito. Vagas Limitadas.

Informações: (13) 3235-2324 ou baixada@crpsp.org.br

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Promoção e realização:
Conselho Regional de Psicologia SP
Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira

Roda de Conversa: Racismo Estrutural e seus Efeitos nas Relações Interpessoais

Data: 17/11/2017
Horário: 19h às 22h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

O objetivo da atividade é promover uma roda de conversa sobre racismo estrutural e seus agravos às relações interpessoais, bem como a importância da categoria profissional se apropriar desse conhecimento, sobretudo para uma melhor compreensão e atendimento à população negra, que sofre diretamente os efeitos desse atravessamento.

Convidados:

Mary Ueta - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia SP. Coordenadora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Shirley dos Santos - Psicóloga coordenadora de projetos do CEERT - Centro de Estudos das Relações  de Trabalho e Desigualdades, pesquisadora da temática racial nas áreas de educação e direito humanos e acompanhamento em equipe multidisciplinar do programa de Direito.

Coordenação: Letícia da Silva Moura - Representante do Núcleo de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia de SP.  

Programação:
19h00 - Abertura do Evento
19h15 - Roda de Conversa: Racismo Estrutural e seus Efeitos nas Relações Interpessoais
21h00 - Coffee break
21h30 - Apresentação do Balé Afro de São Vicente
22h00 - Encerramento

Evento gratuito. Vagas Limitadas.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Promoção e realização:
Conselho Regional de Psicologia SP
Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira




Baixada Santista e Vale do Ribeira
Informações:
baixada@crpsp.org.br
Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro
Cep: 11075-270 Santos, SP
Tels.: (13) 3235.2324 - 3235.2441
Todos os eventos são gratuitos.