uitas crianças, adolescentes e adultos, violando seus direitos e promovendo sofrimento psíquico à pessoa e a sua família.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo está propondo o 1º Seminário sobre Medicalização do Vale do Ribeira, com a finalidade de refletir sobre este cenário na região, apontar possibilidades de enfrentamento a esta lógica medicalizante e debater como este processo atravessa a prática profissional da(o) psicóloga(o). Pretende-se ainda que o evento seja também preparatório para o Congresso Nacional de Psicologiae as(os) psicólogas(os) possam apresentar propostas de encaminhamentos a partir do debate.

Coordenação: Mirnamar Pinto da Fonseca Pagliuso - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e Coordenadora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira

Convidadas:
Jaqueline Kalmus - Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1995), mestrado (2000) e doutorado (2010) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado vinculada a projeto temático desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio no Departamento de Investigaciones Educativas del Centro de Investigación y EstudiosAvanzadosdel Instituto Politecnico Nacional, na Cidade do México (2012). É professora contratada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e do Cursode Formação Permanente "Rede Sampa - Saúde Mental Paulistana", da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo. É membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, fazendo parte da Secretaria Executiva do Núcleo Metropolitano de São Paulo (2014-2016). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: fracasso escolar, cotidiano escolar, medicalização, ensino superior, humilhação social, formação de professores, trabalho docente, trabalho e cotidiano, políticas educacionais na América Latina.

Thais Goldstein Seltzer - Psicóloga com Aprimoramento em Saúde Mental Multiprofissional, Mestre em Antropologia da Saúde, e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Já atuou como psicóloga em diferentes Centros de Atenção Psicossocial e também na Marinha do Brasil.Trabalha há 17 anos como psicoterapeuta (de orientação fenomenológica-existencial) e há 7 anos, como docente e supervisora de estágios em diferentes cursos de Psicologia. Em suas pesquisas e publicações, têm se voltado para os modos de produção e enfrentamento dos sofrimentos contemporâneos, buscando as interfaces entre Psicologia, Política, Cinema, Teatro, Educação etc. É membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Baixada Santista.

Eventos gratuitos. Vagas Limitadas.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Promoção e Realização:


Apoio:
IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Registro



Debate: Diversidade Sexual na infância e adolescência: intolerância e discriminação

Data: 26/11/15
Horário: 19 horas
Local: Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Endereço: Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro - Santos/SP

Sendo ainda considerado como um tabu para muitos, o tema da diversidade sexual tem sido alvo de críticas e preconceitos, sendo raramente discutida no ambiente escolar e mesmo em processos terapêuticos. Como resultante dessa situação, a violência contra lésbicas, gays, travestis, bissexuais e transexuais tem sido constantes, o que exige respostas urgentes para garantir os direitos de toda a população. Esta atividade se destina a proporcionar momento de debate e reflexão a respeito da homofobia na infância e adolescência, com vistas a ampliar a compreensão sobre a sexualidade humana para além da hegemonia heterossexual.

O evento também faz parte da programação da IV Semana da Diversidade Sexual de Santos - Visibilidade: nossa luta é todo dia, e será um evento preparatório para o Congresso Brasileiro de Psicologia de 2016.

Convidada:
SANDRA ELENA SPÓSITO - Psicóloga, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia pela UNESP de Assis, Professora Universitária, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Coordenadora da Comissão Gestora da Subsede de Bauru do CRP-SP e membro do Núcleo de Sexualidade e Gênero do CRP-SP.

Promoção e Realização:

Painel de Debate "Qual Estatuto da Família? Em defesa dos direitos e da pluralidade"

I Debate sobre o Modelo Social da Deficiência e atuação das(o)s psicólogas(os)

Data: 29/04/2019
Horário: 14h às 17h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP
Inscreva-se aqui







PRÉ CONGRESSO REGISTRO

Data: 28/02/19 (quinta-feira)
Horário: 13h30 às 19h.
Local: Senac de Registro.
R. Teiti Koki, 105 - Vila Florida, Registro - SP, 11900-000.
Inscreva-se aqui

A Subsede CRP/SP Baixada Santista e Vale do Ribeira convida a categoria à participar do Pré Congresso desta região. 
Venham levantar conosco propostas para o X Congresso Regional Psicologia e X Congresso Nacional de Psicologia. Conforme regulamento no link do site do Conselho:

http://www.crpsp.org/site/interna.php?pagina=169 

PROGRAMAÇÃO

13h30- 14h. Credenciamento e escolha de eixos.
14h-14h30- Abertura. Apresentação de vídeo institucional do CRP. Análise de conjuntura com o psicólogo Flávio Saraiva.
14h30-15h. Leitura do regimento e eleição da mesa.
15h-16h. Divisão de trabalho de subgrupos de acordo com os eixos
16h-16h20h. Intervalo cofre break
16h20-17h. Continuação do trabalho dos subgrupos.
17h-18h. Plenário final. Aprovação das propostas
18h-19h. Eleição das delegadas.
Encerramento.

Convidado: Flávio Saraiva. Psicólogo, Assistente Social e monitor de formação política. Membro do FORT-SUAS/BS. Fórum Regional de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social da Baixada Santista.





PRÉ CONGRESSO SANTOS

Data: 23/02/2019
Horário: 9h às 18h.
Local: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos
Av. Campos Sales, 106 - Vila Nova, Santos - SP, 11013-401.
Inscreva-se aqui

A Subsede CRP/SP Baixada Santista e Vale do Ribeira convida a categoria à participar do Pré Congresso desta região. 
Venham levantar conosco propostas para o X Congresso Regional Psicologia e X Congresso Nacional de Psicologia. Conforme regulamento no link do site do Conselho:

http://www.crpsp.org/site/interna.php?pagina=169 

PROGRAMAÇÃO

9h- 9h30. Credenciamento, escolha dos eixos. Coffee de boas vindas.
9h30- 10h30. Abertura. Análise de conjuntura com convidado.
10h30- 11h. Leitura de regimento eleição da mesa diretora.
11h- 12h. Trabalho dos subgrupos.
12h-13h- Intervalo.
13h-15h. Continuação do trabalho dos subgrupos.
15h-17h. Plenária final/ aprovação das propostas.
17h-18h. Eleição dos delegadas(os).

Convidado: Flávio Saraiva.
Psicólogo, Assistente Social e monitor de formação política. Membro do FORT-SUAS/BS. Fórum Regional de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social da Baixada Santista.





RODA DE CONVERSA: Encarceramento em massa e Redução da Maioridade Penal

Data: 04/02/2019
Horário: 19h às 22h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP
Inscreva-se aqui

Nos últimos tempos o ritmo do encarceramento em massa vem crescendo intensamente. Em 2017 o Brasil ocupou o terceiro lugar no mundo entre os países que mais encarceram. O sistema prisional tem adotado como modelo privilegiado as penas privativas de liberdade. Esse modelo não tem reduzido a criminalidade e pelo contrário, tem alimentado as organizações criminosas dentro dos presídios e violações de direitos das pessoas privadas de liberdade. A sociedade concomitantemente, vem apostando na ideia de leis cada vez mais duras para reduzir a falta de segurança urbana. É nesse contexto que vemos surgir propostas de redução da Maioridade Penal como medida punitiva para jovens infratores. Portanto, convidamos psicólogas(os) para refletir sobre o que a Psicologia pode dizer sobre este tema na interface psi-jurídica e construir propostas para o X Congresso Nacional de Psicologia e X Congresso Regional de Psicologia.

Facilitador : José Ricardo Portela. Psicólogo do Sistema Prisional. Especialista em Gestão Pública de Saúde do Sistema Prisional UFMS (2015) e Mestrado em Ciências da Saúde UNIFESP (2016). Coordenador da Comissão de Ética da Subsede CRP/SP Baixada Santista e Vale do Ribeira e membro do Núcleo de Justiça CRP/SP. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Secretaria de Administração Penitenciária.





VIOLÊNCIA DE ESTADO: ANÁLISES E REFLEXÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS

Data: 03/12/2018
Horário: 18h30 às 22h.
Local: Ordem dos Advogados do Brasil de Santos
Praça José Bonifácio, 55, Centro - Santos / SP
Inscreva-se aqui

Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, a Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo propõe uma discussão multidisciplinar sobre as políticas de violência empregadas pelo Estado.

O debate tem como objetivo analisar a violência de Estado no Brasil em seu contexto histórico, promover reflexões e parcerias para o enfrentamento da questão. Serão abordadas questões relacionadas ao encarceramento em massa, às políticas públicas discriminatórias, ao racismo institucional e à consequente produção de sofrimentos que impacta na construção da subjetividade das pessoas e suas relações sociais.

MEDIAÇAO DA MESA
Mary Ueta. Psicóloga. Conselheira do CRP/SP e coordenadora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira do CRP/SP.

ABERTURA DA MESA
Letícia de Moura. Psicóloga, mestranda em Ciências da Saúde Unifesp Baixada Santista, Colaboradora e membro do Núcleo de Psicologia e Relações Etnicoraciais do CRP/SP.
Renato Santos de Azevedo. Advogado. Conselheiro Municipal de Igualdade Racial de São Vicente de 2011 a 2013; Conselheiro Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá de 2011 a 2013; Conselheiro Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo de 2016 a 2020.
Rosangela da Silveira Toledo Novaes - Advogada. Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB - Santos; secretária da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da CFOAB; secretária da Comissão Municipal da Diversidade Sexual de Santos; coordenadora do curso de pós-graduação em Direito Homoafetivo e Gênero EAD na Universidade Santa Cecília - UNISANTA.

MESA DE DEBATE
Adeildo Vila Nova - Assistente Social. Especialista em Gestão de Pessoas pela UNIMONTE; Mestrando em Serviço Social e Políticas Sociais; membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Justiça Criminal, Sociedade Punitiva e Direitos Humanos (GEPEX-DH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-BS); Assistente Social Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP); diretor da Associação das/os Assistentes Sociais e Psicólogas/os do TJ-SP (AASPTJ-SP).
Júlio Evangelista Santos Júnior - Advogado. Militante do Movimento Negro; servidor público; graduando em Ciências Sociais; presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra do Brasil; vice-presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB-SP Subseção Santos; presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cubatão; membro do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial de Santos; coordenador geral do Projeto Educafro Regional Baixada Santista Núcleo Santos Valongo.
Jaquelina Maria Imbrizi - Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e (2001) e pós-doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Política (2013 - 2015). Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista onde desenvolve atividades na graduação e nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Ciências da Saúde (Modalidade Profissional) e Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Mestrado e doutorado acadêmicos). Membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (USP) e do Laboratório de Psicanálise da Unifesp - Campus Baixada Santista - Linha de Pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão: Psicanálise, Arte e Sociedade (PAS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cultura e sociedade; mal-estar e violência; narrativa de história de vida e grupo como dispositivo.   
Marisa Feffermann - Psicóloga. Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; pesquisadora do Instituto de Saúde da SES/SP, da FLACSO - Brasil (Faculdade Latino Americana de Sociologia); professora do Centro Universitário Estácio de São Paulo e da SEE/SP. Postdoctora em Investigación en Ciencias Sociales, NIñez y Juventud (CLACSO). Coordenadora do Grupo de Trabalho - Infancia y Juventud: Políticas, Culturas e Instituciones Sociales da CLACSO; membra da Rede de Proteção e Resistência contra o genocídio; autora do Livro "Vidas Arriscadas: o cotidiano de jovens trabalhadores do tráfico de drogas".

XIX Encontro Fórum Estadual de Redução de Santos- FERD. Etapa Baixada Santista

Data: 29/11/2018
Horário: 09h às 13h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP
Inscreva-se aqui



Diálogos sobre Medidas Socioeducativas

Data: 31/10/2018
Horário: 13H ÁS 17H30
Local: Sindicato dos Metalúrgicos
Av. Ana Costa, 55, Santos-SP.
Inscreva-se aqui

O CRP SP e o FORTSUAS Baixada Santista convidam para o encontro que será realizado no dia 31 de outubro/2018, das 13h30 às 17h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, Av. Ana Costa, 55, Santos/SP.

O objetivo é promover o debate sobre Medidas Socioeducativas, além de conhecer o que vem sendo realizado na região no que se refere à articulação das políticas públicas em defesa dos direitos individuais e sociais dos adolescentes.

O convite estende-se às prefeituras e Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, Educação e Assistência Social e aos diversos serviços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos - Conselhos Tutelares, Ministério Público, Defensoria Pública, serviços executores de medidas socioeducativas e serviços de atendimento aos adolescentes (Escolas, CAPSi e Entidades Não-Governamentais).

Haverá espaço para mostra de atividades culturais elaboradas por adolescentes e jovens.

Sua presença é muito importante!

Convidadas(os):

Igo Gabriel Ribeiro
Psicólogo e Mestre em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Cíntia Olivieri Lario
Assistente Social da Fundação Casa

Amanda Moscato Xavier
Psicóloga da seção de MSE do Creas da Zona Noroeste de Santos

Cassiano da Silva Gomes
Estudante





OFICINA DE PSICOLOGIA NA GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES - CONHECIMENTO, PRÁTICA E PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO

Data: 25/10/2018
Horário: 14h às 17h30
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP
Inscreva-se aqui



Pré Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas- COMAD de Santos

Data: 18 de outubro de 2018
Horário: 13h30 às 16hs
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP
NÃO É PRECISO INSCRIÇÃO PRÉVIA!

O tema desta Conferência é: Álcool e outras Drogas da Infância à Juventude: uma abordagem intersetorial.
Venha discutir e elaborar propostas para o plano de ação municipal dos próximos dois anos. Ouvir, respeitar e criar. Seguimos em luta por uma política de drogas que respeite a diversidade e pelo cuidado em liberdade.





Roda de Conversa sobre Politicas Públicas, Cultura e Saúde LGBT

Data: 29/09/2018
Horário: 15h às 17h
Local: Cadeia Velha de Santos
Pca dos Andradas s/n, Centro, Santos -SP
Inscreva-se aqui

Participação da Semana de Psicologia da UniSantos:
Psicologia e Movimentos sociais. A importância da participação e organização de ações coletivas.

Apresentação da Comissão Gestora Subsede Baixada Santista, ações que realizamos juntos aos movimentos sociais da Baixada. Frente da luta Antimanicomial-BS, Marcha da Maconha-BS, Fort SUAS-BS, Fórum Popular de Saúde da Baixada Santista, entre outros.

Data: 30 de agosto de 2018
Horário: 8h às 10h
Local: UniSantos. Campus Dom Idílio.
Av. Conselheiro Nébias, 300, Paquetá, Santos
Inscreva-se aqui

COMEMORAÇÃO DA PSICOLOGIA NO VALE DO RIBEIRA

Tentando encurtar distâncias, visando à regionalização e aproximação da categoria no Vale do Ribeira, a Subsede CRP/SP Baixada Santista e Vale do Baixada Santista, Comissão Gestora, irão reunir-se psicólogas(os) da região para troca de experiências e deliberações para o CRP/SP no período da manhã, sendo que à tarde foi reservada para uma Oficina de Elaboração de documentos escritos, conforme solicitação da categoria do Vale ao Conselho.

Data: 27 de agosto de 2018
Horário: 10h às 17h
Local: CEREST. Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Registro
Rua Filomena Abi Azar, 45. Registro. CEP 11900-000
Fone: (13) 3822-2290
Inscreva-se aqui

Sarau da Psicologia
Nossa Luta Cria: Conhecimento, Cultura e Afeto

Convidamos psicólogas(os) a mostrar a sua Arte e o que mais quiserem compartilhar com a gente!
Poesias, músicas, ideias, oficinas...
Microfone aberto!

Palestrantes: Comissão Gestora Subsede CRP/SP:

Data: 25 de agosto de 2018
Horário: 16h às 22h
Local: Subsede CRP/SP Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro, Santos - SP, 11075-270
Fone: (13) 3235-2234
Inscrições para apresentações artísticas ou oficinas pelo e-mail: baixada@crpsp.org.br

Participação da Semana de Psicologia da UNIMES - Mesa 2 - NOSSA LUTA CRIA: A Psicologia em movimento para promover liberdades.
A transversalidade da luta Antimanicomial

A luta Antimanicomial é uma das principais bandeiras da Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia/SP, que tem princípios pautados no cuidado em liberdade e práticas que garantam direitos humanos fundamentais.
Relato da experiência da gestão (2016/2019) da Subsede do Conselho Regional de Psicologia/SP da Baixada Santista e Vale do Ribeira da articulação junto à categoria, políticas públicas e movimentos sociais.

Palestrantes: Comissão Gestora Subsede CRP/SP:

Data: 25 de agosto de 2018
Horário: 11h às 13h
Local: Unimes
Av. Conselheiro Nébias, 536 - Encruzilhada, Santos - SP, 11045-002
Fone: (13) 3228-3400
Inscreva-se aqui

NOSSA LUTA CRIA: Semana de Comemorações do dia da Psicologia- Subsede CRP/SP Baixada Santista e Vale do Ribeira. Agosto/2018

Participação da Subsede CRP/SP, na roda de conversa "Horizontes e perspectivas da atuação profissional: caminhos possíveis, caminhos múltiplos"; do curso de Psicologia da UNIFESP. Coordenação de estágios do curso de Psicologia. Psicóloga Mary Ueta, Conselheira CRP/SP e Coordenadora Subsede CRP/SP Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Data: 20 de agosto de 2018
Horário: 10h30 às 22h
Local: UNIFESP. Campus Silva Jardim.
Edifício Central - R. Silva Jardim, 136 - Vila Matias, Santos - SP, 11015-020
Fone: (13) 3229-0100
Inscreva-se aqui

A Subsede da Baixada Santista e Vale do Ribeira do CRP SP convida profissionais e estudantes de Psicologia a participarem da Roda de Conversa: Diálogos sobre Práticas Inovadoras da Psicologia na Interface com a Justiça - pensando a escuta especial, justiça restaurativa, comunicação não-violenta, mediação e intervenções no sistema prisional.

A ideia é refletirmos sobre os novos desafios, novas ferramentas e conhecimento psicológico produzidos a partir destas práticas. Espera-se com este evento agregar diferentes olhares no diálogo com a Justiça e, acima de tudo, estimular um exercício profissional eticamente qualificado e garantidor dos Direitos Humanos.

Evento preparatório para a I Mostra de Práticas em Psicologia na Interface com a Justiça.

Roda de Conversa: Diálogos sobre Práticas Inovadoras da Psicologia na Interface com a Justiça

Data: 15 de agosto de 2018
Horário: 19h às 22h
Local: UNIFESP - Campus Baixada Santista - Edifício Acadêmico II
R. Carvalho de Mendonça, 144, Encruzilhada, Santos/SP
Inscreva-se aqui

A Subsede da Baixada Santista e Vale do Ribeira do CRP SP convida profissionais e estudantes de Psicologia a participarem da Roda de Conversa: Diálogos sobre Práticas Inovadoras da Psicologia na Interface com a Justiça - pensando a escuta especial, justiça restaurativa, comunicação não-violenta, mediação e intervenções no sistema prisional.

A ideia é refletirmos sobre os novos desafios, novas ferramentas e conhecimento psicológico produzidos a partir destas práticas. Espera-se com este evento agregar diferentes olhares no diálogo com a Justiça e, acima de tudo, estimular um exercício profissional eticamente qualificado e garantidor dos Direitos Humanos.

Evento preparatório para a I Mostra de Práticas em Psicologia na Interface com a Justiça.

Oficina de documentos escritos

Data: 30/07/2018
Horário: 13h as 17h
Novo Local:
Sindpetro - Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista
Av. Conselheiro Nébias, 248 - Paquetá, Santos - SP

Inscrições online encerradas.

Pré-Encontro da Rede de Articulação "Psicólogia, Povos Indígenas, Quilombolas, de Terreiro, Tradicionais, Caiçaras e em luta por território"



Data: 28/07/2018
Horário:
Local: Estação Cidadania
Av. Ana Costa, 340 - Vila Matias, Santos - SP, 11060-000
Inscreva-se aqui

O Pré-Encontro da Rede de Articulação é um evento que visa reunir Psicólogas/os, Povos Indígenas, Quilombolas, de Terreiro, Tradicionais, Caiçaras e em luta por território, da Região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, para um dia de atividades com rodas de conversas, trocas culturais e de conhecimentos, oficinas e articulações a fim de levantar e dar visibilidade às lutas e demandas das comunidades da Região.

O Pré-Encontro da Rede de Articulação Regional será realizado no dia 28 de julho, na Estação da Cidadania, em Santos, antecedendo o I Encontro Nacional da Rede de Articulação, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de setembro, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, SP. (https://redearticulacao.wordpress.com/) O trabalho da Psicologia em conjunto com essas populações é ainda relativamente recente. Nesse período, tornou-se evidente a necessidade da Psicologia se reinventar para atuar de forma engajada nesses campos, ampliando os diálogos e aprendizados com diferentes culturas, conhecimentos e visões de mundos.

Frente aos desafios enfrentados cotidianamente pelos povos originários e tradicionais, que vivenciam sistemáticas violências e violações de direitos, faz-se necessário criar uma Psicologia descolonizada, ética e politicamente compromissada com o respeito à diversidade cultural, posicionando-se em apoio às lutas e mobilizações dos povos que até hoje sofrem com os efeitos da colonização exploratória e da escravidão.

Desse modo, a Rede de Articulação: Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, de Terreiro, Tradicionais e em luta por território, tem o objetivo de construir uma rede de profissionais, pesquisadoras/es, estudantes e ativistas que atuam com estas populações em suas variadas lutas, fortalecendo apoios e tecendo outra Psicologia junto aos diversos povos do nosso continente!

Venha construir conosco!

Programação:

14:00
Acolhimento dos participantes, Feira de troca de sementes, Oficina de plantio e plantas medicinais

15:00
Apresentações Culturais

16:00
Abertura da Roda de Conversa

18:00
Lanche Coletivo

19:00
Encaminhamentos

20:00
Encerramento
Apresentações culturais

5° Encontro com a rede de atenção às pessoas em situação de rua

RODA DE CONVERSA - Conjunturas Manicomiais e Resistências Possíveis

Data: 14 de maio de 2018
Horário: 13h às 18h
Local: UNIFESP-Baixada Santista - Unidade: Silva Jardim
Inscreva-se aqui

Oficinas: 13h às 15h
- Oficina de expressão artística: para abertura do projeto de confecção do logotipo da Frente da Luta Antimanicomial da Baixada Santista;
- Oficina de cartazes: para o ato no dia 18 de maio no MASP em São Paulo

Lanche: 15h às 15h30

Roda de conversa: 15h30 às 18h
Histórico da Frente Estadual e Histórico da Frente da Baixada Santista da Luta Antimanicomial
- Moacyr Miniussi Bertolino Neto e Mario Alexandre Moro
- Daniella Stazack de Araújo

Facilitadores da Roda de Conversa:
- Edmilson Plácido (Representante da Marcha da Maconha)
- Profa. Carla Bertuol e Luciana Surjus (profas da Unifesp)
- Carlos José Alberto Solano (Familiar- Representando Frente da Baixada Santista),
- Graziela Barreiros (Socióloga e Profa do curso de RD),

Eventos Gratuitos

Polo de transmissão: Lançamento Estadual da Campanha de Combate ao Preconceito contra a Usuária e o Usuário da Assistência Social

Data: 19/04/2018
Horário: 19h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP


Confira a programação completa do evento que será transmitido na subsede.

Terceiro encontro com a rede de atenção às pessoas em situação de rua

Data: 27 de março de 2018
Horário: 13h
Local: Auditório da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS
Av. Conselheiro Nébias, 589. Boqueirão. Santos-SP
Inscreva-se aqui

Dando continuidade a articulação regional das trabalhadoras e trabalhadores que atuam junto às pessoas em situação de rua na região da Baixada Santista, a atividade contará com a apresentação de cada município no que se refere aos fluxos e serviços que prestam atendimento a essa população.

Estão convidadas as equipes dos Centos Pop, Albergues, CREAS, CRAS, Abordagem Social, Consultórios na Rua, CAPS, Conselhos de Direitos, Universidades e demais serviços, programas e projetos.

Informações: (13) 3235-2324 ou baixada@crpsp.org.br CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

Pode a psicologia ser feminista? (Transmissão on line)

Data: 08 de Março de 2018 - 5.ª feira
Horário: 08h30 às 13h00
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

Inscrições e mais informações:
baixada@crpsp.org.br
Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro
Cep: 11075-270 Santos, SP
Tels.: (13) 3235.2324 - 3235.2441

Encontro da região Baixada Santista e Vale do Ribeira sobre a revisão das diretrizes curriculares nacionais da Psicologia



OFICINA VIII PRÊMIO ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO - 2017/2018

Data: 20 de dezembro de 2017, quarta-feira
Horário: 9h às 12h
Local: Caec Isabel Ortega Souza
Av. Manoel da Cruz Michael, 333, Vila Santa Rosa, Guarujá/SP.

A Oficina de Pintura e Poesia tem como objetivo principal de oferecer um espaço de experimentação e incentivo à participação dos usuários atendidos nos equipamentos de Saúde Mental do município, no Prêmio Arthur Bispo do Rosário. O município do Guarujá tem histórico de participações e, inclusive, de premiações, mantendo a tradição de valorização deste momento tão importante na luta antimanicomial, onde precisamos reafirmar nosso compromisso com a reabilitação psicossocial através da arte e da cultura.

Facilitadores: Daniella Stazack de Araújo e Rafael Morcillo Júnior

Entrada gratuita

POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS: DE QUAIS DIREITOS NÃO ESTAMOS FALANDO?

Data: 18 de dezembro de 2017, segunda-feira
Horário: 14h às 17h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

Muito mais do que a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro, a pretensão é que nesta data possamos discutir as relações entre as Políticas Públicas e a garantia de direitos em torno das seguintes questões: "Políticas Públicas e Direitos Humanos" e "De quais direitos não estamos falando?".

Mary Ueta - Psicóloga trabalhadora do sistema prisional paulista. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia CRP/SP. Membro da Comissão de Direitos Humanos do CRP/SP e Coordenadora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira do CRP/SP.

Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi - Pedagoga e Advogada. Mestre em Direito Social. Militante em Direitos Humanos. Vencedora do Prêmio Direitos Humanos em 2012.

EVENTO GRATUITO.

Informações: (13) 3235-2324 ou baixada@crpsp.org.br


CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

RODA DE CONVERSA COM A REDE DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: PRÁTICAS E DESAFIOS

Data: 30/11/2017
Horário:
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

O objetivo é mapear e mobilizar trabalhadoras/es que atuam na rede de atenção às pessoas em situação de rua. Será uma oportunidade para conhecermos o que os municípios têm feito nos serviços de abordagem, Centros Pop, CREAS, Albergues, Consultórios na Rua e CAPS e demais programas. A partir daí, traçaremos possíveis estratégias de intervenção para o próximo ano.

PROGRAMAÇÃO

15h - Café de boas vindas
15h30 - Apresentação das/os participantes

16h - Roda de conversa com a mediação da psicóloga Rita de Cássia Oliveira Assunção, representante do Núcleo de Assistência Social do CRPSP, atua na Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar de Campinas na Chefia do Centro Pop - SOARES Unidade I

Convidados:
Instituto Camará Calunga - experiência em abordagem social de crianças e adolescentes
Psicólogo Igor da Costa Borysow, doutorando pelo Departamento de Medicina Preventiva da USP e mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP - "O Consultório na Rua e o cuidado intersetorial às pessoas em situação de rua".

17h - Debate

Evento gratuito. Vagas Limitadas.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Roda de Conversa: Racismo Estrutural e seus Efeitos nas Relações Interpessoais

Data: 17/11/2017
Horário: 19h às 22h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

O objetivo da atividade é promover uma roda de conversa sobre racismo estrutural e seus agravos às relações interpessoais, bem como a importância da categoria profissional se apropriar desse conhecimento, sobretudo para uma melhor compreensão e atendimento à população negra, que sofre diretamente os efeitos desse atravessamento.

Convidados:

Mary Ueta - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia SP. Coordenadora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Shirley dos Santos - Psicóloga coordenadora de projetos do CEERT - Centro de Estudos das Relações  de Trabalho e Desigualdades, pesquisadora da temática racial nas áreas de educação e direito humanos e acompanhamento em equipe multidisciplinar do programa de Direito.

Coordenação: Letícia da Silva Moura - Representante do Núcleo de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia de SP.  

Programação:
19h00 - Abertura do Evento
19h15 - Roda de Conversa: Racismo Estrutural e seus Efeitos nas Relações Interpessoais
21h00 - Coffee break
21h30 - Apresentação do Balé Afro de São Vicente
22h00 - Encerramento

Evento gratuito. Vagas Limitadas.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Promoção e realização:
Conselho Regional de Psicologia SP
Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira

O que esperamos da Psicologia em situações de emergências e desastres: práticas, trabalho em rede e participação social

Data: 08/11/2017
Horário: 14h30 ás 18h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

O evento tem como objetivo fomentar a discussão do papel da Psicologia no contexto de emergências e desastres considerando práticas profissionais, o trabalho em rede e a participação social. Para isso, será realizado aberto ao público geral com divulgação aos serviços de atendimento da rede pública, universidades e movimentos sociais.
A Psicologia já atua nessa temática de diversas formas e há tempos, é importante que se qualifique este trabalho e que este seja feito de forma crítica e contextualizada para que, de forma alguma, contribuamos para mais sofrimento dentro de situações tão delicadas. É importante também fomentar o trabalho em prevenção neste campo contribuindo para cidades mais seguras e conscientes de seu território.
Em breve pesquisa realizada pelos colaboradores com trabalhadores da região, especialmente do SUAS, percebemos que grande parte não entende seu papel nestas situações, não está preparado ou se sente desamparado e solitário. Estas questões e a vontade de colaborar com proposta de elaboração do Plano de Contingências do CRP-SP nos motivou a organizar este evento.

Convidados:
Cecília Araújo Melo - Graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia da Saúde/UMESP. Atuou por mais de dez anos na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e atualmente está lotada na Secretaria Municipal de Segurança Urbana/SP, atuando junto ao efetivo da Guarda Civil Metropolitana. Colaboradora do Núcleo de Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia SP.

Gisele de Freitas Silva Alves - Graduada em Pedagogia/UNISANTOS e Assistente de Direção Escolar com atuação na Secretaria de Educação de Santos durante 8 anos nos projetos de Aceleração Escolar, Elaboração das Avaliações Diagnósticas e na Seção de Educação Infantil com capacitação de professores. Atua na Seção de Programas Preventivos da Defesa Civil de Santos.

Olavo Sant'Anna Filho - Graduado em Psicologia/UNG Psicoterapeuta e Psicodramatista/ABPS e EPP. Pós-graduado em administração de Emergências e Desastres pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, pela Universidade de Wisconsin e pela Organização Partners of America. Pós-graduado em Gestão de Saúde, Desastres e Desenvolvimento, pela Universidade da Costa Rica e pela Organização Pan-Americana da Saúde. Coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (1997 a 2001).

Ubiratã de Souza Dias - Integrante da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB. Especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo/UFRJ.

Victor Arroyo da Silva do Valle - Graduado em Geologia/UNESP e atua como Geólogo na Defesa Civil de Santos desde maio de 2017.

Coordenação:
Annie Louise Saboya Prado - Psicóloga membro do Núcleo de Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia SP

 

Programação:
14h30 às 15hs - café de boas vindas
15hs às 15h30 - abertura
15h30 -17hs - participação dos convidados
17hs - 18hs - perguntas do público e debate

Evento gratuito. Vagas Limitadas.

Informações: (13) 3235-2324 ou baixada@crpsp.org.br

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Promoção e realização:
Conselho Regional de Psicologia SP
Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira

.:: Programação

Comemoração do dia da Psicologia- CRP/SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira

Encontro de Psicólogas(os) e estudantes. Tema: Desafios da Psicologia. Formação e atuação profissional. Onde? Para quê? E para quem?

Data: 26/08/2017 (sábado)
Horário: 13h às 18h.

Atualmente, vemos aumentar o interesse exponencial em relação à Psicologia, como ciência e profissão, que avança a cada dia em novas modalidades de atuação, além do aumento do número de cursos na área. Hoje a Psicologia é um dos cursos mais procurados entre alunos que estão prestando vestibular. Na Baixada Santista, no próximo semestre, temos a promessa de abertura de mais três cursos de Psicologia, com isso, a preocupação em relação à equação, qualidade da formação dos profissionais, as ofertas do mercado de trabalho e os novos desafios da Psicologia.

Por isso, a Subsede CRP/SP Baixada Santista e Vale do Ribeira, juntamente com as universidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira, UNIFESP, UNIP, UNISANTOS e UNISEPE (Registro), organizaram para a Comemoração da Psicologia um dia dedicado à confraternização entre os estudantes de Psicologia com profissionais que atuam em diversas áreas, promovendo encontros e reflexões acerca da formação profissional, uma vez que é por ela que teremos profissionais com uma atuação mais crítica frente aos desafios da sociedade contemporânea.

Programação:
13h00 às 13h30 Credenciamento
13h30 às 14h30 Mesa de Abertura
Mary Ueta - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia/SP e Coordenadora da Subsede CRP/SP Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Convidadas:
Lumena Celi Teixeira -
Psicóloga concursada da Prefeitura Municipal de Santos desde 1994, atua na Saúde Mental e Professora e supervisora de estágios desde 2000, atualmente é docente de Psicologia Social na UNISANTOS.

Sandra Perez Tarricone- Psicóloga Clínica e hospitalar. Especialista em Psicologia pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Docente na UNIMES e Psicóloga do Hospital Vitória de Santos.

Irani Toniatto de Oliveira - Representante da ABEP (Associação Brasileira de Ensino em Psicologia).

14h30 às 15h00 Café

15h00 às 17h00 Oficinas

17h00 às 18h00 Plenária

Local: Auditório da UNIFESP, Campus Carvalho de Mendonça.
Endereço: Rua Carvalho de Mendonça, 144, Encruzilhada, Santos/SP.


Sarau de Confraternização

Data: 26/08/2017 (sábado)
Horário: 20h.
Local: Mundi Restaurante e Bar
Endereço: Av. Siqueira Campos, 554, Macuco, Santos/SP.


Eventos apenas para Psicólogas(os) e estudantes de Psicologia.

Organização:
CRP/SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Universidade Católica de Santos - UNISANTOS
Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - UNIFESP
Universidade Paulista - UNIP




II Encontro de Psicólogas(os) do Vale do Ribeira.
Tema: Discutindo a política de Redução de danos: "Outras intervenções para o uso problemático das drogas".

Data:29/06/2017 (5.ª feira)
Horário: 14h às 17h.
Local: SENAC - Registro
Rua Teiti Koki, 105, Vila Flórida - Registro/SP

O encontro tem por objetivo fortalecer as discussões temáticas das políticas públicas no território juntamente com psicólogas(os) e estudantes de Psicologia, levando sempre em consideração as demandas do coletivo de colaboradores da região do Vale do Ribeira (cidade polo de Registro); no intuito de avançarmos, cada vez mais, nos processos de descentralização, regionalização e interiorização da gestão política do Conselho Regional de Psicologia /SP.

Palestrante: Rodrigo Alencar - Psicanalista, Psicólogo, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, Doutor em psicologia Clinica da USP. Pesquisa e trabalha com o tratamento e política de atenção às drogas desde 2008.

Roda de Conversa: "Os caminhos do diagnóstico de crianças e jovens a partir do olhar do psicólogo: das queixas escolares aos serviços de atendimento".

Data: 07/06/2017 (4.ª feira)
Horário: 13:30h às 17:30h.
Local: Campus UNAERP
Av. Dom Pedro I, 3300, Balneário Cidade Atlântica, Enseada - Guarujá/SP

A Roda de Conversa com psicólogos e psicólogas e demais profissionais da Saúde e Educação foi um projeto piloto, e frente ao seu sucesso, o Núcleo de Educação e Medicalização propôs sua continuidade em 2017, visando promover outras rodas nas demais regiões do estado. A Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira, realizará a ação no município do Guarujá, tendo em vista, as demandas e as dificuldades enfrentadas na realização da prática cotidiana, que envolvem esta temática, trazidas pelos psicólogos do território. A proposta da roda de conversa terá como objetivo: compreender como as queixas escolares chegam à rede pública de saúde e assistência social, explicitar quais procedimentos e serviços são acessados pelas escolas e como essas políticas trabalham com essa demanda. Além disso, pretendemos fomentar o debate e o diálogo, dando ênfase ao fortalecimento da rede de Educação em interlocução com a Saúde e a Assistência Social.

Convidada: Jaqueline Kalmus - Psicóloga- Professora e supervisora de estágios da UNIFESP de Santos . Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1995), mestrado (2000) e doutorado (2010) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Tayná Alencar de Souza - Psicóloga, membro da Comissão Gestora CRP-Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira. Membro do Conselho Municipal de Assistência Social. Funcionária do CREAS do Guarujá. Lumena Celi Teixeira - Psicóloga - Professora e supervisora de estágios na Universidade Católica UNISANTOS e servidora municipal do CAPS(Infantil) de Santos. Possui graduação em Psicologia e licenciatura plena em Educação pela Universidade de São Paulo (1983), especialização em Saúde Mental pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).

MEDIADOR/COORDENADOR na MESA DE PALESTRAS: Maria Rozineti Gonçalves - Psicóloga - Coordenadora do Núcleo de Educação e Medicalização do Conselho Regional de Psicologia/SP.

Evento em Itanhaém

Data: 18/05/2017 (5.ª feira)
13h30 - Abertura e concentração
14h - Caminhada da Saúde Mental
15h - Terapia Comunitária na Praça
16h - Dança Circular
16h30 - Encerramento

Marcha da Luta Antimanicomial - 2017

Data: 18/05/2017 (5.ª feira)
Horário: 13h às 17h
Local: Avenida Paulista - Masp, São Paulo/SP

Mesa Redonda: Direitos Humanos, Saúde e Rede Psicossocial.

Data: 17/05/2017 (4.ª feira)
Horário: 14h às 17h
Local: OAB - Itanhaém
Endereço: Rua Dinorah Cruz, 20, Centro, Itanhaém/SP

Convidados: Mary Ueta: Psicóloga, Conselheira CRP-Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Janete Araújo: DRS IV - Articuladora de Saúde Mental Regional Baixada Santista.
Dr. Rutinaldo Bastos: Presidente da OAB - Itanhaém.
Annie Louise Saboya Prado: Membro do Conselho Estadual de Drogas - CONED. Membro do Núcleo de Saúde CRP/SP.
Adriana de Sá: Associação Diferente Cidadão

Atividade Livre de Interação entre CAPS de Osasco e CAPS de Santos

Data: 17/05/2017 (4.ª feira)
Horário: 10h às 16h
Local: Praia, Bairro Ponta da Praia, Santos/SP

Aula Aberta

Tema: Roda de Conversa “Entre a Raps e os Caps: Saúde Mental hoje na Baixada Santista”
Data: 16/05/2017 (3.ª feira)
Horário: 14h às 17h
Local: UNIFESP
Endereço: Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, Santos/SP

Fórum da Saúde Mental da Baixada Santista

Tema: Judicialização da Saúde Mental
Data:
16/05/2017 (3.ª feira)
Horário: 9h30 às 13h30
Local: Hotel Casa Grande
Endereço: Av. Miguel Estefano, 1001, Jardim Três Marias, Guarujá/SP

Campanha de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A programação quer mobilizar os profissionais e a sociedade contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes

CONFIRA AS ATIVIDADES:

Palestra: CRP-SP e Prefeitura Municipal de Guarujá no Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual - uma ação em rede

 Ministrada pelo psicólogo José Carlos Bimbatte, a palestra fomentará a discussão sobre a rede de proteção e apresentará estratégias de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Data - 18 de maio
Horário - 8h30
Local - Teatro Municipal de Guarujá
Endereço - Av. Dom Pedro I, 350. Enseada.

Caminhada pelas ruas do Centro
Famílias, crianças, adolescentes e profissionais da educação e da rede socioassistencial estão convidados a participar de uma mobilização pelas ruas do Guarujá, para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de abordar o tema.

Data - 19 de maio
Horário - A partir das 10h
Local - Concentração à rua Washington, 700, Centro - Em frente ao Creas - Guarujá.

Roda de conversa "Contribuições da Psicologia à garantia de direitos e ao fortalecimento do SUAS"

Data: 09/05/2017 (3ª feira)
Horário: 18h30
Local: Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos - SINDSERV.
Av. Campos Sales, 106 - Vila Nova, Santos/SP

A roda de conversa "Contribuições da Psicologia à garantia de direitos e ao fortalecimento do SUAS” servirá como preparação para as etapas municipais e estadual da XI Conferência Nacional de Assistência Social.

 O objetivo é produzir propostas para os quatro eixos temáticos da Conferência:<

 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

- Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

- Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. 

Convidados: Igor da Costa Borysow: Psicólogo, doutorando na Universidade de São Paulo - Departamento de Medicina Preventiva. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.

Fernando Aparecido Figueira do Nascimento: Psicólogo, membro da ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social, Núcleo da Baixada Santista.

Eventos gratuitos
Informações: (13) 3235-2324 ou baixada@crpsp.org.br

Roda de conversa "Contribuições da Psicologia à garantia de direitos e ao fortalecimento do SUAS"

Data: 02/05/2017 (3ª feira)
Horário: 14h
Local: Sala de audiências da Universidade de Ribeirão Preto, campus Guarujá, UNAERP.
Av. Dom Pedro I, 3300 - Jardim Centenário, Guarujá/ SP.

A roda de conversa "Contribuições da Psicologia à garantia de direitos e ao fortalecimento do SUAS" servirá como preparação para as etapas municipais e estadual da XI Conferência Nacional de Assistência Social.

O objetivo é produzir propostas para os quatro eixos temáticos da Conferência: - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

- Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS. - Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Convidado: Flávio Saraiva: Psicólogo e Assistente Social. Membro do FORT-SUAS/BS - Fórum Regional de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social da Baixada Santista.

Evento gratuito.
Informações:(13) 3235-2324 ou baixada@crpsp.org.br

OFICINA DA MARCHA DA MACONHA SOBRE REDUÇÃO DE DANOS

Data: 22/04/2017
Horário: das 14h às 17h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

Coordenação da psicóloga Annie Louise Saboya Prado

A oficina tem por objetivos discutir junto às(aos) psicólogas(os), coletivo Marcha da Maconha e sociedade civil, o uso da maconha como estratégia de tratamento na redução de danos e sobre a perspectiva da redução de danos no uso de maconha, além de outros atravessamentos sobre uso e antiprobicionismo.

Reunião Ampliada com os Colaboradores do Vale do Ribeira

O Conselho Regional de Psicologia - Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira, vem pelo presente, convidá-las(os) para a Reunião Ampliada da Comissão Gestora onde será avaliada a gestão 2013-2016.

Contamos com a presença de todas(os) as(os) psicólogas(os) da região na referida reunião que será realizada no dia 15 de agosto de 2016, ás 14horas, na UNISA - Polo Educacional de Registro - SP, situada à Av. Clara Gianotti de Souza, 258 - Centro - Registro - SP.

Data: 15 de agosto de 2016
Horário: 14h
Local: UNISA - Polo Educacional de Registro
Av. Clara Gianotti de Souza, 258 - Centro - Registro - SP.

Informações: (13) 3235-2324 ou baixada@crpsp.org.br

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Promoção:
Conselho Regional de Psicologia SP - Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira

1º Encontro Regional dos Serviços Escola da Baixada Santista "A Formação da(o) Psicóloga(o): o papel dos serviços escola e estágios"

Data: 13/08/2016
Horário: 08h30 às 13h30
Local: UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Vila Belmiro - Santos/SP - CEP: 11070-102
Telefone: 13 3229-0100

Este evento tem como objetivo reunir os cursos de psicologia das três universidades da Baixada Santista para debater o papel dos serviços-escola e dos estágios obrigatórios na formação profissional.

Nesse 1º Encontro dos cursos de psicologia da Baixada Santista pretende-se reunir autoridades responsáveis e representantes das três Universidades que oferecem cursos de psicologia na região: UNIP, UNISANTOS e UNIFESP, o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), e todos os demais atores que participam da formação do psicólogo na região: professores, supervisores, técnicos, estudantes, para um meio dia (8h30-13h30) de trabalhos conjuntos e troca de experiências relativas à formação profissional.

Público alvo: Alunos do curso de Psicologia 4º e 5º anos e professores do curso de Psicologia



Lançamento do livro "POVOS INDÍGENAS E PSICOLOGIA: A PROCURA DO BEM VIVER"

Data: 06/08/2016
Horário: 18:00
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

É com satisfação que o CRP SP apresenta essa nova publicação, baseada nas palestras do 3º Ciclo de Debates Psicologia e Povos Indígenas.

Convidamos a todos para o evento, que contará com a presença de autores para uma roda de conversa.

Compareçam!



Desafios da Educação: "um olhar sobre a escolarização em uma perspectiva não medicalizante"

Data: 28/07/2016
Horário: 08h30
Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira
Avenida: D. Pedro I, 350 - Praça Tejereba - Praia da Enseada - Guarujá/SP.

Muitos são os desafios com os quais as/os psicólogas/os e profissionais da educação têm se deparado em sua prática profissional, sobretudo quando seu trabalho demanda a articulação com outros profissionais para superar os enfrentamentos do cotidiano escolar, particularmente no que se refere aos processos de medicalização. A proposta deste encontro surgiu à partir do interesse das/os psicólogas/os e profissionais da educação do município de Guarujá, e pela necessidade de elucidar as possibilidades e os limites do papel dessas/es profissionais no âmbito da educação.  Em decorrência da relevância do debate sobre o tema, estamos oferecendo algumas vagas para outras(os)  psicólogas(os),  da área ou de outras áreas, que tem interesse neste debate.

Convidada:
Marilene Proença Rebello de Souza - Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Atual Diretora do Instituto de Psicologia da USP. Coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2006-2014) e Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica. Editora Responsável pela Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013). Membro da Comissão Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-2014) e Presidente Eleita para a gestão 2014-2016. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013).Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002, 2007).  Atua na área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: processos de escolarização, políticas públicas em educação, formação do psicólogo e de professores, problemas de aprendizagem e educação, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina.

Coordenação:
Alexandra Lelis dos Santos - Gestora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

As Mudanças no Código de Processo Civil e as Implicações no Exercício Profissional da(o) Psicóloga(o) (polo de transmissão)

Data: 07/07/2016 (quinta-feira)
Horário:19h30min às 22h30min
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

Muitos questionamentos nos chegam sobre o que muda no trabalho da(o) psicóloga(o) com o Novo Código de Processo Civil. É preciso refletir sobre o exercício profissional de forma crítica e delinear encaminhamentos referentes a essa demanda.

Acesse informações sobre a programação do evento a ser transmitido.

Oficina de Documentos Escritos no Contexto da Assistência Social

Data: 23/06/2016
Horário: 14h às 18h
Local: Universidade Católica de Santos
Avenida Conselheiro Nébias, 300 - Vila Mathias - Santos/SP

Psicólogas e psicólogos que atuam no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, tem sido solicitadas(os) à produzir diversos documentos escritos, para as mais diversas finalidades. Como profissional obrigatório que compõe as equipes de referênciade proteção social básica e especial, elabora documentos a partir de estratégias psicológicas - métodos, técnicas e instrumentos, o que não é uma atividade simples e exige um alto grau de qualidade técnica, ética e científica, considerando o seu compromisso com a defesa dos direitos socioassistenciais e o impacto que tais documentos podem ter para as pessoas e para a sociedade.

Com a finalidade de orientar e qualificar a atuação das psicólogas e dos psicólogos neste campo, a oficina pretende ainda esclarecer dúvidas que surgem durante a prática profissional, tais como: existe uma forma adequada do psicólogo produzir documentos escritos? Quais tipos de documentos a(o) psicóloga(o) pode fornecer? Como produzir um documento (seja ele um laudo/relatório, uma declaração, ou outro) com qualidade? Qual documento é o mais adequado para determinadas situações? Incorro em alguma infração ética dependendo da forma como o documento for elaborado?

Convidada:
Patrícia Unger Raphael Bataglia
- Psicóloga formada pela PUC/SP, metrado e doutorado em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da USP/SP. Professora da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília e membro da Comissão de Ética do CRP/SP.

Evento gratuito. Vagas Limitadas.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Promoção:
Conselho Regional de Psicologia SP
Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira

Apoio:
Universidade Católica de Santos - UNISANTOS

Programação da Semana da Luta Antimanicomial 2016 da Baixada Santista e Vale do Ribeira


Encontro de usuários, familiares e alunos com manifestações artísticas e reflexivas. Arte no Dique/ NAPS 1
Data: 11/05/2016 - Quarta-feira
Local: Arte no Dique - Zona Noroeste - Santos- SP

Cinema: No coração da Loucura. Nise da Silveira
Data: 11 à 14/05/2016
Horário: 17h
Local: Cine Miramar
End.: Rua Euclides da Cunha , 21 - Santos/SP

Aula aberta
- Participação na Rede de Atenção Psicossocial
- Oficinas de poesia, música, brincar e aquecimento com confecção de faixas para manifestação no dia 20/5

- Homenagem ao Geraldo Peixoto
- Apresentação de filme produzido pelos Residentes do Programa de Residência em Rede de Atenção Psicossocial da UNIFESP
- Palavra aberta
Data: 16/05/2016 - Segunda-feira
Horário: 14h às 18h
Local: Saguão principal da UNIFESP
Endereço: Rua Silva Jardim, 136 - Santos/SP

Roda de conversa: Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) na Baixada Santista e Vale do Ribeira
Data: 17/05/2016 - Terça-feira
Horário: 10h às 12h
Local: CRP SP - Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Endereço: Rua Dr. Cesário Bastos, n° 26 - Vila Belmiro - Santos/SP
Palestrante: Representante da DRS IV - Articulação de Saúde Mental

Participação na Marcha da Luta Antimanicomial realizada na Av. Paulista - SP com apoio do CRP-SP
Data: 18/05/2016 - Quarta-feira
Horário: 13h
Interessados entrar em contato com Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira do CRP-SP

Manifestação Antimanicomial em Santos, contra a abertura de Hospital Psiquiátrico em Peruíbe.
Data: 20/05/2016 - Sexta-feira
Horário: 14h
Local: Praça da Independência - Santos/SAP

Evento gratuito. Vagas Limitadas.

Informações: (13) 3235-2324 baixada@crpsp.org.br

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Promoção e Realização:
Conselho Regional de Psicologia - Subsede Baixada Santista
Coordenação de Saúde Mental de Santos - SP
Coordenação de Saúde Mental DRS-IV
Laboratório de Produção do Conhecimento Compartilhado em Saúde Mental- UNIFESP
ONG Camará
Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial- UNIFESP



Pré Congresso COREP (Baixada Santista)

Data: 02/04/2016
Horário: 09h
Local: Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Endereço: Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro - Santos/SP


Racismo: da exclusão ao extermínio

Data: 30/03/2016
Novo horário: 17h00 às 20h00
Novo local: UNIFESP
Novo endereço: Rua Silva Jardim, n° 136 Vila Mathias, Santos

Segundo dados da Anistia Internacional, no ano de 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas no Brasil. Destas, 30.000 são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são negros. A maioria dos homicídios foi praticado por armas de fogo, e menos de 8% dos casos chegam a ser julgados. São dados alarmantes, principalmente no que se refere aos jovens pobres pretos das periferias.
Da mesma forma, o racismo contra os indígenas pode ser manifesto no modo como são tratados como "primitivos" que precisam ser aculturados, em sua dificuldade de interação nos diversos espaços sociais e na sua luta pelo direito a terra.
Para a Psicologia tais vivências precisam ser denunciadas pois afetam fortemente as subjetividades  destas populações, que sofrem violências e tem seus direitos violados. A sociedade brasileira dita a da democracia racial, precisa vencer a invisibilidade e avançar na discussão, junto aos estudantes, acadêmicos, profissionais e a sociedade civil, para a busca do reconhecimento histórico real do povo brasileiro, levando em consideração as suas diversidades e potencialidades, com ações afirmativas, de resgate da ancestralidade, além do espírito de luta e resistência.
Este evento é preparatório para o IX Congresso Nacional de Psicologia, faz parte da Campanha Estadual de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia- SP e é uma parceria da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira com o Curso de Psicologia Programa de Extensão em Direitos Humanos e Cultura de Paz. UNIFESP - Baixada Santista.

Coordenadoras: Marta Cristina Meirelles Ortiz e Mary Ueta  
Moderador: Eduardo de Carvalho Martins- professor Psicologia da UNIFESP Campus Baixada Santista

Convidados:
Brenda Barbosa: Estudante de Serviço Social UNIFESP Baixada Santista.

Deivison Mendes Faustino: Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Santo André (2005); Mestre em Ciências da Saúde/ Epidemiologia pela Faculdade de Medicina do ABC (2010) e Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCAR (2015). É consultor de projetos e políticas voltados à Educação para as Relações Étnico-Raciais na Escola e Equidade em Saúde. Tem experiência com formação continuada de professores, educadores e servidores públicos em geral para a identificação e combate ao racismo institucional. Já atuou em projetos de Prevenção às DST/Aids, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Combate ao Racismo Institucional, Africanidades e Movimento Hip-Hop. Em 2015 foi aprovado em concurso público para docente do Eixo O Ser Humano e sua Inserção Social no Campus Baixada Santista da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo.

Ivani Oliveira: Psicóloga membro da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social). Núcleo do grande ABC. Compõe o Subnúcleo Psicologia e Relações Raciais no CRP-SP e atualmente é integrante da Comissão Gestora do CRP-Subsede do grande ABC.

Iris Moraes Araujo: Professora do Instituto de Saúde e Sociedade da Unifesp. Graduada (2004) e licenciada (2005) em Ciências Sociais, mestre (2007) e doutora (2015) em Antropologia Social pela USP. Seu mestrado resultou no livro Militão Augusto de Azevedo: fotografia, história e antropologia (São Paulo: Alameda, 2010). Em seu doutorado, pesquisou os Karitiana, população indígena amazônica que vive no entorno de Porto Velho (RO).

Julio Evangelista Santos Junior: Bacharel de Direito. Departamento de Igualdade Racial e Étnica da prefeitura municipal de Cubatão.

Paulo Macena: Estudante secundarista guarani. Rio Silveiras - Boraceia-SP


Perspectivas e Desafios à Prática da(o) Psicóloga(o) no Atendimento à Pessoa com Deficiência

Data: 23/03/2016
Horário: 15 horas
Local: Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Endereço: Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro - Santos/SP

Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário, só é possível promover e assegurar o exercício pleno de todos os direitos sociais, culturais, econômicos e políticos das pessoas com deficiência, se eliminadas as barreiras sociais, sejam elas arquitetônicas ou atitudinais. Em outras palavras, a acessibilidade das pessoas com deficiência à saúde, educação, trabalho, cultura, depende de um sistema inclusivo e articulado entre as diferentes áreas, de modo a atender as especificidades de cada pessoa com deficiência.

Não obstante as políticas de inclusão para as pessoas com deficiência tenham avançado, ainda há um longo caminho a percorrer para que esses sujeitos possam ser reconhecidos como sujeitos de direitos. Nesse processo, a Psicologia tem muito e o dever de contribuir, seja interferindo nas políticas públicas direcionadas a essa população, seja desenvolvendo intervenções junto as pessoas com deficiência e seu entorno. Ademais, a Lei Brasileira de Inclusão, recentemente aprovada, traz em seu bojo diversas diretrizes que tem implicações à prática da(o) psicóloga(o).

Assim, como o evento é preparatório para o 9º Congresso Nacional de Psicologia, a finalidade do debate é construir e deliberar propostas com a participação das(os) psicólogas(os), as quais devem orientar a próxima gestão dos Conselhos Regionais de Psicologia e do Conselho Federal de Psicologia.

Convidado:
Luciano Marques de Souza
- Presidente do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência da cidade de Santos.


Psicologia e Justiça: que interface é esta?

Data: 19/03/2016 (sábado)
Horário: 09h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

Com a crescente judicialização dos conflitos humanos, tornam-se inúmeros os desafios colocados cotidianamente na prática profissional e diversas demandas relativas à interface do trabalho da/o psicóloga/o com a justiça têm sido encaminhadas ao Conselho Regional de Psicologia.

A atuação da psicologia nessa área, que envolve questões delicadas e complexas, deve se pautar pelo cuidado à pessoa e à sua dignidade, visando a beneficiar a população na garantia e promoção dos direitos humanos em conformidade com os aspectos técnicos e éticos da profissão.

O debate se torna fundamental e contaremos com a presença da psicóloga Isabel da Silva Kahn Marin na discussão sobre o lugar da psicologia diante do poder judiciário e o papel das instâncias de poder e suas relações com as demais especialidades.

Diante desse cenário, vimos convidar as(os) psicólogas(os) com o intuito de debatermos e construirmos propostas que levem em consideração as especificidades e possibilidades da psicologia nessa interface.

Contamos com sua participação no evento preparatório para o 9º CNP, que acontecerá dia 19 de março de 2016, às 09h, na Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Convidada:
Isabel da Silva Kahn Marin
- Psicóloga, psicanalista, doutora em Psicologia Clínica - PUC/SP; Membro diretor da ABEBÊ - Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê, Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, Professora, pesquisadora e supervisora clínica/institucional do Curso de Psicologia da FACHS da PUC/SP nas áreas da infância, juventude e família. Supervisora clínica e institucional de profissionais envolvidos em programas de atenção a saúde, educação, assistência e justiça. Autora dos livros Febem, família e identidade. O lugar do outro - Ed. Escuta:S.Paulo,2010 (terceira edição revisada e atualizada) e Violências, Ed. Escuta: S.Paulo, 2002; Autora e co-organizadora com Regina O. De Aragão do livro Do que fala o corpo do bebê, S. Paulo: Escuta, 2013. Autora de numerosos artigos em livros e revistas especializadas.


Evento Preparatório para o IX CNP: Psicologia e Saúde

Data: 18/03/2016
Horário: 19h00
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

O objetivo principal deste evento é proporcionar a reflexão sobre a Psicologia e a Saúde. Considerando um número grande de psicólogos na área da saúde, podendo assim abrir uma discussão pensando na práxis e nas politicas públicas. Por ser um Evento Preparatório Congresso Nacional de Psicologia, pretendemos a partir desse debate, que sejam formuladas propostas para a próxima gestão, de modo a garantir que o Sistema Conselhos de Psicologia promovam ações que qualifiquem o trabalho da(o) psicóloga(o).

Convidada:
Sueli Terezinha Ferrero Martin - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Botucatu. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção da Subjetividade Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem Histórico-cultural, saúde mental na atenção básica, educação e saúde pública, psicologia social comunitária, processo grupal e formação do psicólogo.




3º Ciclo de Debates Psicologia e Povos Indígenas

Data: 17/03/2016
Horário: 08h30 às 12h00 e 14h00 às 17h00
Local: Universidade Católica de Santos
Avenida Conselheiro Nébias,300 - Vila Mathias - Santos- SP
Inscreva-se aqui

O CRP SP convida a todos para este ciclo de debates, marcando uma década de trabalhos direcionados à mobilização dos psicólogos quanto às questões que afetam os povos indígenas. As demandas são diversas, assim como o são as possibilidades de atuação dos psicólogos nesse campo. Seja na aldeia ou na cidade, na formulação e execução de políticas públicas ou na academia, há muito o que fazer - e o que aprender com os indígenas.

O contexto nacional nos convoca a participar de espaços dialógicos para troca de experiências, conhecimentos e práxis emancipatórias, de maneira a caminharmos junto com nossos povos originários na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e garantidora dos direitos humanos e constitucionais.

Serão três etapas, em cidades distintas: Ribeirão Preto, Santos e capital São Paulo.

A cada etapa uma mesa redonda pela manhã e outra pela tarde, sempre contando com a presença de lideranças indígenas. Os debates serão direcionados à construção de propostas para o IX COREP e IX CNP - Congresso Nacional da Psicologia. Contamos com sua presença

PROGRAMAÇÃO:

QUESTÕES DA TERRA: SIGNIFICADOS, DIREITOS, RESISTÊNCIA.

Palestrantes:

• Cleirray Werá Fernando, Liderança Guarani, Paranapuã/SV
• Marcos Tupã, Guarani M?Bya, Comissão Guarani Yvyrupa
• Sandro Tuxá (BA)
• André Valécio de Jesus, psicólogo sobre a transposição do São Francisco. USP Ribeirão Preto
• Antonio José D. Molina Daloia, Procurador da República em Santos - Ministério Público Federal.

Coordenadora: Mary Ueta

POVOS INDÍGENAS: CRIAÇÕES CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS

Palestrantes:

• Sergio Karai Macena, liderança espiritual, aldeia Rio Silveira, Boracéia/SP
• Erinilson Severino de Souza, Mantineli, Povo: Manchineri, Acre Família linguística: Aruak Eri é estudante de antropologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Descendente de uma família de pajés, dedica-se ao fortalecimento da cultura de seu povo, principalmente por meio da ayahuasca, fonte de conhecimento espiritual e medicinal.
• Luiz Eduardo V. Berni, psicólogo conselheiro do CRP/06.
• Lumena Celi Teixeira, professora do curso de Psicologia UNISANTOS.

Coordenadora: Lumena Celi Teixeira

Inscreva-se aqui


Pré Congresso - Registro

Data: 17/03/2016
Horário: 14h
Local: UNISA - Universidade de Santo Amaro
Endereço: Av. Clara Gianotti de Souza, 258 - Centro - Registro/SP


Evento Preparatório para o IX CNP: Psicologia e Políticas Públicas para as Pessoas em Processo de Envelhecimento

Data: 15/03/2016
Horário: 19h
Local: CRP SP - Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Endereço: Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro - Santos/SP

Considerando que a Baixada Santista é uma região com um grande número de pessoas em processo de envelhecimento e que nos últimos tempos houve aumento da expectativa de vida da população brasileira, pretendemos tecer reflexões sobre o envelhecimento, suas implicações psicológicas e ampliarmos o debate para as Políticas Públicas que atendam esse segmento. Por ser um evento preparatório para o Congresso Nacional de Psicologia, pretendemos a partir desse debate, que sejam formuladas propostas para a próxima gestão, de modo a garantir que o Sistema Conselhos de Psicologia promovam ações que qualifiquem o trabalho da(o) psicóloga(o) neste campo e contribuam com a inclusão social das pessoas idosas.

Convidada:
Sônia Azevedo Menezes Prata Silva Fuentes: Psicóloga Clínica; Cursando Pós Doutorado em Gerontologia Social - Puc/Sp (2016); Doutora em Psicologia Clínica - Puc/Sp; Mestre em Gerontologia Social - Puc/Sp; Especialista em Geriatria & Gerontologia - Escola Paulista de Medicina - Unifesp; Especialista em Medicina Psicossomática - Associação Brasileira De Medicina Psicossomática do Brasil -ABMP; Especialista em Cinesiologia - Instituto Sedes Sapientiae - Sedes/Sp.


Evento Preparatório para o IX CNP: Mobilidade Urbana, Psicologia e Direitos Humanos

Data: 07/03/2016
Horário: 19 horas 
Local: Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Endereço: Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro - Santos/SP

A Mobilidade urbana é um tema ainda de pouco conhecimento dos profissionais de Psicologia. As políticas públicas na área de MOB são recentes e um campo em plena disputa; onde a circulação, o direito de ir e vir e o direito das pessoas à cidade têm sido ameaçados.

Em grandes metrópoles, o problema gerado pela deficiência na gestão da MOB, tem intensificado e gerado muitos transtornos para a vida das pessoas, afetando diretamente a qualidade de vida e muitas vezes, ferindo os princípios de direitos humanos.

Este evento é um evento preparatório do pré-congresso de Psicologia. O 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) é precedido de eventos preparatórios, pré-congressos e, principalmente, do Congresso Regional de Psicologia (COREP), que em São Paulo acontecerá entre os dias 29 de abril e 1º de maio. Ao longo de todo esse processo, as(os) psicólogas(os) deliberam sobre as propostas que devem orientar a gestão dos Conselhos Regionais de Psicologia e do Conselho Federal de Psicologia, entre 2017 e 2019.


Roda de Conversa "Trabalho Infantil e Direitos Humanos"

Data: 23/02/2016
Horário: 19 horas
Local: Universidade Católica de Santos
Avenida Conselheiro Nébias, 300 - Santos - SP

Em comemoração aos 25 anos do ECA, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo está organizando 25 debates no Estado sobre distintos temas do campo da infância e adolescência e pretende reunir os diversos segmentos, psicólogas(os), jornalistas, demais profissionais e população alvo, para debaterem os mesmos. Na Baixada Santista, optamos pelo tema do Trabalho Infantil, visando repensar o papel de cada um no combate ao trabalho e exploração do trabalho infantil, debater propostas de ação e ressaltar a necessidade de integração intersetorial. O evento conta com a parceria do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Santos, da UNISANTOS, do Instituto Querô e do Centro Camará de Pesquisa e Apoio a Infância e a Adolescência.

Convidados: Maria Isabel Calil Stamato (Psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da UNISANTOS), Mylena Portela Palhas (representante do CMDCA), Maria Carolina Trevisan (jornalista, coordenadora de projetos da ANDI), Representante do SEAS, João Franca e adolescentes ( Centro Camará de Pesquisa e Apoio a Infância e a Adolescência).

Evento Preparatório para o IX CNP: Avaliação Psicológica no Sistema Prisional

Data: 22/02/2016 (2.ª feira)
Horário: 15h
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP


Evento Preparatório para o IX CNP: Psicologia e Educação: construindo caminhos, consolidando a prática

Data: 17/02/2016
Horário: 19 horas
Local: Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Endereço: Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro - Santos/SP

A psicologia no campo da educação possui uma longa trajetória, enquanto ciência e profissão. Entretanto, por distintas razões, sua prática ainda não está consolidada. Em seu percurso, vários fatores contribuíram para que a atuação da(o) psicóloga(o) escolar não se efetivasse como o esperado. Frente a esse cenário, quais caminhos são necessários trilhar para que a psicologia possa contribuir com o seu saber na direção de uma educação para todos(as), que respeite a diversidade e os direitos de crianças e jovens? Que políticas públicas devem ser construídas? Em que a psicologia precisa avançar para que a(o) psicóloga(o) possa ser reconhecida(o) como profissional da educação?

Para o enfrentamento dos futuros desafios e a continuidade das ações nesse campo, o Conselho Regional de Psicologia, tem a expectativa de que neste evento as(os) profissionais possam refletir e formular propostas para o IX Congresso Nacional de Psicologia, o qual tem como finalidade, apontar diretrizes de atuação para o Sistema Conselhos de Psicologia para os próximos três anos.

Convidadas:
Marilene Proença Rebello de Souza - Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade de São Paulo. Coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE. Atual Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Mônica Cintrão França Ribeiro - Graduada em Psicologia, Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Paulista . Aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora Titular, Supervisora de Estágio e Líder de disciplinas nos cursos de Psicologia e Pedagogia na Universidade Paulista. Coordenadora da Representação Paulista da ABRAPEE (2014-2016). Atua principalmente nos seguintes temas: processos e problemas de escolarização, formação do psicólogo, formação de professores, políticas públicas em educação.


Evento Preparatório para o IX CNP: Desafios para a Psicologia do Esporte

Data: 27/01/16
Horário: 19 horas
Local: Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Endereço: Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro - Santos/SP

O esporte tem revelado a imprescindível necessidade da atuação do profissional de psicologia neste campo.
O Conselho Regional de Psicologia, reconhecendo a ampliação da presença da Psicologia nesse contexto, tem investindo em debates e encontros de forma a contribuir com a qualificação profissional, e avalia como relevante a continuidade dessa atuação. Nesse sentido, convidamos a todas/os as/os psicólogas/os para que venham discutir e construir propostas para a nova gestão do Sistema Conselhos de Psicologia no que se refere às práticas e aos desafios da Psicologia do Esporte, considerando as situações que envolvam ética e direitos humanos nos treinamentos e competições desportivas, as possíveis violações de direito, a formação oferecida para os profissionais dessa área, e as políticas públicas voltadas ao esporte.

Convidada: Camila Teodoro Godinho - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP e Coordenadora do Núcleo de Psicologia do Esporte

Evento Preparatório para o IX CNP: Construindo Referências para a Psicologia Organizacional e do Trabalho

Data: 20/01/16
Horário: 19 horas
Local: Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
Endereço: Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro - Santos/SP

A Psicologia na atualidade tem avançado e consolidado as suas práticas em seus diversos campos de atuação na sociedade, onde a Psicologia Organizacional e do Trabalho faz-se presente com desafios contemporâneos que precisam ser discutidos e enfrentados com uma atuação profissional qualificada e ética, que favoreça uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores, de modo crítico e eficaz.
Neste sentido, a Subsede CRP Baixada Santista e Vale do Ribeira chama as(os) psicólogas(os) da área, para discutirem a sua prática e levantarem propostas para que a Psicologia possa avançar ainda mais neste campo.
Este evento faz parte da preparação para o 9° Congresso Nacional de Psicologia. Para maiores informações acesse http://9cnp.crpsp.org.br

Convidada: Emília Lopuff: Psicóloga formada pela USP, com especialização em Adm de RH, mais de 30 anos de experiência na área da Psicologia Org e do Trabalho. Atualmente é Coordenadora dos cursos de Gestão de Negócios e Professora de Psicologia Org e do Trabalho, Ética Profissional, Gestão de Pessoas e Psicologia Social. Consultora independente na área de Desenvolvimento Organizacional.

Psicologia e Direitos Reprodutivos

Data: 15/12/2015
Horário: 19h30
Local: CRP-SP Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira
R. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos/SP

O Conselho Regional de Psicologia vem atuando em prol da garantia dos Direitos Humanos junto aos profissionais, aos usuários dos serviços de psicologia e à sociedade em geral, e nesse sentido, assumiu como pauta a defesa dos Direitos Reprodutivos.

A autonomia de escolha sobre a reprodução tem sido tema abordado em diferentes contextos, seja nos consultórios de psicoterapia, nos serviços públicos, e em clínicas de reprodução assistida, momento que são expostos conflitos, preconceitos e dúvidas no que se refere à gestão da reprodução, e que afetam as subjetividades das famílias e dos indivíduos.

Propomos um encontro para refletir sobre estas questões e construir propostas para o Congresso Nacional de Psicologia, no intuito de contribuirmos com o avanço da Psicologia para a qualidade de vida da população.

Convidada:
Janaína Leslão Garcia: psicóloga pela UNESP-Assis, onde se aproximou das questões de gênero no atendimento a vítimas de violência sexual. No NEPS, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades, tornou-se militante feminista e LGBT. Eleita conselheira no CRPSP para as gestões 2010-2013 e 2013-2016, tem especialização em Saúde Mental. Trabalha no SUS com prevenção às violências autoprovocadas e interpessoais.

I Seminário sobre Medicalização do Vale do Ribeira

Data: 27/11/2015
Horário: 13:30 horas
Local: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Registro
Endereço: Estrada Municipal do Bairro Agrochá - RGT 265, 5180 - Bairro Agrochá - Registro/SP

A medicalização da vida é um processo que tem se apresentado na contemporaneidade como um dispositivo para tratar de supostas patologias ou dificuldades, desconsiderando fatores sociais, educacionais, políticos e econômicos. Desse modo, questões que precisam ser analisadas em contextos mais amplos, são transformadas e tratadas como "questões ou doenças individuais".

A medicalização permeia os mais diversos espaços de atuação, seja na educação, na saúde, na assistência social ou no sistema de justiça. Vivemos hoje um momento de muita intolerância à diversidade humana e para com aqueles que não se ajustam aos padrões de comportamento estabelecidos socialmente. Este processo atravessa as diversas esferas da vida de m