Ficha dos depoentes

Maria do Carmo Guedes
Formada em Filosofia pela FFCL da Universidade de São Paulo em 1956, concluiu a especialização em Psicologia Social e Experimental na USP em 1973. Em 1974 defendeu o Doutorado em Ciências Humanas/Psicologia pela PUC-SP. Docente da PUC-SP desde 1962, é atualmente professora titular. É Coordenadora do Núcleo de Estudos em História da Psicologia - PUC-SP.

Sylvia Leser de Mello
Formada em Filosofia pela FFCL da Universidade de São Paulo em 1961, defendeu seu Doutorado no Instituto de Psicologia da USP em 1972 e a Livre-Docência em 1985. Docente da Psicologia da USP desde 1961, é atualmente professora titular do Instituto de Psicologia da USP. Tem experiência em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, escola, cultura, família e psicologia. Atua como docente na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da USP desde 1998.

Ecléa Bosi
Formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo em 1966, defendeu o Mestrado em Psicologia Social na USP, orientada por Annita Cabral, em 1970, e o Doutorado, orientada por Dante Moreira Leite, na mesma Universidade em 1971. Defendeu a Livre-Docência em 1982. Docente na Psicologia da USP desde 1967, é atualmente professora emérita da Universidade de São Paulo. No campo da Psicologia Social, pesquisa principalmente as relações entre  sociedade, cultura e memória. É autora, entre outros de Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos e Cultura de Massa e Cultura Popular: Leituras de operárias. É coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade da USP.

Bader Burihan Sawaia
Formada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Spientiae em 1969, tem Mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP em 1979 e Doutorado defendido em 1987 na mesma instituição, ambos orientados por Silvia Lane. Em 1994 organizou com Silvia Lane o livro Novas Veredas da Psicologia Social. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social. Pesquisa principalmente os seguintes temas: sofrimento ético-político, afetividade como questão política, subjetividade e desigualdade social , comunidade e políticas públicas. Coordena o Núcleo de Estudos da dialética exclusão/inclusão (NEXIN). 

Ana Mercês Bahia Bock
Formada em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP em 1975, defendeu a dissertação de Mmestrado em 1991 e a tese de Doutorado em 1997, ambas em Psicologia Social na PUC-SP e orientadas por Silvia Lane. Professora da PUC-SP desde 1976, atualmente é professora titular e ministra aulas no curso de graduação em Psicologia e no curso de Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Tem várias publicações como organizadora, autora ou co-autora. Pesquisa principalmente os seguintes temas: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social. Foi presidente do Conselho Federal de Psicologia por três gestões. Preside o Instituto Silvia Lane - Psicologia e Compromisso Social.

Odair Furtado
Formado em Psicologia pela PUC-SP, defendeu o Doutorado Dimensões Subjetivas da Realidade: um estudo da subjetividade social no Brasil, Psicologia Social pela mesma Universidade em 1998. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, trabalhando no Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Social da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e na graduação do curso de psicologia desta mesma faculdade. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social (NUTAS). Tem experiência na área de Psicologia Social (Psicologia sócio-histórica), atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho e subjetividade, emprego/desemprego, formação/qualificação.

José Moura Gonçalves Filho
Formado em Psicologia na Universidade de São Paulo em 1986, concluiu o Mestrado (1995) e o Doutorado (1999) em Psicologia Social na mesma universidade, orientado por Ecléa Bosi. Seu tema de investigação principal é a humilhação social ou a humilhação política. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo.