..:: Notícias

CRP SP DIVULGA NOTA DE REPÚDIO À AÇÕES DE VIOLÊNCIA NA FUNDAÇÃO CASA, EM SÃO PAULO

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) vem manifestar-se publicamente a respeito das ações de violência praticadas por funcionários da Fundação CASA, para com adolescentes em cumprimento de medida de internação, conforme divulgado em matéria exibida no programa Fantástico de 18 de agosto de 2013.

Para visualizar a Nota na íntegra, clique aqui.



SEMINÁRIO: ATUAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL



No dia 09 de novembro de 2012 ocorreu na Sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília, o Seminário: “Atuação no Sistema Prisional Brasileiro – Desafios e Perspectivas”. Trata-se de uma parceria entre o CFP, Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça (CNPCP) e Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) com o objetivo de discutir as políticas públicas e a promoção dos direitos humanos para quem está sob privação de liberdade.

Mais de 3,5 mil pessoas assistiram pela internet e 150 participaram presencialmente. No evento houve o lançamento do Documento de Referências Técnicas para Atuação das (os) Psicólogas (os) no Sistema Prisional / CREPOP. Para acessar o documento, clique aqui.

Em breve o vídeo estará disponível para visualização.



TEMÁTICA DO SISTEMA PRISIONAL NA 2ª MOSTRA

A ação do CRP/SP, subsidiada pelo GT Sistema Prisional, foi apresentada na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada de 20 a 22 de setembro de 2012, em São Paulo. A ação bem sucedida, apresentada em formato de pôster, teve a ver com a defesa dos Direitos Humanos das mulheres encarceradas.

Para visualizar o pôster com a descrição da ação, clique aqui.



DEBATE ONLINE

O CREPOP do Conselho Federal de Psicologia realizou no dia 12 de abril de 2012 o Debate Online sobre a atuação dos Psicólogos no Sistema Prisional. A transmissão ocorreu ao vivo, na Sede do CFP em Brasília/DF.  A Conselheira do CFP Adriana Eiko Matsumoto participou do debate como mediadora.  O debate também contou com as participações da ex-conselheira do Conselho Regional do Rio de Janeiro, Psicóloga Maria Márcia Badaró Bandeira e também do Psicólogo membro da Comissão de Direitos Humanos e do Grupo de Trabalho Sistema Prisional do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, Pedro José Pacheco. Ambos contribuíram na elaboração do texto da consulta pública do CREPOP.

O vídeo encontra-se disponível no site do Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=_X9vYvCYZIw



CONSULTA PÚBLICA DO CREPOP

Psicólogas e Psicólogos do Brasil, estamos convidando vocês a contribuírem com suas experiências e opiniões, para a formulação de princípios e orientações para a atuação de Psicólogos e Psicólogas no Sistema Prisional. Leia mais...



CARTA DE SETEMBRO

Na busca de contribuir para a prática de Psicólogas(os) que atuam no contexto do Sistema Prisional, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – 6ª Região, no período de 29 e 30 de setembro de 2011, realizou IV Encontro Estadual de Psicologia e Sistema Prisional, com o Seminário: Direito das Pessoas Encarceradas e Políticas Públicas.

O Encontro possibilitou o debate e reflexão de profissionais e responsáveis na gestão e construção de políticas públicas voltadas ao preso, assim como aquelas que no cotidiano fazem interface, tais como Saúde, Educação, entre outras. Leia mais...