Site do CRP SP
 

Nota de encerramento das eleições 2016

O processo eleitoral é regido por documento oriundo de discussão e aprovação de vários autores da Psicologia durante a Assembleia de Políticas da Administração e das Finanças (APAF), materializado no atual Regimento Eleitoral (Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 004/2015).

No que dita o Regimento Eleitoral acreditamos ter supervisionado o processo eleitoral deste ano de 2016 com o rigor e a isonomia necessários para garantir um processo democrático e ratificamos o nosso compromisso com a ética e a retidão.

Lembrando o exposto no Regimento Eleitoral:

Art. 2º. São princípios fundamentais do processo eleitoral, regulamentado por este Regimento, que nortearão o trabalho dos gestores e a participação dos candidatos inscritos:

I – A publicidade, promovendo ampla divulgação das etapas do processo, para orientar a participação dos profissionais inscritos;

II – A transparência, permitindo acesso dos interessados às informações relativas ao processo, sempre que solicitado;

III – A isonomia de tratamento, garantindo que todas as partes concorrentes tenham a mesma oportunidade de acesso, tanto aos recursos materiais quanto aos serviços da instituição que serão oferecidos de acordo com este Regimento, bem como na aplicação de suas normas;

IV – A liberdade de expressão, respeitando a livre manifestação das partes na publicidade de suas propostas;

V – O respeito pelas diferenças ideológicas, recusando prejulgamentos e ações discriminatórias, deixando a avaliação a cargo dos eleitores;

VI – A organização e competência, garantindo estrutura e serviços administrativos adequados para o cumprimento das normas contidas neste Regimento e para facilitar o exercício pleno do direito político de candidatos e eleitores;

VII – A promoção de ações para a garantia do amplo conhecimento à categoria das proposições de todas as chapas concorrentes ao processo eleitoral.

Agradecemos o apoio administrativo do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e a Comissão Eleitoral Regular, do Conselho Federal de Psicologia, e todas as pessoas que prestaram serviços e apoio durante o processo.

Esperamos que cada vez mais psicólogas (os) participem da escolha de seus representantes fazendo valer seus direitos. Mesmo com a divulgação promovida por esta Comissão, pelo Sistema Conselhos, e pelas chapas inscritas, muitas pessoas não votaram.

Agradecemos a confiança e parceria para que o processo seguisse de forma ética e legítima.

Atenciosamente,

Mariana Serafim Xavier Antunes
Presidenta da Comissão Regional Eleitoral 2016 / CRP06