Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 22/9/2015 18:22:05

PSICOLOGIA E SAÚDE

CRP SP marca presença no 14º Congresso de Saúde Pública

Exposição de materiais e pôsteres do CREPOP, estande e participação em atividades pré-congresso são algumas das ações planejadas para o evento

Entre os dias 26 e 30 de setembro, a Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) realiza o 14º Congresso de Saúde Pública, na UFSCar - Campus São Carlos. A programação do evento compreende cursos, oficinas, fóruns, conferências, painéis, exposição de pôster, discussão temática com autores, lançamentos de livros, rodas de conversas informais e atividades culturais. A abertura oficial do evento acontece na noite do dia 27 (domingo) e a programação completa está disponível em www.14congressoapsp.com.br/.

Durante todo o evento, o Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), estará presente com a apresentação de dois trabalhos em pôster: um sobre o levantamento das(os) psicólogas(os) que atuam nas políticas públicas de saúde no Estado de São Paulo e outro sobre a atuação de psicólogas(os) nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS AD do estado de São Paulo.

O CRP SP também terá um estande onde serão distribuídos cadernos diversos produzidos pelo CREPOP bem como materiais informativos sobre as propostas da categoria de psicóloga(os) reunidas pelo Conselho para os eixos da 15ª Conferência Nacional de Sáude. Os visitantes do estande também poderão tirar uma foto instantânea no totem fotográfico que traz a mensagem "Saúde só com saúde mental: pelo direito da população ao cuidado integral", reforçando a importância do apoio e união da categoria para a construção das propostas da 15ª CNS. Todo o conteúdo preparado pelo CRP SP para a etapa nacional pode ser acessado em http://www.crpsp.org.br/cns/.

Atividades pré-congresso

Como parte das atividades pré-congresso, já no sábado (26), acontece o 3º Fórum de Saúde Mental, promovido pelo Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas), apoiado pelo CRP SP que também estará presente com seus representantes na primeira mesa, às 10h, sobre "Saúde mental e violação de direitos". A atividade é pensada como espaço para o encontro e articulação, reflexão e debate, tomada de posição e estratégias de ação dos atores não-estatais (estudantes e profissionais em formação, pesquisadores, militantes, usuários, familiares e profissionais).
Mais informações: https://www.facebook.com/events/398511853677004/

Programação da mesa:

10h - 1ª mesa - "Saúde mental e violações de direitos"
- Prof. Silvio Yasui - Unesp Assis
- Prof. Carlos Botazzo - FSP/USP e Coletivo de SM da APSP
- Carol Duarte - Psicóloga da Defensoria Pública de Sorocaba
- Sérgio Garcia - Coordenador do CRP-SP Subsede Sorocaba
- Thiago Marques - Flamas
- Movimento Loucos pelo Mundo (representante a confirmar)

No domingo, pouco antes da abertura oficial do 14º Congresso, das 13 às 17 horas, acontece o fórum "Participação social e reformas democráticas e populares: o que temos a ver com isso?"

O objetivo do evento é promover o debate em relação às "Reformas Democráticas e Populares do Estado", eixo temático transversal da 15ª Conferência Nacional de Saúde, bem como delinear o papel da participação social neste contexto. Essa atividade conta com o apoio do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

A entrada em ambas as atividades é gratuita e dispensa inscrição.