Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 2/6/2010

POVOS INDÍGENAS

Entre junho e agosto, cinco eventos debaterão a relação entre a Psicologia e os povos indígenas, destacando o lançamento do livro sobre o assunto editado pelo CRP SP. A publicação apresenta contribuições de lideranças indígenas do Estado de São Paulo, psicólogos, antropólogos e outros profissionais atuantes na área, os quais participaram dos diálogos interdisciplinares promovidos pelo Conselho sobre a temática entre 2007 e 2009.

Expressando o compromisso social e o apoio da Psicologia brasileira à autodeterminação dos povos, apresenta ainda recomendações aos psicólogos, construídas coletivamente durante os encontros, com o intuito de contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades indígenas e para a valorização da diversidade cultural brasileira.

Os eventos serão nos municípios onde os encontros anteriores foram realizados, contando com a participação de autores e lideranças indígenas locais.

PÚBLICO ALVO:
Profissionais da Psicologia, Serviço Social, Educação, Ciências Sociais, Antropologia; equipes e gestores da Saúde, especialmente da Saúde Mental; equipes de saúde da Funasa; demais interessados. PROGRAMAÇÃO:

19 de Agosto de 2010 - SÃO PAULO

CONVIDADOS:
Lideranças indígenas locais
Rinaldo Sérgio Vieira Arruda - Antropólogo, é professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP; coordenador do Núcleo de Estudos de Etnologia Indígena, Meio Ambiente e Populações Tradicionais; atua em pesquisas e projetos com povos indígenas na Região Amazônica, ligados aos temas da territorialidade, identidade e dinâmicas sócio-culturais.
Odair Furtado - Doutor em Psicologia Social, é professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social (PSO) e na Faculdade de Psicologia da PUC-SP; coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social do PSO; atua na área de Psicologia Social (Psicologia Sócio-Histórica), com ênfase em Processos Grupais, Compromisso Social, Universo Simbólico, Produção de Sentido e Análise do Discurso; presidente do Conselho Federal de Psicologia na gestão 2001-2004.

Horário: das 15h às 18h
LOCAL: Auditório do CRP SP
Rua Artur Alvim, 89, Jardim América - SP
Clique aqui e acesse o site para efetuar sua inscrição.
INFORMAÇÕES: Departamento de Eventos do CRP SP
Tel (11) 3061-9494, ramais 111,137,151 e 317
E-mail infoeventos@crpsp.org.br


21 de Agosto de 2010 - SÃO CAETANO DO SUL

CONVIDADOS:
Lideranças indígenas da região
Marcos Julio Aguiar - Coordenador do Projeto Índios na Cidade da ONG Opção Brasil, trabalha com indígenas, em especial os que vivem em cidades e fora de aldeias, há mais de 12 anos; desde 2006 participa das discussões do Fórum Permanente de Assuntos Indígenas da ONU; coordena o Primeiro Ponto de Cultura Indígena de Área Urbana do Brasil, em Mogi das Cruzes, dentro do Pontão de Cultura Cultura e Meio Ambiente Tecendo o Saber; desde abril de 2009 está na equipe de implantação dos novos Pontos de Cultura Indígena do Ministério da Cultura; integra a equipe de apoiadores do Portal Indígena Global da ONU.
Lumena Celi Teixeira - Psicóloga (USP) e mestre em Psicologia Social (PUC-SP); cofundadora e coordenadora de projetos do Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, em São Vicente; professora e supervisora de estágios na Unip-Santos; conselheira e coordenadora do GT Psicologia e Povos Indígenas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP.

HORÁRIO: das 15h às 18h
LOCAL: a confirmar

INSCRIÇÕES junto à Subsede do Grande ABC:
Tel (11) 4436-4000 / 4427-6847 - E-mail: abc@crpsp.org.br

INSCRIÇÕES GRATUITAS

REALIZAÇÃO

Conselho Regional de Psicologia SP

APOIOS
FUNASA
Faculdade da Alta Paulista (Fadap-FAP)
Opção Brasil
Prefeitura Municipal de Arco-Íris
Prefeitura Municipal de Itanhaém
Prefeitura Municipal de São Sebastião
Terra Deusa - A Arte da Vida em Sociedades Sustentáveis