Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 10/6/2010

Entidades e movimentos populares lançam campanha pela implementação do PNDH-3

Organizações da sociedade civil e movimentos populares lançaram no último dia 20 de maio, uma campanha nacional que objetiva mobilizar a população brasileira na defesa da integralidade e pela implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos 3, PNDH-3. O CRP SP também aderiu e tornou-se um dos signatários da mobilização.

O PNDH-3 originou-se após um amplo processo participativo da sociedade em geral, tendo como foco principalmente a defesa dos Direitos Humanos. No entanto, logo após ser anunciado, em dezembro de 2010, passou a sofrer ataques de setores conservadores da sociedade, casos da Igreja, dos proprietários dos grandes meios de comunicação, dos setores antidemocráticos do Exército e dos latifundiários. Estes grupos, amparados por parlamentares ligados a partidos também conservadores, pressionaram o Governo Federal para que houvesse mudanças em sua redação. Como resultado, algumas ações e diretrizes originais foram suprimidas do texto original.

A campanha das entidades e movimentos sociais se soma a uma série de iniciativas estaduais já em curso. Propõe também a criação de comitês municipais e estaduais comprometidos com a defesa do Programa e de sua implementação, respeitando-se o texto original. Estão previstas ainda a capacitação de lideranças sociais e públicas e a proposição de debates em instituições educacionais e públicas.

A íntegra do manifesto, informações sobre o movimento e o cadastro para a inclusão de entidades que queiram apoiar as ações podem ser encontradas no endereço www.pndh3.com.br