Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 28/8/2014 16:46:16

SAÚDE

CRP SP participa de roda de conversa e acompanha Grupo de Trabalho no enfrentamento das violações dos Direitos Humanos

No evento realizado em 01/08/2014 a Associação Paulista de Saúde Pública - APSP aproxima-se dos movimentos sociais com a finalidade de organizar grupos de trabalhos para discussões sobre a Comissão da Verdade e crimes cometidos no período da ditadura militar, com atenção sobre o caráter político das internações psiquiátricas ocorridas à época. O evento contou com a participação de diversos profissionais interessados em conhecer a atuação do psicólogo Cesar Andrés Salazar Cardona nas situações de confronto na Colômbia.

O grupo decidiu trabalhar com quatro eixos temáticos:

- Violência/genocídio da população negra e periférica;

- Drogas e internação compulsória;

- Violações de direitos na Fundação Casa;

- Comissão da verdade: manicômios e internação psiquiátrica.

Foi discutido sobre a possibilidade da audiência pública em relação a privatização da Fundação Casa, sobre o aumento do índice de prisão por tráfico, sobre a marcha da mulher negra, latinoamericana, caribenha e sobre a atual criminalização dos movimentos sociais.

A consolidação do grupo encontra-se num momento de estruturação com pretensões de realizar intervenções nas instituições de contextos citados. Ficou agendada, num próximo encontro, uma roda de conversa com o colombiano Cesar, que atua em regiões de conflito armado em seu país, sobre o relato de sua experiência e debate com o contexto brasileiro.

Seu relato sobre a realidade de conflito armado foi intenso. Expulsões e extermínios implicam na atuação profissional e se contrapõe diante das diretrizes que visam psicologizar e individualizar o sofrimento vivido permanentemente em muitas comunidades. Representantes do CRP SP acompanham as reuniões e sugerem planos de ação mais precisos.