Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 14/8/2014 20:10:55

SAÚDE

Durante os dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, na cidade de Taubaté, o CRP SP esteve presente no IV Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde

O IV Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, teve como tema central a questão das políticas públicas de saúde e contou com o apoio do CRP SP, por meio da subsede do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A presidenta do CRP SP, Elisa Zaneratto Rosa, realizou a conferência de abertura, explanando sobre Psicologia e Políticas Públicas. Elisa destacou a transformação da profissão numa perspectiva histórica, apontou nossa inserção e o protagonismo no campo das políticas públicas como uma das conquistas recentes da categoria.



Ressaltou a valorização da profissão, nossa contribuição com a transformação da sociedade e com a garantia de direitos e o compromisso com a universalização do acesso aos nossos serviços.

Foi apresentado o CREPOP, que por sua vez, é um instrumento de referência em políticas públicas e representa a concretização do compromisso com um eixo político central no trabalho dos Conselhos, garantindo os Direitos Sociais por meio da implementação de políticas públicas, sob responsabilidade do Estado e a defesa da presença da psicologia nessas políticas.

O Conselheiro do CRP SP, Dario Henrique Teófilo Schezzi, esteve no congresso ministrando um curso sobre "Participação Popular no SUS", com o objetivo de propiciar aos participantes um espaço de atualização e reflexão sobre os novos desafios à democratização da gestão pública em saúde. Referenciou o Sistema Único de Saúde - SUAS, que tem a participação da comunidade como uma de suas diretrizes organizacionais e como norte para a construção de políticas públicas promotoras dos direitos humanos, da cidadania e da justiça social. Nos últimos anos vários mecanismos vêm sendo formulados com a intenção de aprimorar e integrar as instâncias de controle social da saúde.

O Conteúdo trabalho foi:

- Breve histórico da participação social no Brasil

- A participação social na área da saúde

- As ações promotoras da participação social no Ministério da Saúde após 2003

- Participação Social e Controle Público: os desafios da implantação da Politica Nacional de Participação Social - o Decreto 8.243/2014

- A participação social no SUS e o Movimento da Luta Antimanicomial

O curso proporcionou grande participação da parte do público. O foco do diálogo acabou se inserindo na temática da medicalização da mulher e humanização do parto.

A participação do CRP SP no IV Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde contribuiu para que tais assuntos alcançassem maior visibilidade, de maneira que a problematização do assunto gerasse debates enriquecedores, a fim de levantar questionamentos e críticas construtivas sobre o tema.