Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 8/8/2014 19:51:16

PRESENÇA INDÍGENA EM SP

CRP SP estabelece parceria com projeto que ira dar maior visibilidade ao debate da questão indígena em São Paulo
Participe dos Encontros em SP!

O Instituto de Psicologia da USP (IP-USP) em parceria com o CRP SP realizará um fórum aberto, gratuito, mensal, destinado à escuta e discussão de questões públicas relacionadas às vulnerabilidades psicossociais vivenciadas por pessoas e comunidades indígenas. O objetivo desse fórum é contribuir no processo de visibilidade da presença indígena em São Paulo, viabilizando o diálogo dessas populações com a comunidade acadêmica, além de consolidar tarefa que consideramos precípua ao campo da psicologia enquanto ciência e profissão, de proporcionar espaços de escuta e reflexão sobre temas prementes da nossa sociedade.

A Rede de Atenção à Pessoa indígena visa contribuir para o campo de referências que concerne à atenção às vulnerabilidades psicossociais de indígenas da cidade de São Paulo e seus arredores. Concebemos que este trabalho só é possível por meio de um intenso diálogo com indígenas que protagonizam ações e reflexões em busca da superação dessas vulnerabilidades.

Esses princípios éticos norteadores do trabalho da RAPI encontram afinidades centrais com o trabalho que vem sendo realizado pelo CRP-SP com as populações indígenas, assim como com a categoria de psicólogos através do GT Psicologia e Povos Indígenas. O trabalho conta com a importante parceria de lideranças Mbya Guarani da aldeia Tekoá Pyau, com a qual possuímos um histórico de atividades conjuntas, além de atividades já desenvolvidas e em andamento com a participação de atores indígenas de diversas etnias e comunidades presentes no município e estado de São Paulo.

Além da fala de lideranças indígenas e de membros da Comissão Nacional de Direitos Humanos, a atividade contará com uma fala institucional do CRP SP que poderá expor sua perspectiva de trabalho aos psicólogos e público presente. Além disso, serão distribuídos diversos materiais já produzidos pelo Conselho. Espaços como esses são fundamentais para conseguir publicizar o trabalho realizado entre os profissionais da psicologia e demais profissionais e cidadãos.

E é com imenso prazer que o CRP SP convida todas/os psicólogas/os para participarem deste evento de grande relevância social, pois permeia diversos aspectos da vida e do cotidiano indígena em São Paulo.

Confira a datas e locais:

1º Encontro
Tema: Abertura - Direitos Humanos e Cultura Tradicional
14 de agosto de 2014, quinta-feira, das 15 às 18 horas.
Local: Aldeia indígena Tekoa Pyau, Jaraguá, São Paulo

2º Encontro:
Tema: Indígenas e o contexto urbano.

18 de setembro de 2014, quinta-feira, das 15 às 18 horas.
Local: Instituto de Psicologia de Universidade de São Paulo

3º Encontro
Tema: Saúde e educação indígena.
09 de outubro de 2014, quinta-feira, das 15 às 18 horas.
Local: Instituto de Psicologia de Universidade de São Paulo

4º Encontro
Tema: Indígenas e a questão da terra

13 de novembro de 2014, quinta-feira, das 15 às 18 horas.
Local: Instituto de Psicologia de Universidade de São Paulo

Informações e inscrições:
Fone:
11 3091-1912
E-mail: redeindigena@usp.br

Vagas limitadas!