Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 25/3/2014 11:08:50

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Em conjunto com outros conselhos de saúde, CRP SP participa de Audiência Pública

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo promoveu, em 18 de março, Audiência Pública que debateu quais os instrumentos o Estado mobiliza para garantir a melhoria da formação em saúde. A atividade contou com a participação do Fórum dos Conselhos de Atividades Fins de Saúde, que reúne 13 conselhos profissionais do estado, entre eles o CRP SP.

Os temas centrais da Audiência foram ordenação da formação de recursos humanos na área da saúde; critérios de abertura de novos cursos e avaliação do egresso; e o papel dos conselhos profissionais de saúde e do Estado na formação das/os profissionais.

Sobre a avaliação de egresso, também conhecido como exame de proficiência, o CRP SP defende que a questão da qualificação e avaliação dos cursos não deve ter uma resposta simplista, para que não haja o risco de penalizar as/os profissionais sem, com isso, garantir bons cursos de formação. Desta forma, as políticas de formação das pessoas que atuam na área da saúde devem ser entendidas como políticas públicas.

"Devem ser consideradas políticas de Estado, formuladas com a participação de coletivos dos diversos segmentos interessados", afirmou Elisa Zaneratto Rosa, presidente do CRP SP, defendendo a participação dos Conselhos, ao lado de entidades e coletivos representativos da formação, da sociedade civil e das/os usuárias/os dos serviços de saúde, nos processos que envolvem a qualificação, a abertura e a avaliação de cursos.