Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 19/3/2014 15:39:11

SAÚDE PÚBLICA

CRP SP é parceiro nas investigações realizadas pelo Ministério Público

Ao cumprir seu papel de orientar e fiscalizar o exercício da Psicologia no estado, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo atua também oferecendo informações ao Ministério Público em suas investigações sobre as condições encontradas em Clínicas, Hospitais e Comunidades Terapêuticas.

Recentemente, o CRP SP fiscalizou a Casa de Saúde Nossa Senhora do Caminho, localizada na capital paulista e constatou possíveis violações aos direitos humanos, como a aparente desqualificação e descrédito com relação às usuárias de saúde mental, o que lhes retiraria a autonomia necessária para que pudessem assumir seus cuidados pessoais, seu tratamento e sua vida, podendo colaborar com a perspectiva de um tratamento hierarquizado e imposto, características fortemente associadas à lógica asilar que perpassa o funcionamento do hospital psiquiátrico em questão.

Tais informações foram encaminhadas, por meio de relatório, à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, Divisão de Saúde Pública do Ministério Público de São Paulo, que abriu investigação. De acordo com Arthur Pinto Filho, promotor responsável pelo caso, em breve o processo será consolidado e as medidas cabíveis serão postas em prática. "O CRP SP tem sido um valoroso parceiro na saúde pública. A colaboração do Conselho nestes processos de investigação é de extrema importância", afirmou o Promotor.