Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 10/3/2014 12:44:05

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8 de março é dia de luta!


O 8 de março foi um dia marcado politicamente, desde o início do século XX, como uma data de visibilidade da luta das mulheres por igualdade social em diversas partes do mundo. Na lembrança e resgate desta data, frisamos a importância da luta pela igualdade de gênero, direitos sexuais, direitos reprodutivos e, finalmente, pela incorporação da pauta de gênero nas políticas de direitos humanos.

A desigualdade de gênero ainda está presente em diversas esferas da nossa sociedade. E, ao falarmos de desigualdade de gênero, incorporamos aqui, o olhar necessário sobre as intersecções de categorias sociais como raça, classe, idade, deficiência, sexualidade, entre outros. Todas as pessoas que se inserem nas identidades femininas sofrem opressões, de diversas formas e sentidos, e que acabam justificando uma série de desigualdades de poder na sociedade patriarcal.

A Psicologia comprometida com os direitos humanos reforça o seu posicionamento nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, visando desconstruir papéis sociais e estereótipos que colocam o feminino em posição de inferioridade e subalternidade.

Como categoria majoritariamente feminina, ressaltamos a importância deste debate, dentro e fora Psicologia, como parte constituinte das pessoas e de suas relações sociais.

Parabéns a todas e todos, especialmente às psicólogas que participam ativamente na construção de uma sociedade mais justa!

XIV Plenário
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo

Crédito da imagem:
http://www.mncr.org.br/imagens/img-noticias/mulheres.jpg