Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 27/2/2014 12:21:46

DIREITOS HUMANOS

CRP SP irá contribuir para a Comissão Municipal da Verdade em Sorocaba

Dando continuidade às suas ações em defesa dos direitos humanos e na contribuição da preservação da memória brasileira, o CRP SP irá participar e contribuir com o núcleo municipal da Comissão Estadual da Verdade, em Sorocaba (interior paulista), que recebeu o nome de Movimento Popular em Apoio à Comissão Estadual da Verdade Alexandre Vanucci, estudante que, em março de 1973, foi preso e torturado.


A participação do CRP SP se dará em duas frentes. A articulação, junto ao Fórum da Agricultura Familiar da região de Sorocaba, com o objetivo de levantar depoimentos sobre a violência no campo contra produtores familiares, trabalhadoras/es, assentadas/os e acampadas/os, que sofreram ou souberam de pessoas que sofreram violência e violações no período de ditadura militar. Estas informações serão encaminhadas ao Grupo de Trabalho de Violência no Campo durante a ditadura militar no Brasil, da Comissão Estadual da Verdade.

A segunda frente é o levantamento de dados, documentos, notícias, relatos e informações gerais sobre o uso indevido de internações psiquiátricas em instituições asilares (manicômios), com o foco em instituições da região de Sorocaba, assim como a expansão dos manicômios privados e seu papel durante a ditadura.

O histórico da repressão militar na cidade e região destaca, entre outros, a prisão de quase mil estudantes em outubro de 1968 num sítio em Ibiúna, durante o 30º Congresso Nacional da UNE (União Nacional dos Estudantes), dissolvido por ação conjunta de 215 policiais (Força Pública e Dops) então comandados do cel. Divo Barsotti, do 7º BP. Tudo o que for apurado será encaminhado à Comissão Nacional da Verdade, que ficará encarregada de tomar, sendo o caso, as providências necessárias.