Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 7/2/2014 14:10:19

ASSISTÊNCIA SOCIAL

CRP SP participou de Conferência Nacional em Brasília

Pela importância da atuação das(os) psicólogas (os) nas políticas de assistência social e considerando a necessidade fundamental de garantir posições críticas para o avanço do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) nessa instância máxima de controle social, o CRP SP participou da Conferência Nacional de Assistência Social, realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2013, em Brasília, com o tema A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS.

Juntamente com o Fórum Nacional de Trabalhadoras (es) da Assistência Social e o Fórum (FNTSUAS) e o Fórum Estadual de Trabalhadoras (es) do SUAS de São Paulo (FETSUAS-SP), o CRP SP garantiu um estande no qual disponibilizou materiais de referências para atuação de psicólogas(os) na Assistência Social; materiais para o diálogo com os gestores do SUAS; e materiais dirigidos à população que faz uso dos programas da assistência social para orientações sobre a garantia de seus direitos. Essa participação foi muito importante para dar visibilidade às produções da Psicologia comprometidas com o avanço da política de assistência social no país.

Além disso, a presença do CRP SP foi essencial para a realização da roda de conversa das categorias que atuam no SUAS, dentre elas a Psicologia, e para a realização de uma atividade inédita nessa conferência: a plenária entre trabalhadoras(es) e usuárias(as) dos serviços, com o objetivo de intensificar o trabalho em conjunto nos estados e nos municípios.

A conferência aprovou uma moção de repúdio, construída com a colaboração das(os) trabalhadoras(es), sobre as omissões e negligências do CONSEAS-SP em relação à assistência social no estado. Acesse o documento.

Foi publicado, em 5 de fevereiro, no Diário Oficial da União, todas as deliberações aprovadas nos seis eixos temáticos que compuseram a Conferência. Confira.

Acesse também o Caderno de Avaliação e Recomendações da Conferência Nacional de Assistência Social.