Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 7/8/2013 15:31:58

MEMÓRIA DA PSICOLOGIA

CRP SP lança vídeo sobre trajetória da Psicologia Clínica em SP

O CRP SP, através do projeto História e Memória da Psicologia em São Paulo, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Memória da Psicologia, promove nesta terça, 13 de agosto, evento de lançamento do vídeo Percursos da Psicologia Clínica em São Paulo.

O documentário registra os percursos desta área desde a década de 1930, com a criação dos primeiros serviços, como a Clínica de Orientação Infantil na Seção de Higiene Mental do Escolar. Com depoimentos de profissionais pioneiros (as) e material de pesquisa histórica documental e iconográfica, este vídeo recupera a trajetória da Psicologia Clínica em serviços de atendimento público e nas equipes de saúde, além de descrever e discutir as várias formas de atuação e a consolidação do campo profissional.

A atividade é gratuita e as inscrições serão realizadas no local.

Quando: 13 de agosto - a partir das 18h
Onde: Auditório da sede do CRP SP - Rua Arruda Alvim, 89 - (próximo ao metrô Clínicas)

Confira abaixo a programação completa:

18h às 18h30
Credenciamento e Café de Boas-vindas

18h30 às 19h30
Mesa de Abertura
Odette de Godoy Pinheiro - Psicóloga, integrante do Grupo de Trabalho História e Memória da Psicologia do CRP SP. Doutora em Psicologia Social. Professora aposentada do Curso de Graduação em Psicologia da PUC SP.

Monica Musatti Cytrynowicz - Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da USP, com Formação em Psicanálise pelo Sedes Sapientiae. Diretora de pesquisa histórica da Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História e autora, entre outros, de "Criança-Enface: uma trajetória de Psiquiatria Infantil e História do Departamento de Psicanálise". Coordenadora dos seguintes vídeos da série História e Memória da Psicologia do CRP SP: "Betti Katzenstein: uma psicóloga do século XX"; "Uma Questão de Saúde: trajetória da Psicologia Hospitalar em São Paulo" e "Entre o Direito e a Lei: uma História da Psicologia Jurídica em São Paulo".

Maria de Fátima Nassif - Conselheira Presidenta do CRP SP, ocupa atualmente a coordenação de Comunicação e do GT História e Memória da Psicologia. Graduada em Psicologia pela PUC SP, é trabalhadora do SUAS , com atuação na Secretaria de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo. Atualmente desenvolve ações voltadas para Direitos Humanos e estudos sobre a Mídia, principalmente os seguintes temas: ética nas comunicações, manipulação de informações, cultura na mídia, concentração dos meios de comunicação.

19h30
Exibição do Vídeo - Percursos da Psicologia Clínica em São Paulo

20h15
Debate

22h
Encerramento