Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 1/8/2013 17:40:03

DIVERSIDADE SEXUAL

CFP disponibiliza nota técnica para consulta pública sobre processo transexualizador

O CFP disponibilizou em 30 de julho para consulta pública a Nota técnica sobre processo transexualizador e demais formas de assistência às pessoas trans. O documento foi encaminhado a psicólogos (as) que atuam na área, Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e movimentos sociais ligados ao tema.

O objetivo da nota é orientar de forma ética e técnica os (as) psicólogos (as) a respeito do processo transexualizador. As contribuições poderão contemplar avaliações críticas, considerações ou sugestões. É possível, também, utilizar a consulta para apresentar reflexões, abordando o documento na íntegra.

As propostas aprovadas serão incorporadas ao documento final pelo CFP. A nota técnica será divulgada no site da instituição em agosto.

Desde 1997, a importância da Psicologia é conhecida no processo transexualizador, conforme explicita a Resolução nº 1.482, do Conselho Federal de Medicina. A norma estabelece que psicólogas (os) façam parte da equipe multidisciplinar necessária ao acompanhamento das pessoas transexuais que busquem serviços de referência.

Em 14 de março deste ano, o CFP, em parceria com o CRP SP e com o Regional do Espírito Santo, realizou o seminário Identidades Trans e Políticas Públicas de Saúde: Contribuições da Psicologia.

O debate ocorreu na capital paulista e teve como objetivos fomentar a construção de referências para a prática psicológica para esse público e subsidiar a elaboração da nota técnica, que foi escrita por um grupo de trabalho organizado pelo CFP e aprovada pelo plenário da autarquia.