Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 21/3/2013 13:40:53

DIREITOS HUMANOS

Comissão de Anistia lança o programa Clínicas do Testemunho

Atendendo a demandas históricas de segmentos da sociedade civil, a Comissão de Anistia, ligada ao Ministério da Justiça, lançou oficialmente, em 20 de março, as Clínicas do Testemunho, uma política pública que amplia o programa de reparação no país. As Clínicas do Testemunho foram concebidas após reuniões com especialistas do Cone Sul e distintas organizações sociais. O modelo envolve parcerias com o Governo de Pernambuco, entidades da sociedade civil e com especialistas renomados, com experiência comprovada em atendimento psicológico às pessoas atingidas por atos de violência estatal em regime de exceção.

"As Clínicas do Testemunho ampliam o programa de reparações brasileiro oferecendo atenção psicológica aos (às) anistiados (as) e a seus (suas) familiares. Espera-se atender até 700 vítimas e familiares nos primeiros dois anos de atividade", afirma o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

Além da assistência psicológica, o projeto prevê ainda a capacitação de profissionais e a geração de insumos técnicos especializados. Com isso, investe-se na construção de estratégias de resposta e reparação a danos que poderão ser aplicadas a outras situações e contextos, além das violências cometidas no período da ditadura.

Depois da abertura de edital público de seleção de entidades parceiras ocorrida ainda em 2012, foi lançada a chamada pública para a seleção de interessados (as) em participar das Clínicas. A etapa inicial do programa começará atuando em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Pessoas interessadas em participarem do programa e que sejam destas regiões podem encaminhar mensagens e eventuais dúvidas para: clinicas.testemunho@mj.gov.br. Essa é mais uma importante conquista da sociedade brasileira.