Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 13/11/2012 09:17:42

ASSISTÊNCIA SOCIAL

CRP SP cumprimenta iniciativa do FAS em promover o Dia Municipal da Assistência Social

O CRP SP cumprimenta a iniciativa do Fórum de Assistência Social da cidade de SP em promover, em 13 de novembro de 2012, a temática do fortalecimento do controle social na comemoração ao Dia Municipal da Assistência Social da Cidade de São Paulo, destacando usuários (as) como protagonistas do processo da política e valorizando os (as) trabalhadores como construtores (as) cotidianos dos serviços, programas, projetos e benefícios.

O município mais populoso e com maior orçamento do país tem também a maior demanda de serviços socioassistenciais, mas adiou arbitrariamente a implantação do Sistema Único de Assistência Social em seu território, o que causou prejuízos à integração, à ampliação, à diversificação e à qualificação da rede de serviços socioassistenciais oferecidos pela Prefeitura e pelas organizações sociais, convenidas ou não.

Destacamos, nesse processo, a participação de profissionais da Psicologia comprometidos (as) com o avanço da política de assistência social em vários desses serviços e com o controle social no município de São Paulo. No entanto, registramos o pesar pela ausência desses profissionais ou pela oferta precária de oportunidades em alguns serviços em que deveriam poder estar presentes e contribuir plenamente com a ciência e profissão na Assistência Social junto com assistentes sociais, pedagogos, advogados, educadores sociais e todos os demais profissionais previstos para a Política de Assistência Social.

Nesse sentido, mesmo considerando injusto o impedimento de participação na eleição, em 2010, e a não participação no processo eleitoral, em 2012, em função do modelo eleitoral estabelecido, o CRP SP continua convicto da importância de dotar o Conselho Municipal de Assistência Social como órgão de efetivo controle social da Política Municipal de Assistência Social na cidade de São Paulo. Reconhecemos o empenho indispensável do FAS-SP para reunir, organizar e articular trabalhadores, usuários e gestores das organizações sociais para debater e lutar pela melhoria da assistência social na cidade de São Paulo. O Conselho, bem como a sociedade civil, tem papel fundamental na garantia de cumprimento das resoluções das Conferências de Assistência Social.

Renovamos, aqui, para concluir, nossa disposição em colaborar com o FAS-SP, o Comas e a Prefeitura de São Paulo pela implantação do SUAS na Cidade de São Paulo.