Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 28/8/2012 16:33:25

DIA DO (A) PSICÓLOGO (A)

CRP SP presta homenagem aos (às) pioneiros (as) da Psicologia em SP

Emoção, alegria e o reconhecimento do trabalho daqueles (as) que contribuíram para a construção da Psicologia no estado de SP. Estes foram os sentimentos que marcaram a comemoração do Dia do (a) Psicólogo (a), que ocorreu na sede do CRP SP, em 27 de agosto e que contou com a presença de cerca de 120 pessoas. No ano em que a data celebra os 50 anos da regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil, o CRP SP prestou uma homenagem aos pioneiros (as) da área em São Paulo: os (as) 50 primeiros (as) profissionais inscritos.



"As entidades fortes que temos hoje na Psicologia, como o Sistema Conselhos, são resultados de um trabalho feito ao longo de 50 anos por estes profissionais. As instituições não são abstradas, são feitas por pessoas. O que estamos fazendo hoje aqui é também um convite para o diálogo intergeracional", afirmou Carla Biancha Angelucci, presidenta do CRP SP.

Já a vice-presidenta, Fátima Nassif, abordou as ações da Psicologia neste ano comemorativo, como a Mostra Nacional e a Exposição Itinerante da Psicologia . Ela também falou sobre a necessidade de preservação da história para introduzir a apresentação do vídeo 50 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil que apesar de ter sido exibido, será oficialmente lançado durante a 2ª Mostra.

Após a exibição, a psicóloga e integrante do GT História e Memória da Psicologia do CRP SP, Maria Fernanda Costa Waeny, apresentou a versão reformulada e atualizada da Linha do Tempo. Ela explicou a forma como ela foi construída, formas de busca e a importância deste material para a categoria. "Dedicamos este trabalho aos (as) pioneiros (as) que trabalharam para que a Psicologia ganhasse a importância que tem hoje na sociedade brasileira", destacou.
Clique aqui para acessar a Linha do Tempo.

Na sequência, os (as) ex-presidentes (as) do CRP SP homenagearam os (as) pioneiros (as) presentes no evento em um momento marcado por muita emoção.
"Estou muito emocionado porque acompanhei todo o processo de regulamentação da profissão", afirmou Arrigo Leonardo Angelini, o inscrito número 1 no estado. Já Waldecy Alberto Miranda, psicólogo de inscrição 6 e primeiro profissional a ocupar a presidência do CRP SP, relatou as histórias da composição do CFP e dos Conselhos Regionais. "Foi um trabalho árduo, mas que foi sendo feito e aperfeiçoado até chegar aos dias de hoje. Sou muito grato e é com muita alegria que retorno a esta instituição, 30 anos depois", finalizou.



Em uma profissão que hoje é essencialmente composta por mulheres, o trabalho da psicóloga Mathilde Neder, a 4ª profissional inscrita, pode ser considerado ainda mais pioneiro. "Hoje estamos em um momento festivo, mas passamos por muitas dificuldades para chegarmos até aqui. Hoje temos em São Paulo uma sociedade da Psicologia forte. Precisamos agora é garantir a qualidade de nossos cursos, para cuidar da formação das futuras gerações de psicólogos (as)", defendeu Mathilde.

Valorizar seu passado, agir ativamente no presente e se preparar para construir o futuro.
Como este evento organizado pelo CRP SP mostrou, as diferentes gerações da Psicologia estão atuando para isso.


Confira abaixo a listagem com os nomes dos (as) 50 primeiros (as) psicólogos (as) inscritos (as) no CRP SP e que foram homenageados (as):
Arrigo Leonardo Angelini
Virginia Leone Bicudo
Mathilde Neder
Odette Lourencao Van Kolck
Waldecy Alberto Miranda
Geraldina Porto Witter
José Glauco Bardella
Lucia Carvalhaes Bonilha Keller
Maria Do Rosario Brant Itapura De Miranda
Marilia Albino De Amorim
Antonio Waldir Biscaro
Carlos Del Nero
Joel Antonio Gosling
Samuel Pfromm Netto
Therezinha Moreira Leite
Nestor Efraim Rojas Boccalandro
João Marcos Dos Santos Varella
Roque Theophilo
Sandra De Angelo Laky
Beatriz Aparecida Sanchez Varella
Maria Dolores Cienfuegos Sosa Verri
Francisco Jose De Carvalho
Agueda Villela De Castro França
Maria Amelia Franco
Mercedes Gascon Castellano De Clua
Maria De Lima Salum E Morais
Eline Maria Kok De Carvalho
Helena Savastano
Peter Balazs
Ieda Corrêa Porchat P Da Silva
Maria De Fátima Seixas F Rossi
Felicitas Malnic
Denise Virginia Grisaro Franco
Germana Pimentel
Aspasia Papazanakis
Maria Izabel Buitor Carelli
Luiza Marques Stevanato
Armando Ferrari
Melany Schvartz
Bellkiss Wilma Romano
Vania Aparecida Borges Duarte
Aurea Maria Da Silveira Carvalho
Alice Maria De Carvalho Delitti
Stella Rosa Kranz Schechner
Margarida Godoy Cravo Arduino
Arlene Dib Leardi
Leyla Argia Venegas Falsetti
Leila Aparecida Vergueiro Da Cruz
Alfredo Naffah Neto
Tânia Corrallo Hammoud

Clique aqui e confira as imagens