Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 12/7/2012 13:53:51

MINUTO PSI

Inscrições de vídeos continuam abertas. Participe!

O Festival Minuto Psi abre espaço para o reconhecimento da diversidade da atuação dos (as) psicólogos (as) brasileiros (as) e suas trajetórias nos contextos onde realizam seus fazeres, constroem seus projetos de trabalho e lançam perspectivas para o futuro da profissão. O Festival do Minuto Psi é uma iniciativa dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia em parceria com o Festival do Minuto, criado e mantido desde 1991 pelo cineasta brasileiro Marcelo Masagão, e que hoje é realizado em mais de 50 países.

"Antes, os vídeos de um minuto passavam somente em festivais, hoje viraram regra! Vivemos em um mundo com excesso de informação e o poder da síntese é essencial. A graça de fazer vídeos de até um minuto é que a pessoa deve ser muito sintética e contundente no seu contar. E o contar não é necessariamente só um depoimento, pode ser por qualquer forma de linguagem que passe o conceito principal. Estou muito honrado de fazer parte do Minuto Psi, e espero que os (as) psicólogos (as) encarem o desafio de resumir as práticas e seus anseios neste um minuto, mostrando um pouco de sua forma de fazer Psicologia", afirma Masagão.

Participar do Minuto Psi é mais fácil do que parece. O importante é que ele trate de um ou mais dos seguintes temas: Meu Fazer, Minha escolha, Uma palavra, Uma população, Mais tocante, Um projeto. Não há limites para o envio de vídeos.

Os relatos gravados devem ser apenas de práticas de psicólogas (os), mas isto não impede que estudantes de Psicologia gravem relatos de outros (as) profissionais e divulguem seus trabalhos! O fundamental é que, juntos, profissionais de todo o Brasil poderão contar suas vivências e olhares sobre as distintas nuances que permeiam a Psicologia.

Todo o processo é muito simples. Acesse o site http://www.minutopsi.com.br/. Lá estão disponíveis todas as informações necessárias e o passo a passo de como inscrever seu vídeo. O material precisa ter, no limite, um minuto de duração; pode ter uma edição simples ou então ser gravado corrido, como fez o pequeno Mateus, ao explicar sua doença em um vídeo que integrou o Festival do Minuto. Uma dica é escrever um texto e o ler ao gravar seu depoimento. Chame seus filhos (as), companheiros (as), colegas (as) para ajudarem na gravação. O importante é participar.

"O Festival do Minuto Práticas em Psicologia é um recurso que permite a expressão de projetos, de práticas que tenham impactado e que tenham sido significativas, ou mesmo processos de escolha da profissão, compondo um enorme painel. Além disso, este Festival busca tornar a categoria profissional mais presente na Mostra, trazendo conteúdos subjetivos diversos que enriquecem o conhecimento da profissão. Vamos todos participar do Festival do Minuto!", convida a psicóloga e curadora da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, Ana Bock.

Os vídeos poderão ser exibidos em instalações na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que acontecerá de 20 a 22 de Setembro no Anhembi. Compartilhe aqui momentos significativos de sua trajetória profissional!