Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 28/6/2012 17:46:27

CESAR ADES

Cerimônia presta homenagem ao psicólogo e lança Prêmio Monográfico em seu nome

Seriedade profissional, bom humor, compromisso com a Psicologia, integridade, alegria. Estas são algumas das características de um profissional que é referência e unanimidade na Psicologia: Cesar Ades. Para homenagear este ilustre nome da Psicologia, que faleceu abruptamente, vítima de um atropelamento, em março deste ano, o Conselho Federal de Psicologia realizou uma cerimônia, marcada por muita emoção, que aconteceu em 27 de junho, no auditório da sede do CRP SP, em São Paulo. A atividade marcou também o lançamento do Prêmio Monográfico Cesar Ades: Desafios para o Futuro da Psicologia.


"Este prêmio é a melhor forma de homenagear o Prof. César, pois ele estava justamente preocupado com o futuro da Psicologia. Ele tinha uma extensa pesquisa acadêmica, mas era também, na mesma medida, preocupado com as questões sociais", afirmou Emma Otta, representante do Instituto de Estudos Avançados da USP e docente do Instituto de Psicologia da USP.

As principais linhas de pesquisa de Ades centravam-se em temas da etologia, ciência que estuda o comportamento animal. Ele foi responsável por formar toda uma geração de pesquisadores que trabalham com esses assuntos atualmente no país. Seus estudos recentes versavam sobre o papel social e o valor estratégico da atividade de psicólogo (a). Também foi diretor do IEA (Instituto de Estudos Avançados) e do Instituto de Psicologia da USP, cargo atualmente ocupado por Gerson Tomanari, que em sua fala, destacou como Cesar Ades é uma unanimidade na USP entre estudantes, funcionários e professores.

"Cesar acreditava nas pessoas e no potencial de cada uma delas. Se era uma unanimidade era porque respeitava as produções de cada profissional. Um cientista que cumpria seu papel de pesquisador. César não esperava. Cesar esperançava. Convido à todos para esperançarmos juntos para o futuro da Psicologia", disse Ana Bock, Curadora da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia e presidente do Instituto Sílvia Lane.


O presidente do CFP, Humberto Verona, entregou à filha de Cesar, a também psicóloga Lia Ades, uma placa em homenagem à este grande nome da Psicologia brasileira. Ao contar momentos de vida com seu pai, Lia Ades foi a responsável pelo momento de maior emoção da cerimônia. Em sua exposição, ela compartilhou com todos (as) presentes o orgulho de conviver com uma figura tão fascinante. "A forma como ele marcou não apenas a minha história, mas a de tantas pessoas, é uma prova de como ele foi, na verdade, um professor da vida", finalizou.

A psicóloga e Conselheira do CFP, Tânia Brasileiro, contou mais sobre o prêmio Monográfico Cesar Ades, cujas inscrições já podem ser feitas no site http://premiocesarades.cfp.org.br/ e devem contemplar três subtemas: políticas públicas e o futuro da psicologia; contribuições da psicologia na construção do conhecimento no século XXI; a Psicologia latino-americana: desafios e possibilidades.

A entrega do prêmio será em abril de 2013, no encerramento do Ano Temático dos 50 anos de regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil. "Que esta iniciativa contribua para a reflexão sobre o futuro e o papel da Psicologia, principalmente no âmbito latino-americano", finalizou Tânia.