Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 17/5/2012 16:44:07

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Entidades se reúnem com deputada para defender presença da Psicologia em escolas públicas

Na última sexta, dia 11 de maio, o Conselho Federal de Psicologia participou de reunião com a deputada federal Keiko Ota (PSB/SP), relatora do Projeto de Lei nº 3688/2000 na Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara. O PL introduz serviços de Psicologia e Serviço Social nas escolas públicas de educação básica. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, no gabinete do vereador Jamil Murad (PCdoB).

Estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (ABEP), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). O CRP SP também participou da reunião, representado pela psicóloga colaboradora, Carmem Taverna. Na ocasião, foram apresentadas publicações do Sistema Conselhos de Psicologia sobre Educação, tais como Contribuições da Psicologia à Conae, o Caderno Temático 6 Psicologia e Educação: Contribuições para a Atuação, além dos textos gerados do Seminário Nacional Ano da Educação .

Os participantes também apresentaram o substitutivo aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família à deputada Keiko Ota. Segundo a Conselheira do CFP, Marilene Proença, a deputada demonstrou sensível e disse que é importante que esses profissionais trabalhem no âmbito da Educação.

O PL foi apresentado em 2000 na Câmara dos Deputados. Tramitou na casa até 2007, quando foi aprovado e encaminhado ao Senado Federal. Com o número de PLC 060/2007, o projeto também passou por diversas comissões no Senado até novembro de 2009. O PL então voltou para a Câmara, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara (CSSF), em 20 de abril de 2012, e segue para CEC. Caso aprovado, passará pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).