Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 11/5/2012 16:45:27

MEDICALIZAÇÃO

Fóruns do Brasil e da Argentina se reúnem para traçar ações conjuntas

Representantes do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, do Brasil e do FórumADD, da Argentina se encontraram entre os dias 30 de abril e 1º de maio, em Buenos Aires, na Argentina para tratar da luta contra a patologização e medicalização da infância em nível internacional.

Entre os encaminhamentos da reunião, os Fóruns brasileiro e argentino acordaram de realizar divulgação internacional da Carta sobre Medicalização da Vida, construída em conjunto pelos dois países. As organizações vão organizar também o Dia da Luta contra o DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders). A campanha, conhecida internacionalmente como STOP DSM, é uma ação conjunta de esclarecimento sobre o uso indiscriminado de diagnósticos na área de saúde mental.

Além disso, os representantes dos fóruns participaram de reunião com membros da Secretaria de Direitos Humanos da Argentina. Nessa ocasião, levaram o tema da medicalização para o programa Niñ@Sur, instância das Secretarias de Direitos Humanos dos países do MERCOSUL que trata do fortalecimento dos sistemas de proteção da criança e do adolescente.

Em 2013, os Fóruns darão continuidade aos debates e ações organizando dois seminários sobre o tema. Na Argentina o evento está programado para junho e no Brasil para julho.