Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 11/5/2012 15:01:13

ULAPSI

IV Congresso fortalece organização e a identidade da Psicologia na América Latina

O IV Congresso da ULAPSI (União Latino americana de Entidades da Psicologia), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de abril, em Montevidéo, capital do Uruguai, teve como tema Construindo a Identidade Latino Americana da Psicologia. Entre seus objetivos estiveram o acompanhamento dos trabalhos feitos em Congressos anteriores (São Paulo, em 2005; Havana, em 2007; e Cidade do México, em 2009), além de seguir com o processo de fortalecimento da organização da entidade e da Psicologia na América Latina.

Das 56 entidades filiadas à ULAPSI, 40 estavam presentes, sendo que 21 delas são brasileiras. O CRP SP esteve presente e foi responsável pela proposição de nove atividades, que trataram de temas como povos indígenas, mídia e psicologia, álcool e outras drogas (em parceria com o CRP MG), direito à memória e à verdade, medicalização da sociedade e gênero (também em parceria com o CRP MG). A diversidade de temas levados pelo CRP SP para a discussão na ULAPSI foi de encontro com o que a psicóloga Ana Bock, do Instituto Silvia Lane, entidade filiada à ULAPSI e secretária executiva da Organização na gestão de 2009- 2012, apresentou durante sua fala de abertura do Congresso. Ana Bock tratou sobre as desigualdades sociais e as práticas governamentais que, muitas vezes, não atendem as necessidades da população, ignorando a realidade do povo com o qual se atua. Para Bock, a importância da integração e união dos profissionais propicia a construção de uma Psicologia articulada com a realidade.

Este grande encontro latino-americano foi um importante passo neste sentido. Durante a Assembléia, realizada com todas as entidades participantes, foi decidido, por unanimidade, a criação da pessoa jurídica da ULAPSI, o que irá propiciar que intervenções formais sejam tomadas na região, além de fortalecer a Psicologia na América Latina. Foi aprovado também que a sua sede administrativa será no Brasil. Uma nova Junta Executiva foi formada: Secretário Geral, Manuel Calviño, de Cuba; Secretário Tesoureiro, Joel Vásquez Ortega, do México; e Secretária Administrativa, Diana Lesme, do Paraguai.

"Tornar-se pessoa jurídica foi importante para o desenvolvimento da ULAPSI. Ela necessitava se colocar nos espaços internacionais e mesmo em suas tarefas 'caseiras' com uma personalidade jurídica que lhe dá autonomia e segurança. Assim, este passo é fundamental para a continuidade e desenvolvimento do projeto ULAPSI e da construção de uma Psicologia para a América Latina. Quanto à sede, eu diria que ela poderia estar em qualquer cidade desta nossa América Latina. Isto significa que o lugar ocupado não deve servir para uma apropriação política da entidade. Mas de qualquer forma, estamos orgulhosas, como entidades brasileiras, de poder oferecer este apoio ao projeto ULAPSI. Cumpriremos nossa tarefa sempre guiados pela ideia de que uma América Latina, como queremos, não tem fronteiras. A sede é da ULAPSI e fica na América Latina. Este é seu endereço", afirma Ana Bock.

Foram eleitas novas representantes brasileiras no Conselho Executivo da ULAPSI: Adriana Eiko Matsumoto, indicada pelo Conselho Federal de Psicologia; Juliana Batista, indicada pela Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar; e Celso Renato Silva, do CRP MG, que será colaborador nas tarefas da coordenação da ULAPSI Brasil.

O local para o próximo Congresso também foi escolhido. Será a Guatemala, que em 2014, receberá o V Congresso da ULAPSI.