Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 11/4/2012 18:04:03

DIREITOS HUMANOS

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo tem a honra de convidar todos (as) para o evento de lançamento da publicação Psicologia, Violência e Direitos Humanos, que acontece no próximo 20 de abril, na PUC SP.

O livro reúne textos de 24 autores que traçam um panorama sobre o tema no Brasil em suas mais variadas vertentes. Por isso, a publicação é dividida em quatro partes: Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos; Psicologia, Ditaduras e Justiça; Psicologia, Crueldade, Intolerância e Memória; e Direitos Humanos e o Contexto Internacional. "Há muito que colocar em evidência no que se refere à tortura no Brasil e seus desdobramentos: nossa timidez em relação à luta pela garantia de direitos, nossa conivência com a agressão à setores vulneráveis da sociedade, nossa condescendência com movimentos higienistas. Por tais motivos, este é um livro necessário. Seus(as) autores(as) têm se dedicado nos últimos anos à sua elaboração, entendendo que a profissão de psicólogo(a) convoca nossa consciência histórica, da mesma maneira que convoca nosso exercício crítico sobre a contribuição da Psicologia para a domesticação dos modos de ser, pensar e agir", afirma a Presidenta do CRP SP, Carla Biancha Angelucci no prefácio da publicação.

O evento terá a participação dos organizadores do livro (Karen Meira Dotto, Paulo Endo, Sandra Elena Sposito e Teresa Cristina Endo) e de representantes do CFP e de sua Comissão Nacional de Direitos Humanos. Além disso, haverá também a exibição do programa Diversidade Várias Verdades sobre uma Comissão. A entrada é gratuita.

Veja abaixo a programação completa:

Lançamento: Psicologia, Violência e Direitos Humanos


18h às 19h - Mesa de Abertura:
Adriana Eiko - Conselheira do Conselho Federal de Psicologia
Carla Biancha Angelucci - Conselheira Presidenta do Conselho Regional de Psicologia São Paulo - CRP 06
Maria Orlene Daré - Conselheira e Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06

19h às 19h45 - Exposição do Vídeo Várias verdades sobre uma Comissão

19h45 às 20h30 - Mesa: Psicologia, Violência e Direitos Humanos
Caterina Koltai
Jaime Ginzburg
Karen Meira Dotto
Paulo Endo
Teresa Cristina Endo


20h30 - Café de Confraternização

Local: PUC SP - Auditório 100 A - Pontifícia Universidade Católica
Rua Monte Alegre, 984 ou Rua Ministro Godoy, 969

Entrada franca