Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 16/3/2012 17:46:56

PERDA NA PSICOLOGIA

CRP SP lamenta a morte do Professor Cesar Ades

O CRP SP manifesta a sua profunda tristeza com a notícia do falecimento do Professor Cesar Ades, que ocorreu na noite de 14 de março, em São Paulo, vítima de um atropelamento, aos 69 anos. Cesar Ades estava internado há uma semana, mas não resistiu as complicações do acidente.

Um dos maiores especialistas do mundo em Psicologia Experimental, Cesar Ades foi diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP até o final de fevereiro deste ano; dirigiu também o Instituto de Psicologia da USP, onde era professor livre-docente desde 1991. Dono de um sorriso cativante, Cesar Ades reunia o rigor científico e uma gentileza ímpar, resultando em uma maneira apaixonada de ensinar e pensar a psicologia, como lembram Carla Biancha Angelucci e Luís Fernando de Oliveira Saraiva, Conselheiros do CRP SP e ex-alunos do professor Ades.

Para homenagear a vida e a obra deste brilhante profissional, que deixou sua marca na psicologia brasileira, a TV USP reprisa, no canal Universitário, o programa Trajetória, gravado em outubro de 2011. No programa, Ades explica e discute os rumos da etologia, ramo da Psicologia que estuda o comportamento animal e humano. Descreve como a mente, a cultura e a base fisiológica se articulam e se revelam nos comportamentos humanos. Acostumado a falar para diferentes plateias, o professor César Ades aborda, de forma minuciosa e em linguagem de fácil entendimento, a capacidade de aprendizagem de animais e faz uma incursão sobre as diferenças de gênero nos humanos.

O programa será reprisado no Canal Universitário nos dias: 17 de março, as 16h; 18 de março, as 6h); 19 de março, as 22h; dia 20 de março, as 16h; dia 22, as 5h e as 14h.

O programa também está disponível no YouTube: http://goo.gl/P7ZwB e http://goo.gl/RoRuY