Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 10/11/2011 15:26:31

GRUPOS DE TRABALHO

GT Sistema Prisional tem área específica no site do CRP SP

Em 2005 se formou no CRP SP o Grupo de Trabalho sobre Psicologia e Sistema Prisional. O GT nasceu com o objetivo inicial de implementar ações relativas à parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), por meio do mapeamento das(os) psicólogas(os) atuantes no Sistema Prisional; da construção de proposta de formação permanente; e de diretrizes para atuação das(os) psicólogas(os) do Sistema Prisional brasileiro.

Desde então, as ações deste grupo cresceram com a ampla participação da categoria. Seu nome foi alterado para Grupo de Trabalho Sistema Prisional, mas mantendo o compromisso inicial: o foco na ética, no compromisso social da Psicologia, na construção de políticas públicas e na promoção dos direitos humanos no âmbito do Sistema Prisional.

A categoria reivindicou no VII Congresso Nacional de Psicologia a produção de diretrizes e ampliação da orientação as (aos) psicólogas (os) que atuam no contexto da Justiça. Com o objetivo de ampliar a troca de informações referentes ao Sistema Prisional, o site do CRP SP conta agora com um espaço específico para a área. Na página temática é possível encontrar diretrizes, resoluções, leis, ações, além de áudios e vídeos dos eventos produzidos.

Outra ação desenvolvida para intensificar a comunicação entre o CRP/SP e os profissionais que atuam nesse âmbito é a criação de um e-mail onde os (as) profissionais podem enviar suas manifestações. A ideia é tornar constante a atualização do mapeamento destes profissionais, para maior divulgação dos trabalhos do CRP SP e do Grupo de Trabalho Sistema Prisional à esta categoria específica.

Para tanto, solicitamos às(aos) psicólogas(os) que atuam na área ou tenham interesse nas discussões, que enviem uma mensagem com seus dados: nome, CRP, telefone, e-mail e local de trabalho, pelo Fale Conosco, que se encontra na página temática: www.crpsp.org.br/sistemaprisional, ou envie um e-mail diretamente para: psiprisional@crpsp.org.br.

"Este canal de comunicação é de extrema importância, pois garante a permanente atualização tanto para o CRP SP, como para as(os) psicólogas(os). Estas informações também serão utilizadas para envio de comunicações, convites para eventos, rodas de conversas ou encontros e ainda permitirá o envio de novidades quanto à legislação pertinente, resoluções ou notas técnicas, referentes ao tema", afirma José Ricardo Portela, Conselheiro do CRP SP e Coordenador do GT Sistema Prisional.

Você também pode enviar informações sobre seus trabalhos com o objetivo de alimentar os debates e discussões do CRP/SP e do Grupo de Trabalho Sistema Prisional.

Visite a página temática. Ela foi desenvolvida para você!