Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 10/11/2011 15:12:48

MEDICALIZAÇÂO

II Seminário Internacional discute crescimento da medicalização na sociedade

Entre os dias 11 e 14 de novembro, será realizado, em São Paulo, o II Seminário Internacional sobre Educação Medicalizada - Dislexia, TDAH e Outros Supostos Transtornos para discutir e divulgar controvérsias científicas sobre diagnósticos e tratamentos de supostos transtornos de aprendizagem, tendo como pano de fundo a medicalização da sociedade. O Seminário Internacional é organizado pelo Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Esse fenômeno, que afeta toda a sociedade, atinge especialmente crianças e adolescentes. Para se ter uma idéia, o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de Ritalina, droga receitada para o tratamento de transtorno de hiperatividade. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de SP, apenas nos primeiros cinco meses de 2011 foram vendidas 150 mil unidades do medicamento na capital paulista.

Durante o evento, será assinado um documento unindo os manifestos do Brasil e da Argentina sobre o tema. Na programação da atividade estão previstas mesas-redondas, conferências, painéis, apresentações de trabalhos e atividades culturais. Também serão oferecidos mini-cursos com temáticas ligadas à discussão central.

Além de centenas de participantes brasileiros e representantes de diversas instituições do país, o seminário contará com a presença de pesquisadores e estudantes de países como Argentina, Estados Unidos, Portugal, Rússia e Uruguai. Entre os nomes presentes nas conferências estão a jornalista Heloisa Vilela, os pesquisadores Steven Lawrence Strauss, dos Estados Unidos; Roberto Leher, do Rio de Janeiro; e Beatriz Janin, da Argentina.

Na mesa de abertura da atividade estarão presentes o Presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, o ex-Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o vereador paulistano Elizeu Gabriel.

O Seminário acontece no Campus Paraíso da Universidade Paulista (Unip), à Rua Vergueiro, 1121, próximo às estações Vergueiro e Paraíso do metrô paulistano.

Os quatro dias do Seminário serão transmitidos em tempo real pela TV WEB UNIP.

Saiba mais sobre o II Seminário Internacional