Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 14/10/2011 10:06:30

POLÍTICAS PÚBLICAS

Com o objetivo de discutir a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado de São Paulo e as contribuições da Psicologia nesse processo, o CRP SP realizou, em setembro, o seminário SUAS no Estado de São Paulo e as contribuições da Psicologia.

A atividade visou contextualizar a implantação do SUAS no âmbito paulista, estendendo a discussão da técnica e da ética também para a gestão política sobre serviços socioassistenciais. Apesar da crescente demanda de profissionais nessa área, o assunto é pouco debatido, mas necessário e estratégico, principalmente quando direcionado para a população de rua, usuários (as) de álcool e outras drogas e suas famílias e pessoas idosas.

"Entendo que o seminário ajudou a situar a inserção dos profissionais da Psicologia na política de assistência social, já que foram discutidas questões referentes à sua situação estadual. Uma maneira de tornar coletiva tal inserção, relacionando, por exemplo, dificuldades cotidianas a um contexto para além dos profissionais, muitas vezes culpabilizados por aquilo que acontece nos serviços socioassistenciais em que trabalham", afirmou Luis Fernando Saraiva, conselheiro do CRP SP e que integrou a organização do evento.

Para Joari de Carvalho, também Conselheiro do CRP SP, foi de fundamental importância as contribuições dos participantes que estavam acompanhando o evento no auditório e pela internet, por meio da transmissão do CRP Web TV. "Essas manifestações, junto com as apresentações dos especialistas convidados, constituíram um conjunto de informações de boa qualidade e atualíssimo em termos técnicos, éticos e políticos para confeccionarmos o Caderno Temático do CRP sobre a política de assistência social", ressaltou.

Para quem perdeu o evento, o vídeo pode ser assistido e baixado na íntegra em nosso site. Confira.