Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 22/11/2010

PSICOLOGIA LATINO-AMERICANA

Projeto sediado em São Vicente desperta interesse em evento de Psicologia no México

De 11 a 23 de outubro último, diversas ciudades mexicanas foram sedes itinerantes do V Seminário Internacional Diálogos com a Psicologia Latinoamericana. O evento, foi promovido pela Federação Nacional de Psicologia do México. Entre os conferencistas convidados, esteve a psicóloga Lumena Celi Teixeira, ex-conselheira do CRP SP na gestão 2007-2010.

Lumena foi convidada a palestrar sobre três temas: "Psicologia e povos indígenas", "Promoção da participação juvenil ativa" e "Acompanhamento psicossocial e atividades socioeducativas na promoção da saúde integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social". Segundo ela, "O objetivo foi passar nossa experiência para professores, profissionais e estudantes cada tema de acordo com interesses específicos regionais".

Uma das experiências que mais chamou a atenção dos mexicanos atende pelo nome de ONG Camará, da qual Lumena é uma das coordenadoras. Com um amplo conjunto de projetos e iniciativas, como troca de informações, atividades culturais e ações ligadas à Educomunicação, a Camará tem há 12 anos aberto perspectivas para centenas de crianças e adolescentes e suas famílias na periferia de São Vicente, na Baixa Santista. Muitos dos profissionais mexicanos participantes dos encontros mostraram interesse em desenvolver projetos como este em suas cidades.

"O mais gratificante do evento foi perceber mais uma vez que o movimento que vem sendo feito no sentido de trocar experiências e fortalecer a Psicologia latino-americana vem crescendo", comenta Lumena. "Temos provado que a nossa Psicologia é muito rica e isso nos estimula a promover e participar de eventos como esse realizado no México", comenta Lumena.