Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 16/6/2009

Feira, debates e manifestações públicas marcaram a Semana da Luta Antimanicomial

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, foi comemorado em todo o País com passeatas, debates, atividades culturais. Para registrar a data, o CRP SP organizou uma semana de eventos e manifestações públicas. que reafirmam junto à sociedade a importância da concretização plena de vários ideais: fechamento dos manicômios do País, promoção de um tratamento digno e territorial para todas as pessoas com experiência de sofrimento psíquico e de uma cultura de respeito às diversidades.

Os eventos se iniciaram no dia 18, com uma Audiência Pública sobre a reforma psiquiátrica na Câmara Municipal de Sorocaba, precedida de uma intervenção cultural na Praça Coronel Fernando Prestes, centro da cidade. Depois de distribuírem folhetos divulgando a luta antimanicominal, integrantes do Conselho, do SindPsi e universitários, entre outros, debateram com autoridades do município a necessidade de revisão do atendimento à saúde mental local. Sorocaba é a cidade paulista onde mais existem leitos em hospitais psiquiátricosNos dias 19, 20 e 21, foram realizados debates nos auditórios do CRP e do SindSaúde, com a organização de mesas-redondas compostas por psicólogos e profissionais de outras áreas. Foram discutidos os temas "Saúde Mental: como garantir o controle social nas O.S., Mídia e Loucura e Re-Formação em Saúde Mental,

No dia 21, na sede do CRP, foi a vez do lançamento da campanha de Direitos Humanos "Nenhuma forma de violência vale a pena". Com exibição do filme Sobreviventes, ainda inédito, houve em seguida um debate com a psicóloga psicanalista Miriam Chnaiderman, diretora do filme.

A semana antimanicomial encerrou-se no dia 23, sábado, com a I Feira de Saúde Mental e Economia Solidária, realizada próximo ao Hospital das Clínicas. Promovida pela Rede de Saúde Mental e Economia Solidária, a feira mostrou muita música, arte, vídeo e contou com a venda de produtos dos projetos de geração de trabalho e renda ligados à Saúde Mental.