Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 10/9/2010 14:58:54

III CBP: CIÊNCIA E PROFISSÃO

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, realizado de 3 a 7 de setembro, nas dependências da Uninove e do Memorial da América Latina, em São Paulo, teve como tema "Construir referenciais éticos, democráticos e participativos". A partir dessa referência, psicólogos, estudantes, professores e pesquisadores da área puderam, aprofundar e qualificar o compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeita e promove os direitos humanos e sociais.

A cerimônia de abertura, na noite do dia 7, no Memorial da América Latina, foi transmitida ao vivo pela internet. Entre os convidados, estiveram presentes o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, a ministra Márcia Lopes, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, José Luiz Herencia, secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, e Gilda Pereira de Carvalho, subprocuradora Geral da República, além de representantes de entidades nacionais e internacionais da Psicologia.

O evento primou pelo rigor científico, garantindo qualidade e o desenvolvimento de um projeto ético e a valorização da democracia como forma de envolver a todos nessa construção. Todas as áreas de investigação da Psicologia estiveram representadas nas 4.279 atividades, entre conferências, simpósios, minicursos, mesas-redondas, simpósio, pôsteres, reuniões entre segmentos e entidades, lançamentos de livros e outras ações. Destaque para o III Diálogos Latino-americanos da Ulapsi - União de Entidades Latino-americanas de Psicologia, realizado durante o CBP.

O evento foi organizado pelas 21 entidades do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira - FENPB, que compuseram sua Comissão Organizadora e sua Secretaria Executiva. Além disto, a Comissão Científica mobilizou 163 pareceristas na apreciação e avaliação dos trabalhos.Houve mais de 7 mil inscritos, de todos os Estados brasileiros e de vários países latino-americanos, movimentando, no tal, cerca de 120 mil profissionais. Números e ações que fazem o CBP ser considerado o maior encontro da Psicologia nacional.

A exemplo da edição anterior, em 2006, congressistas se reuniram na área externa do Memorial da América Latina e fizeram uma escultura humana, imitando um catavento, símbolo co III CBP. Confira os eventos científicos do Congresso, em www.cienciaeprofissao.com.br


Evento primou pelo caráter científico e organização


Público veio de todo o Brasil e de vários países latino-americanos


Escultura humana retratou o símbolo do III CBP catavento