Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Mídia | Fique de olho |

Fique de olho
Publicado em 26/8/2010 16:11:23

MEMÓRIA DA PSICOLOGIA

"Uma História da Psicologia Organizacional e do Trabalho" mostra alguns dos caminhos que a Psicologia percorreu desde a primeira metade do século 20 até os dias de hoje, em sua relação com o mundo do trabalho.

Dos testes e avaliações, até a questão da saúde do trabalhador, a Psicologia acompanhou a transformação do Brasil rural em país urbano e industrializado; passou pelas grandes crises da economia que mudaram o conceito de emprego e chega ao século 21 cheia de questionamentos e vislumbrando outros meios de inserção.

Em quase cem anos de vida, a Psicologia Organizacional e do Trabalho - POT foi agregando, nesse tempo, novas vocações. Nascida na porta de entrada das indústrias, trabalhando exclusivamente nos processos de seleção de mão-de-obra, ganhou o chão da fábrica. Primeiro no bojo das "Relações Humanas", depois, a partir da Constituição de 1988, pelas questões ligadas à saúde do trabalhador.

A POT está inserida hoje em toda discussão importante sobre relações de trabalho, mantendo uma postura ativa tanto em sua atuação clínica como política, servindo de referência em questões contemporâneas como o assédio e o estresse. E também indo além da complicada arte das relações entre o empregador e o empregado, quando atua junto a cooperativas de economia solidária.

Contada por alguns de seus protagonistas, "Uma História da Psicologia Organizacional e do Trabalho" mostra uma Psicologia viva, em movimento. Atenta às mudanças no homem, no trabalho e na tensa e revolucionária relação entre os dois. Clique aqui e confira.