Diversidade Epistemológica Não-hegemônica em Psicologia e Diálogo com Saberes Tradicionais
| Notícias |

Acesse o site: Psicologia, Laicidade, Religião, Epistemologias não-Hegemônicas (DIVERPSI)

Desde a instituição do GT Psicologia e Povos Indígenas (PSIND), ocorrida em 2008, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRPSP) atua junto a segmentos populacionais de racionalidades distintas das que fundamentam a ciência psicológica. Ao longo de três gestões (2008-2013) o CRPSP promoveu eventos, produziu vídeos e realizou publicações que, além de refletirem o acúmulo de conhecimentos adquiridos, criaram referências e subsídios, sobretudo, para a reflexão sobre direitos humanos, foco central do projeto ético-político da categoria. Tais ações culminaram na fundação do Núcleo de Produção do Conhecimento Psicologia e Povos Indígenas (NPC 17) na União Latino-americana das Entidades da Psicologia (ULAPSI), ocorrida no início de 2012. Com a criação desse Núcleo foi dado um importante passo rumo à constituição de uma Psicologia desvinculada dos grilhões colonialistas de uma ciência excessivamente centrada nas perspectivas euro-estadunidenses.

Tais ações do CRPSP fizeram-se acompanhar de outras, que tiveram por finalidade lidar com questões epistemológicas relativas a fenômenos próprios das fronteiras do saber psicológico com saberes tradicionais. No ano de 2011 o CRPSP promoveu a realização do Seminário Práticas Integrativas e Complementares e Racionalidades Profissionais que, por meio do Conselho Federal de Psicologia, alinhou-se aos propósitos do Congresso Nacional da Psicologia (VII CNP). Nesse lugar - fronteiras entre saberes - há oportunidades e ameaças.

As oportunidades acham-se latentes no potencial, tantas vezes demonstrado pela Psicologia, de dialogar com outras racionalidades, entre as quais a Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura, por exemplo. Haja vista que aos profissionais da Psicologia foi facultado, em 2002, o direito de atuarem como acupunturistas, ou seja, de utilizarem esse recurso complementar em sua prática profissional.

Quanto às ameaças, identificáveis principalmente no campo profissional, é possível classificá-las, grosso modo, em duas categorias - externas e internas. As ameaças "externas" advêm da disputa de mercado promovida principalmente pela Medicina que, por meio do "Ato Médico" procura restringir a atuação de psicólogos (e outros profissionais da Saúde) ao privá-los do direito de uso da acupuntura. As ameaças "internas" acham-se presentes no próprio coletivo de psicólogas(os) que, despreocupados ou despreparados para reconhecer as fronteiras entre, de um lado, conhecimentos que constituem a ciência psicológica e, de outro lado, conhecimentos acumulados por tradições culturais e religiosas, ultrapassam tais fronteiras, realizando um inconsequente vai-e-vem entre a Psicologia e a Religião.

Esse trânsito inaceitável se dá por meio da cooptação de profissionais cujas práticas associam dogmas religiosos a conhecimentos psicológicos, de forma acrítica e em franca violação do Código de Ética Profissional. Por adotarem discursos fundamentalistas ou, simplesmente, por uma formação profissional deficitária, esses psicólogos transgridem regras da ética profissional, por vezes sem dar-se conta disso.

Incluindo entre seus objetivos o de contribuir para sanar tais irregularidades, organizações profissionais da Psicologia, capitaneadas pelo CRP SP, constituíram um Coletivo de Organizações e Movimentos no início de 2013. Desde então esse Coletivo vem realizando reuniões regulares para discutir questões próprias das fronteiras do saber psicológico com saberes tradicionais. Dos eventos resultantes dessas reuniões merece destaque o Seminário Diversidade Epistemológica da Psicologia em Diálogo com Saberes Tradicionais e Políticas Públicas de Atenção à Saúde, realizado ainda em 2013, como ação preparatória para o Congresso Regional da Psicologia (VIII COREP).

As organizações integrantes do referido Coletivo elegeram delegados que as representassem no VIII COREP e no VIII CNP e estes, em parceria com representantes de outros Conselhos, pautaram a temática que veio a materializar-se nas diretrizes constantes do Caderno de Deliberações do VIII CNP e em duas Moções, que autorizam a Psicologia brasileira a debater essa temática durante a presente gestão (2013-2016).

Contemplados pelo atual Plenário do CRPSP (XIVo), tais quesitos vieram a integrar o Planejamento Estratégico desse Conselho de Psicologia, e é no esteio das articulações aqui descritas que surge o Grupo de Trabalho Diversidade Epistemológica Não-hegemônica em Psicologia, Laicidade e Diálogo com Saberes Tradicionais (DIVERPSI), alocado no Núcleo de Métodos e Práticas Psicológicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Entidades

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP)

  • Luiz Eduardo V. Berni (coordenação)

  • Luiz Henrique Fonseca (coordenação adjunta)


Associações Profissionais

Associação Luso-Brasileira de Psicologia (ALUBRAT)

  • Manoel Simão

Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos (ABPA)

  • Ney Alvares

Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura (SOBRAPA)

  • Rose

Instituto de Gestalt de São Paulo

  • Ênio Brito Pinto


Associações Acadêmicas

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP)
GT Psicologia e Religião

  • Ronilda Iyakemi  Ribeiro

Academia Paulista de Psicologia (APP)

  • Marina Bocalandro


Universidades

PUCSP - Faculdade de Psicologia

  • Marina Bocalandro

UNIP - Pós Graduação em Psicologia Transpessoal

  • Márcia Tabone

USP - Laboratório de Psicologia Anomalística (INTERPSI)

  • Wellington Zangari


Associações Confessionais Convidadas

Católico - Instituto Acolher (ITA) - Ênio Brito Pinto
Africano - Centro Cultural Oduduwa - Ronilda Iyakemi Ribeiro
Espírita  - Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas

Convidados Individuais

Simone Kelly Svitek


www.crpsp.org.br/diverpsi




Institucional

Conheça o CRP SP
Conselheiros
Subsedes
Comissões
Licitações
Transparência
Nova sede
Atendimento

Anuidades
Atualizar cadastro
Cadastro nacional
Concursos
Declaração Profissional
Inscrição de empresa
Inscrição pessoa física
Profissionais inscritos
Orientação

Código de Ética
Manuais
Representações
Título de especialista
Legislações
Tabela de honorários
Testes psicológicos

Publicações

Boletins CRP SP
Cadernos temáticos
Campanhas e ações
Cartilhas
CREPOP
Diversos
Exposições virtuais
Jornal Psi
Livros
Memória da Psicologia
Notícias
Páginas temáticas
Quadrinhos
TV Diversidade
Vídeos

Agenda

Agenda CRP SP
Outros eventos
Indique um evento
Transmissões online
Planejamento estratégico
Conselho Regional de Psicologia 6ª Região | R. Arruda Alvim, 89 | 05410 020 | São Paulo/SP | Tel. 11 3061 9494