Memória da Psicologia
| Notícias |

Implantado pelo CRP de São Paulo, desde 1999, o Projeto Memória da Psicologia tem por objetivo registrar o desenvolvimento da Psicologia no Brasil, contribuindo na construção da identidade do psicólogo brasileiro. Ao resgatar a memória dessa área, preservá-la e compreendê-la como construção histórica, busca encontrar as concepções que a fundamentam em suas bases teóricas e metodológicas e as relações que estabelecem com a sociedade brasileira e, portanto, construir novos conhecimentos, na perspectiva de ampliar o campo de reflexão sobre a função social do psicólogo; dos seus limites e das suas potencialidades. Este Projeto é composto por: Projeto Memória da Psicologia em São Paulo e Linha do Tempo da Psicologia Brasileira.

(1) Com o objetivo de estabelecer bases para uma ampla pesquisa sobre o desenvolvimento da Psicologia, o Projeto Memória da Psicologia em São Paulo produz documentários em vídeos, registrando a trajetória de alguns psicólogos pioneiros paulistas, bem como de diferentes áreas da psicologia. Inaugura a série de vídeos Imagens de Magui - apresentando a trajetória profissional da psicóloga Maria Margarida Moreira Jorge de Carvalho, seguindo: Pioneiro da Psicologia do Esporte, João Carvalhaes; Betti Katzentein, uma psicóloga do século XX; A Psicologia no Serviço Público em Campinas - Reflexos da História e o documentário sobre a trajetória profissional de Aniela Meyer-Ginsberg. Até o momento, o CRP São Paulo lançou os vídeos temáticos: História da Psicologia Jurídica em São Paulo e História da Psicologia Hospitalar em São Paulo.

(2) O Projeto Linha do Tempo da Psicologia no Brasil- 1ª etapa (1830 a 1965) tem por objetivos registrar, em mídia eletrônica (www.crpsp.org.br/linha) a Psicologia no Brasil, estabelecer bases para uma ampla pesquisa sobre seu desenvolvimento e, contribuir para a construção de novos conhecimentos. É o produto resultante de pesquisa sobre os acontecimentos, cientificamente reconhecidos como importantes para o seu desenvolvimento, sobre alguns dos personagens que os protagonizaram, apresentados na forma de verbetes. Respeitando a perspectiva histórica, enfatizou-se, em relação ao tempo, a ordem cronológica dos acontecimentos e as datas de nascimento, ou de nascimento e morte dos personagens. Em relação ao espaço, e, na perspectiva de apresentar a História da Psicologia no Brasil, destacamos as cidades e/ou estados nos quais os fatos ocorreram, o local de nascimento dos personagens a eles envolvidos, além do local de formação e dos órgãos e/ou entidades nos quais trabalharam. Nos verbetes biográficos, ainda, destaca-se a área de formação dos personagens, com o objetivo de apontar a importância de diferentes formações e especialidades, no desenvolvimento da psicologia no Brasil.

Coordenação
Ilana Mountian

Membros
Carmem Silvia Rotondano Taverna
Emilia Aparecida Calixto Afrange
Maria de Fátima Nassif
Maria Fernanda Costa Waeny
Monica Leopardi Bosco de Azevedo
Odette de Godoy Pinheiro

Colaboradores
Ana Stela Cruz
Deborah R. Barbosa


Institucional

Conheça o CRP SP
Conselheiros
Subsedes
Comissões
Licitações
Transparência
Nova sede
Atendimento

Anuidades
Atualizar cadastro
Cadastro nacional
Concursos
Declaração Profissional
Inscrição de empresa
Inscrição pessoa física
Profissionais inscritos
Orientação

Código de Ética
Manuais
Representações
Título de especialista
Legislações
Tabela de honorários
Testes psicológicos

Publicações

Boletins CRP SP
Cadernos temáticos
Campanhas e ações
Cartilhas
CREPOP
Diversos
Exposições virtuais
Jornal Psi
Livros
Memória da Psicologia
Notícias
Páginas temáticas
Quadrinhos
TV Diversidade
Vídeos

Agenda

Agenda CRP SP
Outros eventos
Indique um evento
Transmissões online
Planejamento estratégico
Conselho Regional de Psicologia 6ª Região | R. Arruda Alvim, 89 | 05410 020 | São Paulo/SP | Tel. 11 3061 9494